Como se comemora a Páscoa em outros países?

Se tem uma coisa que eu, como viajante, adoro é vivenciar as tradições dos lugares que visito. Acho uma experiência única você poder ver como as pessoas daquela cidade, daquele país costumam comer, celebrar datas especiais, Páscoa, Natal, etc. Acho que é a parte mais enriquecedora de uma viagem. Cada povo tem a sua cultura, suas tradições, e é muito legal ver, aprender e respeitar cada um deles.

Na Páscoa não seria diferente. Apesar da maioria das pessoas entender a data mais como sinônimo de “chocolate”, a Páscoa é um dos feriados mais importantes do Cristianismo. Com esta tradição secular, o feriado ganhou contornos de diversas culturas, e símbolos como o coelho e o ovo ganharam importância – principalmente por impulsionarem o comércio. Mas enquanto por aqui nós temos a tradição de encher as lojas e supermercados de ovos de chocolate, diversos países possuem o seu jeito próprio de celebrar a data.

Esqueça os ovos de chocolate e o coelhinho. Uma crucificação, procissões de encapuzados, luta entre Deus e o capeta, um cordeiro feito de manteiga: estas e outras esquisitices fazem parte das comemorações que celebram a Páscoa mundo afora. Confira abaixo algumas delas:

Alemanha
Na Alemanha, a Páscoa é comemorada junto com a chegada da primavera, por isso existe a tradição de se decorar as árvores com ovos de galinha esvaziados através de um furo e coloridos com tinta e papel.

Austrália
Na Austrália, ao invés do coelho usual, quem distribui ovos de Páscoa é o Bilby, um marsupial nativo do país. A “troca” ocorreu porque no país os coelhos são considerados uma praga não controlada, enquanto o novo mascote corre risco de extinção.

Bermudas
A Páscoa costuma ser celebrada nas Bermudas com os habitantes empinando pipas coloridas para representar a ascensão de Cristo ao céu.

Escócia
Na Escócia, uma das brincadeiras tradicionais é uma disputa entre as crianças que consiste em rolar ovos de galinha decorados por uma ladeira, para ver qual deles consegue atingir a maior distância sem quebrar.

Finlândia
A Páscoa na Finlândia é comemorada de forma semelhante ao que vemos no Halloween americano, com crianças fantasiadas pelas ruas recolhendo doces dos vizinhos.

França
Na França existe uma tradição desde 1973 onde os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa preparam uma “modesta” omelete com nada menos do que 15 mil ovos.

Grécia
A Páscoa traz uma curiosa tradição na Grécia, em que ovos vermelhos (simbolizando o sangue de Jesus) são distribuídos entre convidados, que devem encostar no ovo de outro convidado até rachá-lo. Reza a lenda que o último a ter seu ovo rachado terá bastante sorte no ano seguinte.

Índia

Na Índia, a Páscoa e a chegada da primavera são celebrados com o alegre e colorido festival Holi, em que os hindus comemoram o surgimento do deus Krishna com muita música, dança e comidas especiais. Pós de diversas cores são utilizados pelos anfitriões para marcar a testa dos convidados e por crianças e adultos mais empolgados que brincam de deixar tudo ao seu redor bem colorido.

Polônia
Na Páscoa da Polônia, a tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso “Pão de Páscoa”, pois caso contrário seu bigode ficará cinza e a massa irá desandar. Há quem diga que esta seja apenas uma boa jogada de marketing das padarias polonesas, mas por via das dúvidas nenhum bigodudo costuma arriscar
Filipinas 
As Filipinas têm uma tradição bem sangrenta para comemorar a chegada da Páscoa. Na Sexta-Feira Santa milhares de fiéis se flagelam, imitando os sofrimentos infligidos a Jesus criando a sua própria versão da Paixão de Cristo. Durante as celebrações, existem até reproduções de crucificações, pregando pessoas a cruzes com pregos de verdade.

Espanha 
O ritual de Semana Santa celebrado na Andaluzia pode parecer assustador, com procissões nas ruas com pessoas usando capuzes sinistros e carregando tochas. Mas esta tradição do sul da Espanha é uma celebração intensa, que reproduz cenas da vida de Jesus Cristo, e é uma das maiores comemorações religiosas de cidades como Sevilha, Málaga e Granada.

República Tcheca 
Uma das principais tradições de Páscoa na República Checa é de dar às crianças varas de madeira com laços coloridos. O objeto é dado como um amuleto que trará saúde aos jovens. De brincadeira, os meninos encostam nas pernas das meninas com os laços, desejando sorte e felicidade.

El Salvador 
A 84 km de San Salvador, capital de El Salvador, a cidade de Texistepeque tem uma tradição curiosa e divertida. O ritual, chamado de Talciguines, tem pessoas fantasiadas que imitam uma luta entre Jesus e o diabo, tendo como vencedor, claro, o lado do bem.

 
Suécia 
A Páscoa na Suécia lembra mais as festas de Halloween. Na Terça-Feira Santa, crianças se fantasiam e saem de casa em casa procurando doces. Os suecos também gostam de criar seus próprios ovos de Páscoa de papel, recheando-os de balas e chocolates.

Bulgária 
Na Bulgária, uma antiga tradição ainda é realizada durante a Páscoa. Trata-se de uma batalha de ovos, mas não estamos falando de espatifar ovos em outras pessoas. Com dois ovos cozidos pintados, pessoas batem um contra o outro, tentando manter sua casca intacta. O ganhador, que quebrar a casca do ovo do outro sem danificar a sua, deverá ser mais bem-sucedido no ano seguinte.
Quem ai já participou de alguma tradição diferente de Páscoa? Comenta aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário