Fuja do “pega turista” – como evitar os preços abusivos nas viagens

Fuja do “pega turista” – como evitar os preços abusivos nas viagens

Todo mundo gosta de “turistar”, mas sem ter que pagar preços excessivos e desnecessários durante os passeios, né? É muito comum, principalmente em destinos famosos, que comerciantes, prestadores de serviços e estabelecimentos apliquem o “pega turista”: um custo mais alto para quem é visitante na cidade.

Os preços altos são normalmente cobrados para pessoas que não conhecem a cidade e o real custo das coisas no local. Assim, o turista desavisado acaba perdendo dinheiro sem necessidade.

Dá para se livrar do pega turista durante uma viagem, mas é preciso pesquisar previamente sobre o lugar e conhecer as principais situações em que podem estar cobrando valores mais altos que o normal para você. É por isso que trouxe essa lista de como evitar passar por esses perrengues e economizar sem deixar de aproveitar o destino. 

Como evitar os preços “pega turista”

Pesquise as melhores formas de locomoção 

As alternativas para chegar ou se locomover no destino podem ser mais baratas se você souber quais são elas e avaliar o custo-benefício.

Em destinos famosos e cidades maiores, possivelmente terão diversas opções de transportes, tanto públicos quanto particulares. Faça uma pesquisa breve sobre como funcionam as linhas de metrô, ônibus e se elas serão úteis para o que você deseja visitar. Mas, pesquise também sobre pacotes de tour, valores para corridas em carros particulares e alternativas que possam entrar nos planos.

Assim, você poderá definir previamente as melhores formas de se locomover e evitar preços exorbitantes que podem ser oferecidos no local para os turistas desavisados. É muito comum, principalmente aqui no Brasil, que em aeroportos, rodoviárias e pontos turísticos tenham pessoas oferecendo transfers, passeios e carros. No entanto, se você já souber a média de custo para suas locomoções, pode evitar pagar mais caro para ir de um lugar para o outro.  

Cuidado nos pontos turísticos famosos

Se tem um tipo de lugar estratégico para o pega turista funcionar é no ponto turístico mais famoso do destino. Seja com souvenir, restaurantes, passeios particulares… uma infinidade de serviços podem cobrar um valor mais alto devido o local e a movimentação de visitantes nele.

Para a grande maioria das coisas que encontramos nos arredores dos pontos turísticos, basta você se afastar um pouquinho da movimentação ou pesquisar em outras regiões, para achar lugares semelhantes com produtos e serviços a preços mais acessíveis.

Pode até parecer mais legal passar por determinadas experiências diretamente no cartão postal, mas isso não quer dizer que será a forma com o melhor preço. Avalie cada caso, ok?

Nem sempre o lugar mais famosos é o melhor

Quando se trata de estabelecimentos, principalmente, sempre vão existir aqueles que são mais famosos. Entretanto, é sempre bom saber o motivo desse destaque e se vale a pena para a sua experiência.

Usando como exemplo restaurantes de comidas típicas e locais, sempre haverão os bares e restaurantes que são queridinhos de quem visita a cidade. Mas que tal fugir dos possíveis preços altos e buscar a mesma refeição em um lugar recomendado pelos moradores da cidade?

Uma alternativa para aproveitar bastante a culinária local, sem se prender aos lugares de grande nome, é pesquisar um pouquinho e aproveitar a experiência de outras pessoas, principalmente as que já conhecem bem a cidade, para aproveitar os melhores lugares, às vezes com mais qualidade e mais acessíveis. 

Se puder, ande com um local

Caso você tenha um amigo, parente ou conhecido, leve essa pessoa como companhia. Quem conhece a cidade ou vive nela, já tem noção de quais são os lugares utilizados como pega turista e conhece estratégias para evitá-los. 

Ainda que essa pessoa não possa te acompanhar em todos os lugares enquanto você estiver no destino, ela pode ser alguém que te dará indicações e orientações de forma mais precisa para você aproveitar o destino como um local.

Uma outra sugestão é fechar passeios para lugares muito famosos com um bom guia ou um pacote de passeios. Assim, deslocamentos e entradas em pontos turísticos podem já estar inclusos e você terá profissionais te ajudando durante a visitação. 

Essas sugestões para suas próximas viagens ficam de lembretes para não passar o perrengue de gastar a mais sem necessidade! Planeje sua viagem, estude o destino, esteja bem acompanhado e, com certeza, você vai aproveitar as cidades com o melhor custo-benefício!

Mas aproveita também para planejar tudo com as dicas aqui do site e garantir as melhores experiências como viajante!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continua sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário