Tipos de hospedagem: qual a diferença entre cada acomodação?
Apesar do destino e seus atrativos serem parte importante da viagem, o lugar onde você vai se acomodar faz diferença na experiência. E, considerando que as opções vão de resorts all inclusive até hostels, precisamos entender o estilo de viagem e os tipos de hospedagem para que tudo esteja alinhado.
Aliás, aqui no Brasil temos o Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), um instrumento de referência que estabelece a diferença e classificação entre cada tipo de acomodação e seus serviços.
Já trouxemos aqui no portal um post sobre a relevância de uma hospedagem com bom custo-benefício e boa localização. Mas, queremos destacar as características e comodidades de cada uma delas para você encontrar um lugar dentro dos seus interesses e expectativas.
Então, confere abaixo alguns detalhe sobre os tipos de hospedagem e alinhe o estilo da sua viagem à acomodação ideal!
Quais os principais tipos de hospedagem e o que elas oferecem?
Resort
O resort costuma ser mais do que uma hospedagem. Inclusive, alguns deles são o próprio destino dos viajantes!
Esse tipo de acomodação costuma ter avaliação de 4 a 5 estrelas e oferece não só a acomodação, como também diversas opções de lazer e entretenimento dos visitantes. Eles possuem uma infraestrutura completa e, por isso, costumam ter uma diária mais alta. Afinal de contas, você não vai precisar fazer passeios fora ou gastar com deslocamentos.
Nos resorts você costuma encontrar diversas piscinas, áreas de contato com a natureza, serviços de estética, espaços para atividades físicas, áreas de recreação, bares e restaurantes e muito mais. Por isso, eles costumam ser indicados para quem quer relaxar ou quem quer a praticidade e comodidade de viajar e aproveitar tudo em um só lugar.
Você certamente terá suítes extremamente aconchegantes e confortáveis, além de banheiros bem equipados, independente da categoria de quarto escolhida.
Resort all inclusive
Dentro da categoria de resorts ainda existe a categoria do sistema all inclusive. O conceito é o mesmo dos resorts no quesito infraestrutura. A diferença é que no all inclusive temos a pensão completa, ou seja, todas as refeições e boa parte das bebidas estão incluídas na estadia.
Em alguns casos, até mesmo os restaurantes temáticos e de especialidades do local podem estar no pacote. Mas não é sempre que isso acontece. Por isso, consulte detalhes sobre o sistema do hotel enquanto planeja a viagem.
Hotel
O hotel é um estabelecimento que possui alojamentos em suítes individuais com classificações que vão de 1 a 5 estrelas e podem ou não incluir alguns serviços e alimentações nas diárias. Por terem grande flexibilidade sobre o que é oferecido, os hotéis estão entre os tipos de hospedagem mais comuns.
Apesar de poderem ter alta quantidade de estrelas, como os resorts, eles se diferenciam na infraestrutura. Você pode ter excelente conforto nos quartos, muitos serviços disponíveis e banquetes nas alimentações, mas não vai ter o mesmo lazer e entretenimento de um resort.
O estabelecimento é acessível 24 horas por dia e precisa incluir algumas comodidades para fazer parte da categoria de hotel. Como por exemplo:
- Café da manhã;
- Televisões nos quartos;
- Serviço de lavanderia;
- Bar/Restaurante;
- Acesso a internet;
- Oferecer serviços adicionais no próprio hotel ou suporte de contratação (relacionados a saúde e beleza; conveniência; locação de automóveis; agência de turismo; táxis ou traslados; entre outros).
Pousada
A pousada deve ser uma construção horizontal com cerca de 30 quartos, acomodando poucas pessoas neles. Entre os serviços básicos estão recepção e alimentação, além da hospedagem.
É comum que o local ofereça as unidades habitacionais em chalés ou bangalôs, por exemplo. Sua classificação também vai de 1 a 5 estrelas. No entanto, sua principal característica é oferecer um bom custo-benefício com serviços básicos.
A variação da classificação depende da infraestrutura e quantidade de comodidades no local ou adicionais que são disponibilizados aos hóspedes.
Cama e café
Este tipo de hospedagem tem boa parte dos seus espaços compartilhados por ser oferecida pelos residentes de uma casa, apartamento ou outro tipo de moradia, onde há espaços possíveis de acomodar visitantes.
Eles podem ter ate três unidades habitacionais, com serviços de café da manhã e limpeza oferecidos pelo morador já no valor da estadia.
Apesar do nome cama e café, a classificação pode ir de 1 a 4 estrelas, a depender do que a residência possa oferecer para os hóspedes. Quanto mais infraestrutura e serviços, melhor a classificação.
Esta opção é interessante para uma estadia e recepção mais caseira, além da chance de conviver com um local.
Hotel fazenda
Os hotéis fazenda ficam em ambientes rurais que oferecem estadia em meio a entretenimento e vivência no campo. Além disso, ele deve ser dotado de valorização ambiental e atividades envolvendo agropecuária.
O hotel fazenda não é apenas uma hospedagem isolada e com um espaço verde. É preciso mais do que ser um hotel nesse espaço para receber essa caraterística. Como por exemplo, conter estruturas antigas e originais, ter exploração e atividades relacionadas a pecuária e a agricultura e oferecer certo lazer para os hóspedes.
Sua classificação vai de 1 a 5 estrelas, a depender do que é oferecido em suas áreas internas e externas. Alguns espaços comuns a esse tipo de hospedagem são:
- Culturas diversas (pomar, horta, flores);
- Instalações para criação de animais (piscicultura, caprinocultura, bovinocultura, avicultura);
- Instalações para beneficiamento de produtos agropecuários;
- Trilhas demarcadas (para caminhada, observação de pássaros, passeios de bicicleta);
- Oferecer serviços típicos (cavalgada, observação da fauna e flora, participação em colheitas, ordenhas e trato de animais);
- Medidas para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem;
- Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade e para geração de trabalho e renda para a comunidade local.
Flat ou apart-hotel
A comodidade de um hotel em uma unidade com cômodos de um apartamento completo. Esses tipos de hospedagem dispõem de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada. Mas, diferente de uma residência, eles devem estar em edifício com administração e comercialização para estadias temporárias integradas. Ou seja: oferecer serviço de recepção, limpeza e arrumação.
Normalmente, as acomodações do tipo flat ou apart-hotel possuem categorização de 3 a 5 estrelas. As comodidades semelhantes a de um hotel, como TVs, lavanderia, internet, bar e restaurante e serviços adicionais também precisam ser oferecidos.
Hostel
Apesar de não estar classificado dentro da regulamentação do SBClass, este modelo se tornou bem popular entre os tipos de hospedagem.
Os hostels são opções mais acessíveis financeiramente. Uma das suas principais características para baratear as diárias é oferecer os serviços de forma compartilhada, desde as áreas comuns até os quartos e banheiros.
Mas, quem quiser manter a economia e ter privacidade, também pode encontrar hostels que possuem algumas unidades de quarto e banheiros individuais.
O HostelWorld e o Hostelling International são plataformas famosas para encontrar estes tipos de hospedagem. Mas, com a popularização, você também vai achar uma boa diversidade de hostels no Booking e outas empresas de reserva.
Mas, indicamos muita atenção na hora de escolher um hostel! Confira quais as comodidades oferecidas, avaliações e localizações. Você pode achar algumas mais completas, com café incluso e até alguns serviços já adicionados na diária. Mas também pode encontrar hostels que não oferecem quase nada além de uma cama e um locker para os seus pertences.
Considerações
Então, viajante, agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de hospedagem, pode escolher o destino e a acomodação que mais vai combinar com o seu estilo e planejamento de viagem!
E reforçamos que você encontra diversas dessas categorias no mundo inteiro disponíveis no Booking! Use nosso link para fazer suas reservas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!