Como escolher um hostel? Dicas para uma acomodação barata e segura
Muitas pessoas têm dúvidas sobre segurança e conforto de compartilhar os espaços de uma acomodações com estranhos. Mas, a experiência de ficar hospedado em hostels pode ser uma ótima alternativa. Basta procurar por um que atenda seus interesses e limites. E para te ajudar a economizar nas viagens, sem abrir mão de uma boa estadia, trouxemos algumas dicas de como escolher um hostel.
Se você nunca se hospedou em um deles, também vou te mostrar as vantagens desse tipos de acomodação, que não se resume apenas ao baixo custo pelas diárias.
Confira!
Por que escolher um hostel?
Você pode escolher o tipo de quarto
Diferente dos hotéis, um hostel oferecem menos comodidades e boa parte os espaços compartilhados para baratear o serviço. A característica mais popular deles é de que quartos e banheiros sejam comuns a vários hospedes, mas isso não é uma regra. Muitos hostels possuem diversos tipos de acomodações e oferecem, inclusive, espaços privativos.
Por isso, nossa primeira indicação para escolher um hostel é que você conheça os diversos tipos de reserva que pode encontrar por um bom preço. Por exemplo:
- Hostels que tenham quartos e banheiros totalmente compartilhados;
- Que tenham separação de compartilhamento por gênero (masculino/feminino);
- Com quartos compartilhados e um banheiro exclusivo para os hóspedes daquele quarto;
- Com quartos individuais e banheiros comparilhados;
- Ou, como as acomodações que já estamos acostumados, com suítes totalmente privativas.
Claro que nem todas essas opções estão disponíveis em todos os hostels. Mas elas existem! Então, se você quer manter o seu quarto e banheiro privados, como nos hotéis, mas com um preço menor, basta pesquisar e possivelmente vai encontrar.
Certeza de companhia na viagem
O segundo motivo para escolher um hostel é ter companhia, pricnipalmente se você vai viajar sozinho. É quase impossível não fazer amizade nessas hospedagens. Você certamente vai sentar na mesa do café, ou em qualquer outro ambeinte, com outras pessoas e vai acabar conhecendo elas.
Como os hostels costumam receber gente do mundo inteiro, mesmo que você seja muito tímido, possivelmente alguém vai falar com você e acabar puxando assunto. E te garanto que algumas amizades dessas experiências a gente leva para a vida!
As melhores indicações de locais
Mesmo que você chegue no destino sem planejamento, roteiro ou orientação, fique tranquilo. Os hostels costumam ter atendentes muito simpáticos e experientes com viajantes.
Normalmente, essas acomodações também possuem parcerias com agências e te ajudam a reservar passaeios e conseguir ingressos para atrativos, por exemplo. Por ter uma equipe de pessoas que já conhevem o destino, elas ainda vão te dar dicas de como economizar a aproveitar o lugar pagando pouco.
E como escolher um hostel para não ter perrengue?
Segurança
Uma das coisas que as pessoas mais têm receio na hora de escolher um hostel como acomodação é a segurança deles, já que quartos, banheiros e outros espaços tendem a ser compartilhados com pessoas desconhecidas.
Além da opção de suíte individual, que citamos anteriormente, quase todos os hostels oferecem lockers com chave ou cadeado nos quartos compartilhados. Esses armários costumam caber, pelo menos, uma mochila grande.
Então, eu sempre coloco tudo de valor em uma bolsa e deixo-a trancada quando saio. Se estou com uma mala que não cabe no locker, deixo nela apenas roupas, sapatos e itens de higienne. Mas, ainda assim, com um cadeado.
Tenho sempre comigo pelo menos 2 modelos TSA que abem com senha para me sentir mais segura com meus pertences.
Avaliações de hóspedes
A experiência de outras pessoas sempre pode contar muito na nossa tomada de decisão. E na escolha do hostel isso é fundamental!
A grande maioria dos sites de reserva de hospedagens possuem ferramentas de avaliação. Preste atenção na nota que as pessoas dão para os serviços e como os viajantes descrevem suas experiências naquela acomodação.
Claro que, às vezes, você encontrará relatos de experiências ruins e reclamações. Mas, o que foi um problema particular para uma pessoa pode não ter acontecido com outras. O mais importante é ver se as reclamações são recorrentes.
Localização
A segurança do hostel não se trata apenas do ambiente interno, mas também onde ele está localizado. Às vezes, o preço mais baixo da hospedagem é por ela não ser muito acessível ou por estar numa região não muito segura.
Por isso, quando for escolher um hostel, pesquise sobre o bairro. Além da sua segurança e da sua experiência, se o seu foco é economizar, uma hospedagem bem localizada ajuda você a pagar menos em deslocamentos.
Considerações
Esteja atento a essas dicas na hora de fazer reservas nestes tipos de acomodações e vá com a mente aberta. Afinal, para compartilhar espaços precisamos ter algumas flexibilidades.
Mas, essa pode ser uma ótima forma de fazer com que a viagem tire você da zona de conforto. Dividir os espaços com outras pessoas que também estão viajando vai fazer você conhecer gente nova e exercitar sua independência!
Aproveite para usar nosso link do Booking para pesquisar esses e outros tipos de hospedagem!
O Estevam já se hospedou em alguns hostels suas viagens, como em Barcelona, Córdoba, Santiago, Amsterdam, Reykjavik a Vik e você pode conferir como foi a experiência dele clicando nos posts!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!