Mykonos: umas das ilhas mais legais da Grécia
Olá, viajantes! Durante a minha viagem para a Grécia, passei por Naxos e de lá, segui para Mykonos, outra ilha da região e uma das mais desejadas entre os turistas. Localizada no coração das Cíclades, a ilha é famosa por suas baladas, construções brancas junto às praias paradisíacas, moinhos de vento tradicionais, igrejas pitorescas e vielas pavimentadas. Um lugar belíssimo para se conhecer!
Para ir de Naxos até Mykonos, é preciso pegar um barco e a viagem tem duração média de 40 minutos. Existem algumas empresas que fazem este percurso e cada uma delas oferece um tipo diferente de embarcação e serviço.
A melhor época para visitar o destino é começo de junho ou de setembro, quando as coisas estão mais calmas e os preços mais baixos. Da metade de junho até o final de agosto é altíssima temporada na ilha, ou seja, preços exorbitantes e muitos turistas na ilha. Além disso, o calor nesse período é intenso de verdade.
Vale lembrar que entre os meses de outubro e maio a ilha praticamente fecha, porque a maior das as pessoas que trabalham em Mykonos moram nas cidades maiores do continente, como Atenas, por exemplo.
Praias para o dia
Na ilha de Mykonos existem mais de 30 praias e enseadas. Por isso, a dica é curtir os dias de sol e calor à beira-mar em um dos beach club da ilha. Como regra, as praias do sul são mais populares e badaladas, enquanto as do norte são mais tranquilas. Já ao leste, as praias são quase desertas, mas com pouquíssima infraestrutura. Então, se for para o leste, vá preparado com provisões para passar o dia.
Psarou Beach é uma praia exaltada que tem até um shopping a céu aberto com lojas de luxo e marcas famosas, além de bares e restaurantes. O local que escolhemos para almoçar foi o Nammos Beach Club. Custou os olhos da cara, mas estava tudo delicioso e a vista era maravilhosa. Para alugar duas cadeiras com guarda-sol neste beach club, é preciso desembolsar algo em torno de 210 euros (no local mais barato). Mas o bom é que logo ao lado tem outras opções mais baratas, mas já aviso que ainda assim o preço é salgado para passar o dia. Leve sua canga!
Outra praia bem legal é a Platis Gialos Beach, ao lado de Psarou Beach. A estrutura é muito boa, mas a areia já não é tão branquinha e macia. Para compensar, os preços chegam a ser até 60% mais baratos que em Psarou Beach. Daqui também saem ferrys para outras praias vizinhas.
A praia de Elia, na região sul, é a maior e uma das melhores de Mykonos. Rodeada por colinas íngremes caindo sobre o mar, tem uma grande variedade de bares e conta opções para a prática de esportes aquáticos. A água é cristalina e perfeita para nadar. Tem uma parte nudista do lado direito, onde roupa é opcional e outra mista. Além disso, é a preferida da comunidade gay.
Hot Spots para o Pôr do sol
Um dos lugares mais famosos para se ver o pôr do sol em Mykonos são os moinhos, um cartão postal da ilha que fica sobre uma colina de onde é possível ver o mar e uma boa parte da cidade. O local fica lotado, mas a vista é linda e vale a pena.
Que tal curtir o pôr do sol no The Garden Mykonos? O local é um antigo castelo com jardim que possui uma vista panorâmica para a praia de Megali Ammos. Na década de 60, o castelo foi transformado em um restaurante.
Outro lugar incrível para ver o pôr do sol é o Scorpios Mykonos é um beach-club lindíssimo que conta com restaurante, diversos drinks e shows ao vivo que entram noite adentro. Vira uma balada!
Aliás, todos os beach club da ilha oferecem estrutura perfeita para curtir o dia, ver o pôr do sol e adentrar a noite com shows e muita gente bonita.
Passeios e agito para a noite
Um passeio bem gostoso para se fazer após o entardecer é passear pelas ruas estreitas do centro da cidade. Por lá você encontra uma variedade de lugares interessantes para comer e fazer compras.
Uma dica interessante é que na orla da praia os preços são muito mais caros do que um quarteirão para dentro sentido centro. Então, se você não faz questão de se alimentar com uma vista para o mar, vale muito a pena dar uma caminhara e procurar lugares mais em conta. Como eu disse, comer em Mykonos é bem caro.
Para encerrar o dia, o Negrita Bar Mykonos é uma boa pedida para curtir a noitada. Quem tiver pique ainda dá pra emendar várias baladas, como o Skandinavian Bar Mykonos que a entrada é um drink, o Queen e o Jack O’. o que não faltam são lugares para aproveitar a noite toda.
Destino gay-friendly
Nos anos 70 a ilha entrou no mapa do turismo gay devido a uma visita feita por Jackie Onassis (ex-primeira-dama dos EUA casada com um magnata grego) e seus amigos gays, ela estabeleceu uma tendência e os turistas gays logo seguiram.
Já nas décadas de 80 e 90, o segmento se consolidou com a abertura de hotéis, pousadas e hospedagens para a comunidade. Hoje, a maioria das acomodações na ilha são gay-friendly.
Vale ressaltar que, apesar de ser um país cristão ortodoxo com tradições conservadoras, Mykonos abraça os visitantes gays porque sabem a importância desse turista para a economia local.
Curiosidades
- A ilha tem apenas 86km² (aproximadamente 14km de largura e 10km de largura)
- Está localizada a 150km da capital Atenas e 115km da ilha de Santorini
- O apelido de Mykonos é “A Ilha dos Ventos” devido aos ventos muito fortes que costumam soprar na ilha.
- Na década de 50, a ilha ganhou destaque como destino de férias preferido de super-ricos, celebridades, artistas e estrelas do cinema.
- Possui cerca de 800 igrejas, capelas e mosteiros, todas construções estão voltadas para o mar.
- As famosas casas brancas são parte de uma lei imposta no século 20. Isso porque em 1938, a Grécia enfrentou a cólera e para controlar a doença, as casas foram pintadas com cal, considerada um poderoso desinfetante.
- Antigamente, a cor azul dos famosos telhados era feita com uma mistura de talco em pó azul para limpeza, um produto barato e de fácil acesso.
- Em 1967, o governo tornou obrigatório as cores azuis e brancas das casas gregas, já que eram as cores do país.
- A ilha é cheia de gatos. Os moradores amam os felinos!
- A Ilha de Mykonos tem um mascote que já faz parte da comunidade, o pelicano Pétros. Ele pode ser encontrado a qualquer momento pelas ruelas da cidade.
Considerações
A Grécia é simplesmente linda e agora que você já viu o que tem pra fazer vou te deixar duas dicas. Em Mykonos, só existem 30 taxis e os valores são caríssimos. Uma corrida de cerca de 9 minutos custa 36 euros. Dá pra fazer muita coisa a pé, mas tem que ter fôlego para subir e descer ladeiras.
Minha sugestão é alugar um carro, uma moto ou um quadriciclo para se locomover com mais facilidade. Para alugar um carro com desconto, clique aqui no nosso link.
A outra dica é para quem quer economizar nas refeições: delivery de comida no hotel. No geral, comer em Mykonos custa caro. Por isso, anota aí um site para pedir comida boa e barata: www.localmykonos.com. Não é publi, mas bem que podia.
Assista ao vídeo abaixo e veja como foi minha experiência:
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!