Guia para primeira viagem internacional |
Guia para primeira viagem internacional

Guia para primeira viagem internacional

Está programando sua primeira experiência fora do Brasil? Então, saiba que será preciso reservar um certo tempo para fazer todas as pesquisas e resolver todas as etapas necessárias para que sua primeira viagem internacional seja maravilhosa.

Viagens nacionais costumam ser mais práticas de planejar, mas, como para outros países há mais burocracias, regras e condições, este guia vai te ajudar a organizar todos os passos.

É muito importante que você tenha atenção em cada busca e investimento que vai fazer sobre os pontos que vamos citar. Desde as coisas mais simples as mais complexas, uma viagem bem aproveitada depende de um planejamento completo, seguro e bem feito, ok?

Confira abaixo como conseguir o seu!

1 – Para qual destino você vai?

Guia para sua primeira viagem internacional

Várias motivações podem definir o seu primeiro destino internacional. Uma oferta de passagem ou pacote, o desejo de conhecer o destino, a possibilidade de visitar alguém… E, a depender de qual deles seja, os planejamentos podem começar de formas diferentes.

Se você ainda está em processo de decisão, é importante definir como vai fazer para adquirir as reservas (usando dinheiro ou milhas, por exemplo) e quais cidades vai utilizar para montar a rota (partidas e chegadas). Ademais, escolher a companhia aérea ideal também pode fazer muita diferença no conforto, tempo de viagem e onde você vai embarcar e desembarcar.

Confira aqui como escolher a companhia aérea para sua viagem!

Se você já tem o destino definido através de alguma promoção ou boa oportunidade de adquirir as reservas, então um passo já foi adiantado. Agora, você já pode avançar para a etapa do que vai precisar para o seu deslocamento e desembarque.

Cuidado com as regras de entrada no destino

Vamos falar sobre documentos necessário logo abaixo, mas, se o país que você tem interesse em visitar exigir visto físico, tenha atenção para não comprar uma passagem sem ter uma programação sobre a autorização de viagem.

Os pedidos de visto podem demorar e, em alguns casos, só é indicado que você compre as passagens após ter este documento em mãos para não ter prejuízos.

Veja aqui países populares ao turismo que exigem visto!

Dúvidas sobre qual destino escolher

Ainda não definiu exatamente para onde ir? Recomendamos que você leia este post que te direciona para destinos de acordo com seus gostos ou veja aqui lugares baratos para visitar em todos os continentes do mundo!

2 – Documentos necessários para uma viagem internacional

Como planejar a primeira viagem internacional

Definir o destino é fundamental para ter um direcionamento sobre os documentos, pois cada país tem suas próprias regras para o recebimento de turistas.

Apesar de passaporte e visto serem os primeiros que podem vir em mente na hora de planejar a viagem, há muito mais envolvido.

Identificação e autorização

Antes de tudo, se você estiver viajando para um dos países que pertencem ao Mercosul, você nem sequer precisará de passaporte. Os territórios do bloco aceitam Carteiras de Identidade como documento para trânsito de cidadãos em suas fronteiras.

Veja aqui lista de países onde o passaporte não é necessário!

Para demais países do mundo, o passaporte, de fato, será obrigatório para sua identificação.

Se você não possui passaporte, confira este post onde temos o passo a passo para emitir o documento e fazer o processo usando o site da Polícia Federal para solicitar.

Depois disso, pesquise se o país de destino exige visto para brasileiros. Para 170 destinos, nós não precisamos desse tipo de autorização de viagem. Mas, na dúvida, pesquise e esteja atento ao que você deve levar em conta antes de pedir um desses documentos.

Caso seja necessário solicitar visto, busque se é possível fazer o pedido na modalidade digital ou se precisa agendar um horário no Consulado ou Embaixada para pegar o documento físico. No segundo caso, você possivelmente precisará de certa antecedência para fazer o pedido, pois o visto pode levar até meses para ser entregue.

Seguro viagem

Como acionar o seguro viagem?

Além desses dois principais documentos, existe mais um que é fundamental não só para a entrada em destinos internacionais, mas também para sua segurança durante as experiências e para te poupar de possível problemas.

O seguro viagem é um documento que inclui serviços, suporte e restituições em dinheiro caso você tenha imprevistos durante a viagem. Para alguns lugares, ele é uma condição obrigatória para os viajantes. Para outros, ele é apenas indicado, mas pode ser solicitado na imigração.

De toda forma, indicamos que você sempre tenha uma apólice com você, contratada de acordo com o tipo de viagem que você vai fazer e para onde.

Vacinas

Países que exigem vacina de febre amarela - 2022

A pandemia alertou o mundo sobre a exigência de vacinas para desembarcar em destinos internacionais. Apesar da reabertura das fronteiras nos últimos anos, é fundamental buscar atualizações em sites oficiais dos governos sobre a necessidade de imunização ou a exigência de teste para Covid-19.

Esses requisitos ainda podem ser obrigatórios em alguns lugares. Veja alguns exemplos de países que, no início de 2023, ainda exigiam algumas condições.

Ademais, essa não é a única vacina que você deve ter para viajar a outros territórios. Algumas localidades podem exigir imunização para febre amarela ou indicar vacina para outras doenças de epidemias locais.

Confira aqui destinos que exigem vacina de febre amarela!

Documentos que podem ser solicitados na imigração

Além dos documentos acima, um agente de imigração pode pedir ou perguntar sobre outras garantias que comprovam que você está indo ao país como turista.

É importante que você tenha com você reservas de hospedagem, passagens de volta e quanto possui para se manter durante a estadia – seja com dinheiro em espécie, cartões ou outros meios.

Vamos falar sobre orçamentos e como levar suas economias mais abaixo.

3 – Hotel

Por onde começar a planejar a primeira viagem internacional

O melhor hotel para sua viagem internacional é o que vai te oferecer as melhores comodidades para o seu objetivo. Talvez um que tenha funcionários que falem um idioma que vai te ajudar, ou que esteja localizado perto de pontos turísticos, que tenha espaço no quarto para todo o grupo que está com você…

As suas prioridades devem definir quais características você vai procurar numa acomodação. Mas, é muito importante que você leve em consideração boas avaliações de outas pessoas que já se hospedaram para você ter mais conforto em sua primeira experiência fora, ok?

Indicamos que você use o Booking para fazer suas reservas. Nessa plataforma você consegue ver tudo que o lugar oferece, mapa da localização, benefícios e comentários de quem já reservou apontando tanto aspectos positivos quanto negativos, além de vários detalhes.

Use nosso link do Booking para suas reservas!

4 – Transportes e deslocamentos

Como organizar a primeira viagem internacional

Tudo certo com o processo de imigração! Está na hora de iniciar, de fato, o roteiro pesquisando sobre como sair do aeroporto e ir até a sua acomodação.

É claro que, em todo lugar, é possível encontrar táxis. Mas, nem sempre eles são a melhor alternativa. Além de caros (sobretudo se o aeroporto for distante da cidade), em alguns destinos, motoristas podem querer se aproveitar de turistas desprevenidos e cobrar mais caro pela corrida.

Por isso, estude todas as possibilidades e pesquise também por transportes públicos, se há uso de corridas por aplicativos na localidade, se é melhor contratar um transfer antecipadamente para te buscar ou já deixar um carro alugado reservado apenas para retirar após o desembarque.

Reserve um veículo particular para suas viagens com desconto usando o link do nosso parceiro!

Aproveite para já começar a pesquisar também sobre como se locomover no destino e quais as opções que você terá para interligar os lugares que deseja visitar.

5 – Roteiros e passeios

Dicas para primeira viagem internacional

Aproveitando que você já iniciou a pesquisa pelas melhores formas de transitar, pesquise o que você quer conhecer ou o que tem para fazer e conhecer na localidade.

No Brasil ou depois de algumas experiências fora, costumamos nos sentir mais a vontade para ter uma programação menos rígida. Mas, numa primeira viagem internacional, é interessante ter certa organização para você ficar mais cômodo em explorar o desconhecido.

Se o país tiver como idioma uma língua que você não conhece, ou caso não se sinta totalmente confortável em fazer tudo por conta própria, você certamente vai encontrar tours, guias, passeios e pacotes em inglês e outros idiomas que podem ser mais fáceis de entender.

Como reservar programações

Se você ficar em dúvida sobre as reservas dos atrativos e programações, indicamos que:

  • para lugares muito populares e famosos, como pontos turísticos, museus e shows, opte por fazer a reserva antecipada de ingressos para evitar filas, otimizar seu tempo e não correr o risco de ficar de fora. Só tenha cuidado para fazer isso em sites e plataformas confiáveis!
  • para passeios e pacotes que vão fazer roteiros maiores e explorar as imediações da cidade, você pode tanto fazer as reservas antes e viajar com tudo agendado com uma boa agência quanto deixar para pesquisar melhor no local e talvez até economizar um pouco pagando na moeda local. No próprio hotel, inclusive, você pode pedir ajuda e sugestões para uma determinada programação. Se não for alta temporada, é bem provável que você encontre agências de turismo fazendo reservas no mesmo dia ou para os dias seguintes.

Se quiser dicas do que fazer e quais empresas contratar ao redor do mundo, confira as experiências do Estevam aqui no blog ou nos vídeos do YouTube. Inclusive, você pode conseguir descontos na hora de fazer reservas com receptivos e guias indicados apenas por ser nosso leitor e seguidor!

Esteja atento às estações do ano

Tenha muito cuidado com a época que você escolhe para viajar a um destino internacional. Estamos acostumados a viver em um país tropical com temperaturas amenas na maioria dos meses em grande parte do território.

No entanto, é preciso ter atenção para países que ficam mais ao sul ou mais ao norte do planeta. Altas e baixas temporadas, que são os períodos de maior e menor movimentação, influenciam muito na qualidade de roteiros e passeios, no seu bem-estar no destino e nos valores das coisas, por exemplo.

Alguns atrativos, inclusive, possuem meses específicos para estarem disponíveis. Então, esteja atento para planejar uma viagem de acordo com o período, temperaturas e índices de chuva.

6 – Quanto reservar para a viagem e como levar dinheiro

Como se preparar para uma viagem

Outra coisa que depende do seu estilo de viajante é o orçamento. Para além dos valores de passagem e hospedagem, o quanto você vai estar disposto a investir no roteiro, em alimentação e transportes vai depender do que você pode ou quer pagar em relação aos custos locais.

Pesquisar previamente os valores de cada coisa é fundamental para ir com uma reserva confortável. Liste cada item, por menor e mais simples que seja, e coloque preços no seu orçamento. Quanto mais detalhado, melhor. Assim, você estará mais preparado e não vai acabar tendo gastos surpresas.

É importante que você tenha uma estimativa de tudo na moeda local e em Reais para ter uma noção melhor do planejamento. Mas, não se prenda aos custos nesta comparação! Em muitos países, principalmente nos que a moeda é mais valorizada que a nossa, as coisas costumam ser “mais caras”. Leve em conta que os custos de vida são diferentes e tente não economizar demais para não se limitar em excesso nas experiências.

Como levar o dinheiro

Além disso, pesquise sobre as melhores moedas para levar para a viagem. Em alguns casos, você pode fazer o câmbio de moedas antes ou pode deixar para comprar o dinheiro na localidade. Para países com moedas menos populares ou que você não encontre com facilidade aqui no Brasil, leve Dólares ou Euros, que são práticos de trocar em qualquer lugar do mundo.

Por fim, e não menos importante, tenha cuidado com as alternativas que escolhe para levar suas economias. Segurança e cuidado são fundamentais.

Confira aqui como levar dinheiro nas viagens!

Considerações

Esse guia trouxe os aspectos essenciais para você planejar sua primeira viagem internacional. Mas, você pode ver mais detalhes sobre o que deve pesquisar previamente para sua experiência neste post!

Indicamos também que você confira, durante os preparativos, conteúdos que expliquem detalhes sobre a bagagem.

Em viagens internacionais existem limitações e aspectos importantes, sobretudo para a mala de mão, como por exemplo: o transporte de líquidos deve ser feito em frascos de 100ml acomodados em embalagens tipo ziplock transparentes e é recomendado que medicamentos tenham prescrição médica (e que sejam permitidos no país de destino).

Você pode ler mais sobre o assunto nesses posts:

Aqui no site, temos uma série de posts sobre destinos populares com guias para quem vai viajar pela primeira vez! Você pode buscá-los clicando aqui!

Tem alguma dica extra para quem vai fazer a primeira viagem internacional? Comente aqui e ajude outros viajantes!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário