Naxos: ilha grega que você precisa conhecer
Naxos: ilha grega que você precisa conhecer

Naxos: ilha grega que você precisa conhecer

Viajantes, olá! Depois da minha viagem por Roma, agora é a vez de desbravar uma ilha pouco conhecida, mas muito linda, localizada na Grécia. A ilha de Naxos foi uma das últimas ilhas gregas em que o turismo foi aberto para exploração. Ela está localizada no arquipélago de Cíclades, em frente de Paros e bem perto de Mykonos, a cerca de 140km da Grécia Continental e da Turquia Continental.

Para chegar a Naxos é preciso pegar um voo até Mikonos e depois uma balsa até a ilha. E para comprar o bilhete da balsa é preciso fazer online e com antecedência. Além disso, para ir do aeroporto até o porto, é preciso pegar um taxi ou um ônibus.

Mas ante de te mostrar tudo que tem para ver e fazer neste pequeno paraíso, deixa eu te contar um pouco da história da ilha e algumas curiosidades. A Ilha de Naxos é formada especialmente por montanhas e praias de águas cristalinas azul-turquesa, além de uma beleza natural ainda intocada com planícies verdes, vales férteis e verdejantes. Há também muitas igrejas, mosteiros, castelos e casas venezianas belíssimas.

Segundo a mitologia grega, Zeus, rei do Olimpo, nasceu nesta ilha. Ainda de acordo com a mitologia grega, esta era a ilha nupcial do deus do vinho Dionísio, por isso existe um santuário dedicado a Dionísio no interior da ilha. 

Veja abaixo um roteiro de três dias por Naxos.

Dia 1

Manhã

Kastro: conhecida também como cidade velha, situada junto ao castelo dentro das antigas muralhas venezianas de Kastro. Com ruas estreitas e arcos são as características do local, além de casas brancas gregas e mansões de pedra construídas sobre as ruínas de uma cidade antiga.

No caminho você pode conhecer o Museu Arqueológico da cidade, que já foi a antiga sede do poder nas Cíclades por 300 anos. O castelo onde hoje fica o museu foi construído pelo imperador veneziano Markos Sanoudos II, em 1207, é o único castelo de Naxos com uma forma redonda.

Dica para o almoço: Typografio, construído em 1926, funcionou como gráfica e primeiro jornal da ilha. Em 2004 se tornou um restaurante com pratos modernos e tradicionais.

Tarde

Old Market Street: beco mais movimentado da cidade velha, repleto de lojas, restaurantes e tavernas. Ruas rústicas, estreitas e paredes de pedra.

Templo de Apolo (Portara): marco mais famoso de Naxos, esta porta maciça de mármore de 2.500 anos de idade possui cerca de seis metros de altura por 3,5 metros de largura. A construção foi iniciada no ano 530 a.C. e nunca foi concluída. Acredita-se que este templo seria construído em honra do deus grego Apolo.

Dica para o jantar: 520 Cocktail Bar & Restaurant, bar e restaurante contemporâneo de coquetéis e drinks com vista para o grande porto. Depois, a dica é explorar a região ao redor do centro.

Dia 2

Manhã

Região de Stelida: reúne um certo tipo de turista que aprecia mais a natureza do que os bares de praia e confortos.

Agios Prokopios Beach: é uma das praias mais populares de Naxos e considerada uma das mais bonitas da Grécia e da Europa. O local conserva um encanto primitivo e não é permitido construir edifícios com mais de três andares.

Agia Anna Beach: continuação da praia de Agios Prokopios é famosa pelos raros cedros que oferecem sombra aos banhistas. A praia oferece uma vista incrível de Paros e é considerada um dos melhores lugares de Naxos para se ver o pôr do sol.

Dica para o almoço: Byammo Beach Bar, bar e restaurante beira-mar na região da praia de Agia Anna.

Tarde

Temple of Dionysus, Iria: um dos mais importantes santuários da antiga Naxos, dedicado ao deus Dionísio e possivelmente uma divindade feminina da natureza, funcionava em Yria, ao sul da cidade de Naxos e no meio do fértil vale de Livadi, entre o século XIV a.C. época) e o período romano.

Dica para o jantar: Gemma Naxian Bistro, melhor café bistrô da ilha.

Dia 3

Manhã

Agios Georgios Beach: está entre as 10 melhores da Europa para famílias e uma das 50 melhores praias do mundo, segundo o The Guardian.

Plaka Beach: com pouca areia, que se mescla com as pedras e cascalhos, a praia é bastante limpa e tem águas transparentes e tranquilas.

Dica para o almoço: Barozzi, sabores gregos com uma perspectiva moderna.

Tarde

Vila Damarionas: com ruas pitorescas e casas brancas adornadas com vasos e flores, ruas pavimentadas, igrejas cícladas genuínas e belas praças.

Vila de Apeiranthos: joia da coroa de Naxos que mantém sua autenticidade ao longo dos séculos. Habitada por menos de 110 habitantes que ainda hoje falam seu próprio dialeto. O lugar é ideal para passear e degustar as delícias da região.  

Onde se hospedar

Elaiolithos Luxury Retreat

Este hotel é superexclusivo com apenas seis quartos e que fica bem no centro da ilha em meio às montanhas, a uma altitude de 500 metros. É um verdadeiro retiro ecológico que combina elegância sutil e luxo com sustentabilidade. Sem falar da experiência gastronômica que preza pelos produtos regionais e tradicionais da ilha de Naxos.

O hotel fica um pouco afastado das praias e do agito da ilha, cerca de 30 minutos de carro. Mas é ideal para quem busca paz e tranquilidade. Vale dizer que a vista é linda.

Entre as opções de quartos, o Elaiolithos possui suítes de luxo e quartos com cozinhas e até máquina de lavar. É uma boa opção por ficar longe das facilidades da cidade e para economizar.

Considerações

Minha viagem foi em setembro, uma boa época para conhecer as ilhas na Grécia porque ainda é verão na Europa. Mas eu não recomendo vir entre os meses de julho e agosto, este é o período de maior alta do verão e fica tudo lotado.

Aqui é muito comum as lojas e restaurantes fecharem entre às 15h e 17h30 para a sesta.

Para percorrer os 430km quadrados da ilha de Naxos, a dica é alugar um carro para fazer os passeios com tranquilidade e não precisar ficar na dependência de taxi e transporte público.

Mas para conhecer as praias, a dica caminhar, começando pela praia de Prokopios e seguir até Plaka. Ideal para curtir um bom passeio e ir parando pelo caminho para tomar um drink e descansar. Quem preferir também pode pegar o ônibus que faz esse percurso e tem ar-condicionado, por apenas 1,60 euros. Para conferir os horários é só clicar no www.naxosbuses.com.

Assista aos vídeos abaixo e veja como foi minha experiência na ilha:


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário