4 dicas para manter sua bagagem segura ao despachar
Você já sabe que se prevenir contra riscos ajuda a ter uma viagem mais tranquila e diminui as chances de perrengue. Isso serve para todas as etapas da experiência, inclusive para o processo de despacho de mala. Neste post, vamos te dar quatro dicas para você manter sua bagagem segura caso vá transportá-la no porão da aeronave.
Com algumas soluções simples você pode evitar que elas se percam, atrasem ou que a companhia ou aeroporto se confundam e acabem cometendo erros para enviá-las.
Por isso, confira abaixo como diminuir as chances destes problemas acontecerem!
Personalize e identifique sua mala
Pode parecer algo simples, mas se o seu pertence está com seu nome e contato, com certeza será mais fácil para alguém entregá-lo à você.
A companhia aérea e o aeroporto não possuem outra alternativa de identificação além da etiqueta impressa colocada na bagagem hora do despacho. Mas, se este item se perde, rasga ou é rasurado durante a viagem, será muito fácil que a mala se perca e mais difícil de encontrar o dono.
Por isso, identifique sua mala de forma personalizada, com uma etiqueta ou cartão de material resistente e que tenha, ao menos, seu nome e contato.
Guarde os comprovantes e passagens
Se os comprovantes da companhia aérea se perderem, como citado acima, garanta que você terá os seus em mãos. Os pequenos papéis com os registros e identificação dos despaches e a sua passagem são a garantia de que você voou com a empresa e colocou seus pertences no porão da aeronave.
Por isso, não perca de vista essas informações enquanto suas malas não estiverem com você, pois elas ajudarão a comprovar o extravio ou atraso.
Despache no momento certo
Quando as companhias aéreas nos orientam que para chegar com antecedência aos aeroportos – com pelo menos duas horas antecedência para voos domésticos e três horas para viagens internacionais – precisamos tentar respeitar este horário e não chegar nos balcões de despacho pouco antes do embarque começar.
É neste período de tempo, com folga para a entrada de passageiros na aeronave, que a empresa estará organizando os porões dos aviões e começando a alocar as malas dos viajantes.
Se você opta por despachar uma bagagem muitas horas antes do início do embarque ou nos minutos limites para o fim do processo, corre o risco de que sua mala não fique junto das de outros passageiros do mesmo voo.
Ela pode ser encaminhada por uma esteira que não leva mais ao seu voo ou pode ser levada manualmente para o pátio e tudo isso pode fazer com que ela acabe indo parar no lugar errado.
Ou seja, despachando fora do horário correto, sua mala terá mais risco de se perder.
Use dispositivos de rastreamento
A tecnologia também ajuda os viajantes e empresas a não perderem as bagagens. Os rastreadores de malas servem justamente para que o dono do item consiga acompanhar em tempo real onde ele está.
Para viagens, o dispositivo de rastreamento vai permitir que você veja a localização da sua bagagem. Caso ela seja extraviada ou esteja atrasada, você poderá fornecer a informação da localização dela para a companhia aérea e ajudar a empresa a recuperá-la o quanto antes.
É mais seguro do que deixar que ela seja procurada de forma aleatória e mais cômodo do que você ficar na expectativa e no aguardo sobre onde ela está.
Saiba mais sobre os dispositivos de rastreamento de bagagens aqui!
Ainda assim, não recebi minha mala… e agora?
Mesmo seguindo essas dicas, pode acontecer da mala atrasar, ser extraviada e, em meio a isso, ainda demorar um certo tempo até ser entregue a você – quando encontrada.
Para estes casos, o seguro viagem possui coberturas para eventuais problemas com bagagem que podem te ressarcir pelos prejuízos causados.
Basta que, na hora de escolher a apólice, você confira detalhadamente o que está incluso no seguro.
Você pode conferir todos os detalhes sobre esse assunto aqui ou contratar seu plano com a Real Seguro Viagem e conseguir desconto através do link aqui do site!
CONTRATE SEU SEGURO VIAGEM COM DESCONTO AQUI!
Considerações
Viu só como soluções simples podem dar maior segurança para sua bagagem ou auxiliam que elas sejam encontradas mais facilmente?
Mas, se você é o tipo de viajante que quer evitar despachar bagagem ao máximo, confira este post para mais dicas!
E não deixe de conferir mais publicações que te ajudam a organizar, planejar e otimizar suas viagens aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!
4 Respostas para “4 dicas para manter sua bagagem segura ao despachar”
Como evitar que traficantes ou pessoas mal intencionadas insiram algo em sua mala após ser despachada? Tipo introduzir algo ilícito sem que você tenha conhecimento. Como se prevenir desse tipo de situação?
Olá, Hugo! Tudo bem? Para se prevenir desse tipo de situação, existem dois investimentos importantes: cadeados TSA e malas que possam ter seus compartimentos lacrados com esse dispositivo. Esses cadeados são modelos em que você define uma senha numérica para abri-los e pode usá-los quantas vezes quiser. Eles só conseguem ser abertos de duas maneiras: com a combinação definida por você ou com uma chave-mestra. Apenas a segurança aeroportuária e as alfândegas possuem acesso a esta chave e ela só é usada pelos fiscais quando as malas possuem algum objeto suspeito. Então, se você organiza sua mala dentro das regras do que é permito transportar e fecha todos os zíperes com cadeados TSA, sem deixar bolsos ou espaços “abertos” para pessoas mal intencionadas inserirem ou tirarem algo dela, sua bagagem despachada estará mais segura.
Se estou viajando para outro país devo colocar na etiqueta de identificação o endereço no exterior ou da minha residência no Brasil?
Olá, Adelaide! Tudo bem? Se for uma viagem curta (de apenas alguns dias), pode colocar a sua residência no Brasil. Se você estiver indo passar meses fora, pode ser mais interessante colocar o endereço no exterior. De todo jeito, mesmo que a mala atrase ou suma durante o trajeto de ida, ela não será enviada para o endereço sem que você seja contactada antes para confirmar sua localização, ok? O importante é que o telefone colocado na etiqueta seja de número que vai estar disponível e com cobertura durante a viagem. Assim, caso a bagagem seja encontrada, será mais fácil de entrarem em contato com você para definir como e onde você irá recuperá-la.