Vaticano: conheça o único país dentro de uma cidade no mundo
Olá, viajantes! Durante a minha estadia em Roma, eu não podia deixar de visitar o Vaticano – o menor país do mundo e o único localizado dentro de uma cidade. Neste post vou te contar tudo o que tem pra fazer dentro deste pequeno país, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1984.
Para começar, um pouquinho de história. Você sabe como o Vaticano foi criado? O Vaticano só veio a existir como um país porque em 1929 o ditador Benito Mussolini e o Papa Pio XI assinaram um acordo que instituía o Vaticano como um estado independente. O acordo, chamado de Tratado de Latrão, previa uma indenização à Igreja Católica pela perda de seu território durante a unificação alemã; em contrapartida, a Igreja Católica renunciou às terras conquistadas na Idade Média.
Vale dizer que o Vaticano tem apenas 44 hectares e dentro das suas muralhas, moram apenas membros da Igreja Católica e a Guarda Suíça – menos de mil pessoas. Além disso, lá estão a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro e os Museus Vaticanos.
Quando você for visitar o Vaticano, vale lembrar que é bom manter uma vestimenta respeitosa, evitando, por exemplo, roupas curtas e decotadas. Para entrar no Vaticano e passear pela cidade, não é necessário pagar entrada, mas caso queira visitar atrações como a Capela Sistina, os museus, ou a Capela Sistina, é preciso comprar ingresso. A dica é comprar com antecedência ou agendar passeios com o pessoal da @roleinroma, que me ajudou em todos meus passeios por Roma e Vaticano.
Capela Sistina
Outro lugar muito famoso dentro deste pequeno país é a Capela Sistina. Por que será que ela é tão famosa? A capela foi construída em três etapas: primeiro foi feita a parte lateral, sendo o lado esquerdo mostrando a vida de Moisés e do lado direito a vida de Jesus; depois foi a vez do teto feito por Michelangelo, esta é uma das suas obras mais famosas; e por fim, o juízo final, uma obra cheia de detalhes. Só para pintar o teto, foram gastos quatro anos de trabalho, e o juízo final mais quatro anos. A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV e é nela que ocorrem as eleições para escolha de um novo papa.
Museus Vaticanos
O local abriga milhares de obras de arte e é uma das principais atrações turísticas de Roma. No Vaticano está uma das maiores coleções de obras de arte do mundo. São mais de 70 mil obras e apenas uma parte delas está exposta ao público.
São cerca de 20 mil peças em exibição, incluindo pinturas, esculturas, estátuas, tapeçarias e outros artefatos. Entre os artistas, destacam-se grandes nomes da história como Raphael, Caravaggio, Michelangelo, Bernini e da Vinci, além de Van Gogh, Salvador Dali e Pablo Picasso, entre outros.
Entre as obras que se destacam no museu está a estátua “Laocoonte e seus filhos”, a primeira obra de arte dos Museus do Vaticano e uma das esculturas antigas mais famosas de toda a coleção. Outro local famoso são as quatro salas pintadas por Raphael e seus alunos: Sala de Constantino, Sala de Heliodoro, Sala da Assinatura e a Sala do Fogo no Borgo.
Além disso, vale fazer uma visita guiada pelos Museus do Vaticano para conhecer a Escadaria Bramante, uma escada em espiral dupla construída em 1505 e uma das mais emblemáticas dos museus. Esta escada geralmente não é aberta ao público, mas algumas visitas guiadas a visitam.
Basílica de São Pedro
Saindo dos Museus Vaticanos, já saímos bem em frente à basílica. Logo na entrada da igreja estão as estátuas de 11 apóstolos e Jesus. Mas cadê o 12º apostolo? Está representado pela própria igreja. E vale ressaltar que o nome da basílica se deve ao primeiro Papa da história, São Pedro, que está enterrado nela.
Construída entre os anos de 1506 e 1626, a basílica é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e nela, o Papa celebra as liturgias mais importantes. No seu interior está a Santa Sede. Você sabia que a Basílica de São Pedro é a maior igreja do mundo e não se pode construir outra maior que ela? As maiores igrejas do mundo estão representadas em imagens dentro da basílica, como a nossa Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
A Basílica de São Pedro tem capacidade para 200 mil pessoas, tendo 190 metros de comprimento, nave central de 46 metros de altura e uma cúpula de 136 metros de altura. Aliás, sua cúpula é o que mais chama a atenção. Projetada por ninguém menos que Michelangelo, a cúpula serviu de inspiração para outras construções pelo mundo, como a St. Paul’s Cathedral de Londres e o Capitólio de Washington.
Entre as obras de arte que podem ser encontradas em seu interior se destacam a La Pietà de Michelangelo. Ao seu lado fica o tumulo do Papa Joao Paulo II. Não podemos deixar de citar ainda a estátua de São Pedro em seu trono, que tem seu pé direito desgastado de tantos beijos recebidos dos fiéis.
Praça de São Pedro
É a praça que fica em frente à basílica. Nela, você pode passear sem precisar pagar ingresso. A praça foi construída por Bernini em meados do século 17 (entre os anos de 1656 e 1667). O local tem 320 metros de comprimento e 240 metros de largura e abriga os grandes eventos do catolicismo. É uma das maiores e mais bonitas praças do mundo. Além de ser uma das mais famosas.
Além de passear tranquilamente, você pode ver 284 colunas e 88 pilastras que circulam a praça. No alto das colunas, 140 estátuas de santos que remontam ao ano de 1670. No centro da praça, estão um obelisco de 25 metros de altura do ano de 1586 (vindo direto do Egito) e duas fontes, uma de Bernini (1675) e outra de Maderno (1614). Desta praça é possível seguir caminhando até chegar ao Castelo de Sant’Angelo, construído de 135 a 139 a pedido do Imperador Adriano pera ser o mausoléu da sua família. Nesta fortaleza, há uma passagem secreta direto até o Vaticano para que os papas pudessem escapar em caso de perigo.
Veja fotos do Vaticano:
Considerações
Viajante, não é primeira vez que faço esse passeio pelo Vaticano, mas é sempre surpreendente. O lugar é lindo e merece uma visita sua pelo menos uma vez na vida. Vale conhecer um pouco da história, apreciar os belos jardins e as obras de arte.
Mais uma vez, o passeio contou com o guia da @roleinroma, que me ajudou em todos meus passeios por Roma e Vaticano. Quando estiver em Roma, não deixe de contatar a equipe deles!
Assista ao vídeo abaixo e veja como foi minha experiência a bordo:
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!