Como planejar uma viagem com múltiplos destinos? - EPM
Como planejar uma viagem com múltiplos destinos?

Como planejar uma viagem com múltiplos destinos?

Às vezes, conhecer diversas cidades num mesmo roteiro pode valer mais a pena do que fazer o deslocamento para visitar apenas um único lugar. É por isso que vamos te dar algumas dicas de como planejar uma viagem com múltiplos destinos. Assim, você pode montar seus planos interligando vários locais e barateando suas experiências.

Depois de muitas vivências pulando de cidade em cidade com diferentes transportes, a gente descobre que:

  • a ordem de destinos não pode ser aleatória ou como preferimos;
  • que a quantidade de dias é peça chave dos planos;
  • e que nossas malas precisam ser bem planejadas para atender os roteiros. 

Em resumo, investir em diversos lugares numa mesma viagem exige algumas organizações e pesquisas. Por isso, aqui estão algumas considerações que você deve fazer na hora de montar seu roteiro com múltiplos destinos.

O que entra nos planos de uma viagem com múltiplos destinos

Tempo e flexibilidade

Antes de mais nada, a quantidade de dias planejados para a viagem é um ponto muito importante. Isso ajudará a definir a quantidade de destinos que serão incluídos, quanto tempo você ficará em cada um e como vai organizar sua mala de forma inteligente para esse roteiro.

A flexibilidade certamente ajuda no processo, mas, caso você tenha um período limitado, estude bem se é possível colocar vários lugares nos planos para a quantidade de dias que você tem sem correria.

Ter possibilidade de reservar passagens sem uma data específica e usar baixas temporadas também barateia muito os investimentos e é mais indicado para este tipo de viagem.

Como comprar passagens aéreas mais baratas!

Malas

Principalmente para ficar pulando de destino em destino, estar com muitas bagagens não é ideal. Elas podem dificultar seu deslocamento, torná-lo mais caro pelo transporte de peso e fazer você perder tempo organizando tudo cada lugar.

Para facilitar, tente otimizar a bagagem e escolher destinos que tenham climas semelhantes ou roteiros que permitam você levar um mesmo estilo de roupas, por exemplo.

Veja como otimizar a mala de viagem!

Comodidade dos roteiros

Quais as cidades farão parte da sua viagem de múltiplos destinos e o que você pretende fazer em cada uma também é um aspecto importante (e se relaciona com dois tópicos anteriores).

Se você quer ir para grandes centros urbanos, com certeza terá muitos lugares para visitar e aproveitar. Mas, você precisará de tempo e de roupas confortáveis para explorar tudo com calma e não ter uma experiência superficial.

Já em cidades menores, a quantidade de coisas para fazer normalmente não é grande e elas podem ser mais práticas de conhecer. No entanto, se envolver atividades muito específicas, como esportes ou aventuras, talvez você precise montar uma mala com roupas e equipamentos particulares para os planos.

Sendo assim, considere que, a depender de quais os seus interesses, pensar nos tipos de destinos e nos roteiros em cada um é fundamental para a qualidade da experiência. Não adianta se sobrecarregar de malas ou montar roteiros corridos e acabar não curtindo os lugares como deveria.

Quais transportes usar para interligar os destinos? 

como montar uma viagem com múltiplos destinos

Usar avião, ônibus, trem, barco ou carro irá depender de quais países ou regiões fazem parte do roteiro. Em cada lugar, um tipo de transporte vai funcionar melhor para interligar as cidades e isso precisa ser pesquisado previamente à ordem das viagens.

Aqui no Brasil, por exemplo, essas escolhas vão depender de vários aspectos. Se você quer conhecer capitais, apenas um estado, vários lugares de uma mesma região, cidades do interior ou do litoral, por exemplo, em cada roteiro alguns transportes podem ser mais vantajosos que outros.

Em diversos sites, inclusive em roteiros que postamos aqui no EPM, é possível consultar como ir de uma cidade a outra e os valores médios cobrados pelo trecho. Nas nossas indicações de ferramentas para organizar uma viagem, indicamos o Rome2rio para ajustar nesta busca.

Por isso, o primeiro passo depois de definir quais cidades você quer conhecer, é pesquisar como viajar de uma para outra. Considere ter flexibilidade na ordem e nas rotas possíveis para garantir que suas escolhas façam do seu roteiro uma viagem inteligente

O que são viagens inteligentes? 

As viagens inteligentes são aquelas pensadas com o melhor custo-benefício para interligar destinos. Às vezes, ir de um ponto a outro exige escalas, conexões, trocas de ônibus ou não é tão acessível, mesmo de carro.

Principalmente numa viagem de múltiplos destinos, ter dificuldade de sair de um lugar para chegar em outro é totalmente inviável. Além de cansativo, isso pode fazer você perder muito tempo, que poderia estar sendo usado para conhecer um lugar, além de tornar a experiência cara.

Por isso, listamos algumas sugestões de como os destinos podem ser interligados de forma inteligente para você otimizar sua viagem. Para cada tipo de lugar que entra na sua lista, há alternativas que podem ser mais cômodas e vantajosas para concretizar a viagem. Confira abaixo as opções!

Lista com muitos destinos famosos

Os destinos famosos dentro de um mesmo país ou região geralmente terão mais de uma alternativa de transporte para interligá-los. No entanto, as distâncias podem não ser favoráveis para quem tem um tempo relativamente curto para aproveitar todos eles. Nesse caso, o ideal é usar os meios mais rápidos para ir de um lugar para outro.

Principalmente se for uma rota frequente entre duas cidades (como pontes aéreas), pode ser que os preços dos voos, por exemplo, não estejam exorbitantes.

Sobretudo em países que possuem companhias aéreas low cost, construir a rota de múltiplos destinos entre grandes cidades poderá ser ainda mais econômico. As milhas aéreas também são ótimas, não só para operações de longa distância, mas também para resgates domésticos ou entre países próximos e barateiam muito as experiências. Só lembre dos custos para despachar malas, caso seja preciso, ok?

A depender dos destinos, o trem também pode ser uma alternativa, caso a malha ferroviária atenda bem a interligação entre as cidades que você deseja conhecer. Novamente, reforçamos o cuidado com as malas, sobretudo na comodidade devido aos embarques, desembarques e necessidade de baldeação.

Veja aqui cuidados que você precisa ter ao viajar de trem!

Atenção: viagens com muitos dias

No caso de viagens com vários centros urbanos, a experiência pode ser um pouco cansativa. Uma vez que, normalmente, você precisa de vários dias para conhecer essas localidades ou fazer deslocamentos usando transportes para ir de um ponto a outro na cidade, uma grande sequência de cidades grandes ao longo de vários dias pode ser exaustivo.

Por isso, considere ter tempo suficiente para uma viagem de múltiplos destinos nestas localidades. E não deixe de investir no cuidado consigo: busque uma hospedagem de qualidade para você descansar em cada cidade com conforto e comodidade. Isso vai ser muito importante para manter a animação!

Reserve suas hospedagens aqui com o nosso link do Booking!

Lista com destinos famosos e cidades menores

Essa é a opção com maiores diversidades tanto de transportes, quanto de experiências. Seja com as grandes cidades e seus pontos turísticos mais famosos, ou com as cidades menores, que podem ter muitas riquezas escondidas e próximas uma das outras, fazer esta mescla é ótimo para um mesmo roteiro de viagem.

Além de conhecer uma região através de diferentes perspectivas ou faces distintas de um país, há a possibilidade de encontrar traslados entre os destinos de forma mais fácil e barata. Você poderá ir de ônibus, carro ou um meio alternativo que exista das cidades maiores para chegar nas menores e vice-versa.

Para tornar a experiência mais econômica, se os deslocamentos não forem longos, os ônibus podem ser úteis. Mas, os carros oferecem a comodidade de você fazer tudo no seu ritmo e ter independência no trajeto.

Confira aqui o que levar em conta ao viajar de carro e aproveite para alugar um veículo para sua viagem com desconto aqui!

Atenção: roteiro menos cansativo, mesmo com dias limitados

Nesse tipo de viagem, as coisas se equilibram no aspecto de atividades a fazer. Enquanto nas grandes cidades os seus planos podem incluir mais lugares, mais dias e um ritmo mais acelerado, lugares menores podem te ajudar a descansar e desacelerar um pouco mais.

Talvez seja um pouco mais trabalhoso criar roteiros completamente diferentes de acordo com as características de cada local. Porém, também vai ser o tipo de viagem com um pouco de tudo e a experiência pode ser maravilhosa!

Além disso, se você não tiver muitos dias, será mais fácil dividir a quantidade de noites em cada destino, pois você terá uma noção mais certeira de reservar mais tempo onde tem mais atrativos.

Lista com destinos menos conhecidos

Em viagens com várias cidades pouco conhecidas, talvez as opções para interligar a sua rota de viagem não sejam muitas. Entre destinos pequenos, nem sempre há diversidade de transportes para ir de um lugar a outro. Por isso, se seu roteiro tiver muitos desses lugares, talvez seja interessante garantir que sua viagem terá tempo hábil para ser feita de carro.

Como normalmente não passamos muitos dias em cidades pequenas, sobretudo se elas não oferecem muitas atrações e o foco não seja ficar em um só lugar, esse pode ser o tipo de viagem em que você tem total controle de tudo.

Atenção: escolha o ritmo e tenha liberdade na quantidade de destinos

Viajando de carro, o roteiro e o ritmo da viagem estão nas suas mãos. Com isso, você pode definir com maior flexibilidade se prefere mais dias em menos cidades ou um maior número de lugares com menos tempo em cada.

Para quem não tem pressa, mas tem curiosidade de conhecer uma região ou país de uma forma muito mais próxima das tradições locais, fazer uma lista de destinos poucos conhecidos pode ser uma viagem fantástica. 

Vale a pena conhecer múltiplos destinos em uma viagem?

Como alguém que é apaixonada por mochilões, eu sou suspeita para defender viagens com múltiplos destinos. Acredito que são nessas ocasiões que nos sentimos mais livres e conhecemos as localidades em suas essências.

Destacando uma das principais vantagens, é que fazer estes roteiros para conhecer vários lugares que você tem interesse pode ser uma oportunidade de economizar bastante. Ao investirmos em uma viagem para outro estado ou país, sabemos que é mais barato conhecer tudo que desejamos de uma vez do que realizar várias viagens e fazer um pequeno roteiro em cada ida.

Por isso, se for viável para o seu tempo disponível, tente colocar quantas cidades quiser nos planos!

No entanto, é preciso destacar também os cuidados e aspectos que podem ser negativos.

Seus objetivos precisam estar definidos para que sua mala não seja um problema. Otimize os roteiros, pesquise previsões do tempo e estude sobre a necessidade de roupas especiais. Para viagens de múltiplos destinos, quanto menos bagagem, mais prática a viagem.

Seja flexível sobre a ordem de destinos a serem visitados ou sobre o que é possível entrar nos planos. Não valerá a pena insistir num roteiro em que os transportes não ofereçam um bom serviço ou não interliguem bem os lugares que você deseja ir.

E por fim, evite fazer tudo correndo, colocando muitos lugares em pouco tempo. Você ficará cansado e, talvez, não consiga aproveitar os atrativos como deveria.

Considerações

Você tem alguma indicação de roteiro com múltiplos destinos? Coloca aqui nos comentários e compartilha com a gente!

Aqui no site, já sugerimos alguns lugares que podem entrar nos planos de uma mesma viagem! Confira aqui!

Para mais dicas de organização e planejamento, veja outros conteúdos aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

4 Respostas para “Como planejar uma viagem com múltiplos destinos?”

Deixe um comentário