Salar de Uyuni: como ir, quando ir e o que está no roteiro?
Essa é uma das viagens mais incríveis da vida, para conhecer um lugar absolutamente espetacular do nosso planeta. O Salar de Uyuni, no sul da Bolívia, é espetacular e vale muito a pena ser visitado. E o melhor de tudo é que um passeio reservado a esse destino inclui muito mais do que somente o deserto de sal.
Neste post, reunimos a experiência da equipe EPM, incluindo do próprio Estevam, nessa travessia de 4 dias partindo do Chile em direção a Uyuni. Você vai encontrar aqui como funciona o roteiro da viagem, informações sobre o trajeto, o que está incluso e indicação de agência para você contratar com desconto.
O que é o Salar de Uyuni e quando visitá-lo
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. São 12 mil quilômetros quadrados, numa altitude de 3.650 metros acima do nível do mar. Tudo isso já esteve sob a água, que evaporou ao longo de milhares de anos e formou este sólido e imenso piso branco de sal.
É tanto sal que até mesmo casas, hotéis e objetos são feitos à base dele e você vai conseguir ver essas peculiaridades durante a viagem em paradas do roteiro.
O solo é tão firme que durante o verão, quando há chuvas, a água não chega a infiltrar totalmente e parte do deserto vira um espelho, refletindo o céu no alagamento. Para muita gente, este é o momento perfeito de fazer a viagem, justamente para ver o Salar molhado.
No outono, inverno e primavera, o deserto está seco e a imensidão branca, que parece não ter fim, é o principal atrativo da travessia. Com a evaporação da água, não só o sal aparece em extensões enormes, como desenhos geométricos são formados no chão naturalmente.
A possibilidade de ver parte do Salar seco, mas também partes alagadas, fazem do verão ser a alta temporada para essa viagem, mas também podem tornar a travessia complicada pelo excesso de água em alguns trechos. Para o Estevam, abril é o mês ideal, pois você ainda consegue ver um pouco dois, sem ter a lotação dos meses de férias.
Cabe ao turista decidir em qual período ele tem mais interesse em fazer a travessia, levando em conta sobre como estará o deserto e a quantidade de turistas no local.
Como funciona o passeio ao Salar de Uyuni
Essa é uma expedição que você pode fazer saindo de La Paz ou da cidade de Uyuni, na Bolívia, ou ainda de San Pedro de Atacama, no Chile. Na equipe EPM, optamos por fazer a travessia de 4 dias e 3 noites saindo do nordeste do Chile em direção ao sul da Bolívia com uma agência de turismo. Por ser uma viagem de carro, em elevadas altitudes, atravessando desertos, contornando montanhas, com quase nada de cobertura de celular e poucos vilarejos pelo caminho, a nossa indicação é fazer o passeio com empresas especializadas, principalmente se você não tem costume nesse tipo de ambiente.
Ainda que aconteçam perrengues, que são normais nessa expedição, é melhor estar acompanhando de guias e outras pessoas nas mesmas circunstâncias que você – a não ser que você seja um completo aventureiro e esteja disposto a fazer a viagem totalmente por conta própria.
Não só para o Salar de Uyuni, como para outros tours saindo do Atacama, o Estevam contata os passeios da FlaviaBia Expediciones. E se você informar que é um leitor ou seguidor do Estevam Pelo Mundo ainda ganha desconto nas suas contratações. Além da viagem ao Salar de Uyuni, eles possuem diversos outros atrativos incríveis pelas belezas do Chile. Confira fotos no Instagram deles!
Por que fazer a travessia saindo do Chile?
Saindo da Bolívia, o passeio costuma ser mais barato, mas também mais curto. Partindo da cidade de Uyuni, por exemplo, a ida ao Salar leva cerca de 30min. Já saindo do Chile você terá diversas paradas para conhecer muitas outras belezas naturais e aspectos culturais do sul da Bolívia. É uma viagem mais longa e cansativa, mas também mais completa e achamos que vale a pena optar pela travessia de 4 dias.
Itinerário e roteiro do Salar de Uyuni
Para iniciar a viagem do seu princípio, a equipe EPM voou de São Paulo até Santiago, no Chile. Depois, pegamos um voo doméstico no país até a cidade de Calama e de lá, pegamos um transfer até a cidade de San Pedro de Atacama.
Com o pacote para Uyuni já reservado, um transfer nos busca em San Pedro do Atacama de manhã bem cedo rumo à fronteira com a Bolívia. Os postos de imigração já ficam no meio do deserto e temos a experiência deliciosa de tomar um café da manhã incrível com uma vista para as montanhas antes de começar a travessia.
Após comprovar documentação para sair do Chile, um motorista boliviano da mesma agência nos espera em um carro 4×4 para guiar o grupo de turistas pelos próximos dias até o Salar de Uyuni e outros atrativos escondidos pelo deserto.
Uma curiosidade é que o governo boliviano não permite que guias chilenos operem no país. Isso torna a experiência mais interessante, pois você acaba conhecendo parte da Bolívia com moradores da própria região e aprendendo muito mais sobre o destino.
Com o controle de documentos feito, a viagem começa pelas estradas de areia e em poucos minutos já começamos a chegar nas primeiras paradas. Lagoas, termas, experiências em vilarejos locais, geysers, montanhas, vulcões, hotéis de sal, cemitério de trens e muito mais, fazem parte dos quatro dias de viagem, além do principal: o Salar.
Durante todas os pontos de visitação e atrativos, você consegue aproveitar tranquilamente os lugares e as paisagens para se divertir e tirar fotos. Os guias costumam ser muito solícitos para fazer seus registros, por exemplo, se você estiver viajando só.
Cada agência tem seu próprio roteiro e você pode conferir o da FlaviaBia Expediciones clicando aqui! Fique atento, pois a lista de atrativos e a ordem pode mudar a depender do período do ano e as condições climáticas.
No pacote estão inclusas todas as diárias nas hospedagens onde paramos para dormir, além de café, almoço e jantar, todos os dias do percurso. Optando pelo pacote de 4 dias e 3 noites, você começa e termina a expedição na cidade de San Pedro de Atacama.
Confira registros do que você vai vivenciar ao longo do caminho:
Viajando com a FlaviaBia Expedicioes, estes são exemplos de hotéis onde o grupo ficará hospedado durante as noites de travessia:
Considerações
Que tal conferir mais detalhes de como foi a viagem do Estevam ao Salar de Uyuni? Assista ao vídeo do canal!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!