Governo de São Paulo quer adotar passaporte da vacina

Governo de São Paulo quer adotar passaporte da vacina

Contrariando o posicionamento do Ministério da Saúde, Doria promete adotar o passaporte da vacina, caso o Governo Federal assim não faça até o próximo dia 15, inclusive em aeroportos.

O que disse o Ministério da Saúde

Conforme compartilhamos AQUI, em primeira mão, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou que o país não exigirá dos viajantes que desembarcarem no Brasil comprovação de vacinação para entrar no país.

O que disse o Governo de São Paulo

Na coletiva de imprensa do Governo de São Paulo, realizada hoje no Palácio dos Bandeirantes, Doria informou que se o Governo Federal não adotar o passaporte da vacina, ele adotará, inclusive nos aeroportos internacionais do estado.

O Governador fundamentou seu posicionamento na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que assegurou a autonomia dos estados e municípios na condução das medidas de combate à covid-19.

Contudo, fato é que as fronteiras e aeroportos estão sob a coordenação do Governo Federal, o que sinaliza que uma possível bela confusão está por vir.

Doria declarou que:

“Se até o dia 15 de dezembro o governo federal não adotar o passaporte, São Paulo vai adotar, sim, e vai o exigir nos seus aeroportos internacionais”

“Isso é um direito que nos cabe, embora [os aeroportos] sejam de propriedade do governo federal e de propriedade da Infraero, mas o território do estado de São Paulo é de responsabilidade do governo do estado.”

 A ideia do Governo de São Paulo não seria impedir a entrada dos viajantes internacionais não vacinados, o que nem poderia fazer, mas dificultar a sua viagem ao exigir o comprovante de vacinação para qualquer atividade, como andar de transporte público ou frequentar um restaurante.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Considerações

A notícia de que o Governo Federal não vai exigir comprovante de vacinação dos viajantes internacionais segue causando barulho. A torcida é que não se trate de mais uma queda de braço política mas, de fato, uma luta pela preservação da saúde dos brasileiros em harmonia com a proteção da economia do país.

Fiquem ligados aqui no EPM para mais novidades.

Quer conferir outras notícias? Clique AQUI!.

O que achou da novidade? Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Juliana Molinari

Deixe um comentário