Como funcionam os valores de tabela fixa por regiões? | EPM
Como funcionam os valores de tabela fixa por regiões?

Como funcionam os valores de tabela fixa por regiões?

Os resgates em tabela fixa chamam a atenção de muitos viajantes pelo valor estabelecido de milhas para um resgate. No entanto, antes de tomar a decisão de usar esse sistema, alguns aspectos precisam ser avaliados. E uma das coisas que precisam ser levadas em conta é entender a tabela fixa por regiões ou distância de cada programa de fidelidade.

A quantia fixa de milhas para uma viagem não é garantia de bom negócio. O valor de fabricação das milhas, a quantidade de trechos e a distância a ser percorrida fazem toda a diferença.

Nesse post, trouxemos dois dos principais exemplos de como você deve avaliar e calcular o valor de tabela fixa por regiões e distâncias para as viagens que está planejando.

O que significa tabela fixa por regiões?

Quando falamos que um programa de fidelidade possui tabela fixa, não é apenas considerar um valor exato para todas as viagens. Existem algumas regras envolvidas, como por exemplo: o ponto de partida e o ponto de destino; se vai fazer conexão ou não; se vai usar mais de uma companhia aérea; qual a distância a ser percorrida.

Tudo isso pode influenciar no valor (apesar de fixo) e precisa ser avaliado com calma por cada viajante. Cada programa de fidelidade adota regras específicas e você precisa estudar a viagem que deseja realizar para garantir que as condições ainda serão vantajosas.

Por isso, nossa dica principal é que você estude bem cada programa de fidelidade onde deseja fazer resgates e leia atentamente os detalhes envolvidos!

Exemplo de regiões da tabela Latam Pass

A tabela fixa Latam Pass funciona por trechos voados entre regiões com companhias aéreas parcerias. A cada combinação de regiões colocada no itinerário você irá somar os valores determinados na tabela fixa.

Vamos dar alguns exemplos:

Voos diretos

Se você decide resgatar voos diretos de ida e volta entre Brasil e Estados Unidos a soma será simples: o valor entre Brasil – América do Norte + o valor América do Norte – Brasil. Ou seja: um deslocamento entre regiões.

Voos com conexão

Se você vai precisar ir para um destino final dentro dos Estados Unidos que não possui voos diretos do Brasil, você vai fazer conexão. E uma conexão, nesse caso, significa que o deslocamento entre regiões do segundo voo será diferente do deslocamento entre regiões do primeiro voo. Então, a sua viagem em tabela fixa será: Brasil – América do Norte (trecho entre regiões 1) + América do Norte – América do Norte (trecho entre regiões 2).

Agora, vamos supor que você precise fazer mais de uma conexão até o destino final. Pode ser que você precise somar mais um trecho ou não. A soma adicional só vai acontecer se você for, mais uma vez, trocar as regiões entre ponto de partida e chegada. Se as regiões se repetirem, o valor não será duplicado. É o exemplo que o próprio site do Latam Pass traz para os clientes:

“Como exemplo, vamos considerar que uma pessoa viaja do RIO para o ATL da seguinte forma: RIO – MIA, MIA – NYC e NYC – ATL. Embora essa pessoa viaje em três etapas, existem apenas duas combinações diferentes de “Região de origem – Região de destino: a primeira combinação é BR-US e a segunda combinação é US-US. Portanto, a taxa correta para esta pessoa seria a taxa BR-US + a taxa US-US, somando a taxa US-US apenas uma vez, mesmo que a pessoa tenha feito duas pernas nesta combinação de Região de origem – região Destino”.

Mas, caso o terceiro trecho seja para uma nova região, distinta das regiões dos trechos 1 e 2, então você deve somá-lo aos outros dois para encontrar o total do resgate.

Exemplo da tabela Iberia Plus

Existem programas de fidelidade que não consideram o deslocamento por trechos, mas por distâncias. Ou seja, o valor a ser pago na tabela fixa por regiões vai depender do itinerário de cada voo.

O Iberia Plus, outra opção de tabela fixa que tem se popularizado entre os brasileiros, funciona dessa maneira. Nele, os valores estabelecidos das passagens com Avios (a moeda de recompensas usada pelo programa) dependem da distância em milhas (unidade de distância) de cada voo.

Caso você precise fazer conexões, os valores serão somados para os deslocamentos de cada trecho voado.

Como exemplo, trouxemos a tabela fornecida pelo Iberia Plus para resgates de voos com companhias aéreas da aliança Oneworld.

Como funcionam os valores de tabela fixa por regiões?

Considerações

Já sabia que os valores de tabela fixa por regiões tinham essa variação em cada programa?

Caso tenha interesse nesse serviço, não deixe de fazer os cálculos para saber se a soma de trechos em tabela fixa e o custo de fabricação da suas milhas fazem os resgates valerem a pena!

Para ver mais detalhes sobre os exemplos que trouxemos, entre nas plataformas do Latam Pass e do Iberia Plus. E para mais posts envolvendo resgates com milhas, clique aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário