Malta: o que fazer no menor país da União Europeia | EPM
Malta: o que fazer no menor país da União Europeia

Malta: o que fazer no menor país da União Europeia

Viajantes, vocês já ouviram falar de Malta? Este é o menor país da União Europeia, localizado entre a África (próximo à Tunísia e Líbia) e a Europa (próximo à Itália e Grécia), e habitado desde o ano 5.200 a.C. Estive por lá e vou te contar tudo que tem pra ver e fazer.

O nosso roteiro é de apenas três dias, mas já digo que este tempo é suficiente para ver os principais atrativos do país. Como disse, ele é bem pequenininho.

Apesar de pequeno, Malta é um dos países mais povoados do mundo. O que é bem diferente de populoso. São mais de 450 mil habitantes em uma área de apenas 316km². A maior densidade demográfica do continente europeu.

Ao longo dos seus anos, Malta foi muito disputada por sua posição estratégica entre a África e a Europa. Por isso, sofreu muita influência desses povos que tentaram conquistá-la.

Isso se reflete na cultura e no idioma local. O maltês é uma mistura de árabe, italiano e inglês, por exemplo. Como o país foi colônia do Reino Unido, o inglês é o segundo principal idioma utilizado.

Apesar de Malta ter conquistado sua independência do Reino Unido em 1964 e ter se tornado uma república em 1974, o país faz parte da Commonwealth.

Malta é formada basicamente por três ilhas: Malta, a principal; Gozo a segunda maior; e Comino, a menor de todas e onde fica a Blue Lagoon. Todas cercadas por um mar azul e muita costa, além de temperaturas mais quentes que a Europa em geral.

Dia 1

O passeio começa na capital Valletta, a capital mais ao sul da Europa e a menor de toda a região. Esta foi a primeira capital planejada da Europa e é um verdadeiro museu ao ar livre com mais de 300 edifícios históricos, igrejas e monumentos.

O Centro Histórico de Valletta é considerado um Patrimônio Mundial da Unesco. Nele está o Royal Opera House, um anfiteatro que foi parcialmente destruído durante a Segunda Guerra e se tornou um anfiteatro a céu aberto.

Em frente está o segundo maior prédio de Valletta, que serviu como um espaço de cavalaria. Hoje, o Palazzo Ferreria mantém seus traços, mas se tornou um espaço para lojas e escritórios.

Seguindo o passeio, pertinho das atrações anteriores estão duas importantes igrejas de Valletta: Igreja de Santa Catarina e Igreja de Nossa Senhora das Vitórias.

Malta é um país extremamente religioso. Cerca de 96% da população é católica e apenas 2% dela não tem uma religião. Por isso, são muitas igrejas espalhadas pelo país. Quase uma para cada dia do ano.

A Saint John’s co-Cathedral é uma boa opção para visitar. Decorada do chão ao teto, esta igreja foi construída no século 16 em estilo barroco. É bem impressionante. Tem até uma pintura de Caravaggio sobre a decapitação de São João Batista, igreja a quem é dedicada. Mais informações: https://viajantesemfim.com.br/visitando-a-co-catedral-de-sao-joao-em-valletta/.

Para quem busca um local para compras, a Merchants St. é ideal para isso. Outra rua interessante é a Strait St., famosa na antiguidade por ter sido frequentada por cavaleiros em busca de uma noite agitada. Hoje o local é ainda bastante agitado.

Para o almoço, a dica é o Valletta Food Market. Este mercado municipal do século 19 foi o primeiro edifício construído principalmente em ferro de Malta.

Mdina

Localizada a cerca de 12km de Valletta, era a antiga capital de Malta. Hoje, somente 300 pessoas moram nesta cidade. Apesar de pequena, é linda e considerada Patrimônio da Unesco. E apesar dos turistas, a vibe é bem mais tranquila que em Valletta.

Dentro das muralhas da cidade não é permitido carros (apenas autorizados), somente cavalos, únicos meios de transportes em carruagens. O lugar é lindo e muito bem preservado.

Para chegar a Mdina é possível tanto de ônibus quanto de carro. Lembrando que não é permitido entrar carro nesta cidade. Uma boa dica para quem está acompanhado é pegar um Uber, que sai em torno de 9 euros e dividido dá a média de valor de um ônibus, que é de cerca de 2 euros.

Tem gasto que é investimento, viajante. Além de ganhar tempo, você passeia com conforto e ar-condicionado.

Veja como foi minha experiência por Malta:

Outras atrações para ver em Malta

  • City Gate: portão localizado na entrada da cidade. Este é o quinto portão da cidade. O primeiro foi a Porta San Giorgio, que foi construída em 1569.
  • Triton Fountain: fonte com estátua de três seres metade humanos e tritões, segurando uma travessa de bronze. Os tritons tornaram-se um símbolo significativo de força e da relação da ilha com o Mar Mediterrâneo. Foi concluída em 1959.
  • Praça de São Jorge: principais edifícios governamentais como o Palácio do Presidente (Palazz tal-President) e ainda o Grandmaster Palace Courtyard, que é o pátio do palácio central.
  • Casa Rocca Piccola: palácio do século 16 aberto para visitação e é propriedade particular de uma família aristocrata maltesa.
  • Teatru Manoel: importante local de artes cénicas em Malta, construindo 1731.
  • Republic Street: rua principal da cidade e ideal para observar as edificações tradicionais com coloração acastanhadas e amareladas, com detalhes coloridos.
  • National War Museum – Fort St Elmo: fortaleza marcada por batalhas que guarda a capital de Malta há mais de 400 anos.
  • Lower Barrakka Gardens: parte da dupla de parques exuberantes com vista para o porto de Valletta.
  • Upper Barrakka Gardens: mais bonito parque da capital e melhor local para ver o pôr do sol.

Onde se hospedar em Malta

Fiquei no Lulu Boutique Hotel que só tem oito quartos. Localizado em um prédio de dois andares, o local é super intimista e oferece uma estadia muito autêntica e aconchegante.

Fotos:

Para garantir sua reserva, use nosso link do Booking.com e ajude a equipe do Estevam Pelo Mundo.

Dia 2 e 3

Passeio até as ilhas de Gozo e Comino

Curiosidades sobre Malta

  • Malta é considerado um dos países mais cristãos do mundo, onde 96% da população é de cristãos.
  • Existem mais de 300 igrejas em Malta.
  • Malta é um arquipélago do tamanho da cidade de Belo Horizonte!
  • Em 1964 ficou independente e em 2004 virou um país da União Europeia.
  • Malta é o menor país da União Europeia.
  • A cruz da bandeira do país foi um presente do rei inglês George IV aos malteses por sua braveza na Segunda Guerra Mundial.
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, estima-se que tenham caído mais de 60 mil bombas no país.
  • Até hoje é membro Commonwealth.
  • A capital Valletta foi a primeira cidade planejada da Europa. Seu esboço começou em 1565 e a construção concluída em apenas 15 anos.
  • Detém o recorde de uma das cidades de crescimento mais rápido do mundo.
  • Foi cenário de diversas produções de Hollywood: “Gladiador”, “Tróia”, “Capitão Phillips” e a série de TV “Game of Thrones”.

Considerações

Eu achei esse lugar incrível. Além de lindo é cheio de história. Fiquei impressionado que em cada lugar por onde passei, tinha uma coisa interessante a respeito. Limpa, organizada e muito fácil de andar. Lembra algumas cidades europeias e do Oriente Médio, e ao mesmo tempo não se parece em nada com eles.

Deu pra entender? Malta é única. Além disso, é um dos países mais baratos para se viajar pela Europa. Ideal para curtir uma praia e as atrações durante o dia e cair na noite, que é super agitada.

Veja como foi minha experiência de voar com a Air Malta:

Se você quer comprar passagens mais baratas, fale com a equipe da @polarisviagenss. Para solicitar um orçamento, entre em contato pelo WhatsApp aqui

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário