Covid - Destinos que mantêm restrições para brasileiros
Covid – Destinos que mantêm restrições para brasileiros

Covid – Destinos que mantêm restrições para brasileiros

Apesar da queda nos números contaminações e óbitos pela Covid-19 e do aumento da imunização global, alguns países ainda se mantém cuidadosos sobre o vírus, principalmente quando se trata de receber estrangeiros. Mesmo com as fronteiras se flexibilizando na maioria dos lugares no último ano, ainda não é possível generalizar que todas estejam isentas de medidas de contenção da doença. Neste post, trouxemos uma lista atualizada (fevereiro/2023) de alguns dos principais destinos que mantêm restrições para brasileiros.

Além disso, vamos indicar as condições para que você possa retornar ao país após sua viagem internacional.

Usamos como base as atualizações disponibilizadas pelo Mapa de Regulamentos de Viagem Covid-19, disponibilizado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e atualizado pela Timatic.

Países com exigência de vacina ou teste negativo

Estados Unidos

O Estados Unidos ainda mantém as exigências de comprovação de imunização pela vacina para todos os turistas. As autoridades pedem que os passageiros a partir de 18 anos tenham recebido a última dose pelo menos 14 dias antes do embarque.

Para menores de idade, a testagem de contaminação de 3 a 5 dias após a chegada pode ser solicitada.

O certificado de vacinação precisa conter as informações básicas do passageiro, como nome completo, data de nascimento, fonte oficial emissora do documento e dados sobre a fabricação e aplicação do imunizante.

O país não está exigindo doses de reforço e aceita viajantes que tenham a dose única da Janssen ou duas doses da:

  • Comirnaty (Pfizer-BioNTech);
  • Spikevax (Moderna);
  • Vaxzevria (AstraZeneca);
  • Covaxina;
  • Covishield;
  • BIBP/Sinopharm;
  • CoronaVac (Sinovac);
  • Nuvaxovid (Novavax);
  • Covovax.

Chile

Para desembarcar no Chile, os viajantes precisam atestar vacinação com documento oficial ou, caso não tenha o esquema completo de imunização, um resultado negativo de RT-PCR realizado 48 horas antes do embarque.

As regras são válidas apenas para passageiros maiores e 18 anos, que também podem ser submetidos a uma testagem de contaminação no desembarque.

Colômbia

A Colômbia ainda exige que visitantes preencham o Formulário Check-Mig até 72 horas antes do embarque. Junto com ele, é preciso ter o comprovante de imunização completa contra Covid-19, um RT-PCR negativo realizado no mínimo 72 horas antes da viagem ou um teste de antígeno feito 42 horas prévias a viagem.

Para quem optar pelo certificado de vacinação, as autoridades pedem que a última dose tenha sido recebida há, pelo menos, 14 dias.

Uruguai

Atualmente, o governo no país pede certificado de vacinação com, ao menos, duas doses, ou um RT-PCR negativo para o desembarque no país. O teste deve ter sido realizado pelo menos 72 horas antes da viagem.

Além disso, as autoridades pedem que, para entrada no Uruguai, os visitantes tenham um seguro viagem com cobertura para atendimento médico e tratamento em caso de contaminação pela Covid-19.

Contrate seu seguro viagem com desconto aqui!

Marrocos

Para viajar ao Marrocos, o país pede que os visitantes tenham três doses de vacina administradas ou duas doses sendo uma delas a Jenssen. Para quem não possui o esquema vacinal completo, as autoridades também estão aceitando RT-PCR realizado pelo menos 72 horas antes do embarque.

Além disso, é preciso preencher o Formulário de Saúde fazendo download dele aqui!

Os requisitos são válidos para turistas a partir dos 12 anos.

China

Brasileiros que embarcam para a China devem, obrigatoriamente, realizar um RT-PCR e, além de levar o resultado negativo consigo em versão impressa, deve submetê-lo na Declaração de Saúde. A companhia aérea ficará encarregada de cobrar o documento, assim como as autoridades de imigração também podem solicitá-lo na entrada ao país.

O teste deve ser realizado dentro de 48 horas antes do embarque.

Indonésia

Viajantes estrangeiros com destino à Indonésia devem usar o aplicativo PeduliLindungi para submeter o documento que comprove recebimento de, ao menos, duas doses da vacina Covid-19 pelo menos 14 dias antes da viagem.

A inscrição no app não só serve para entrar no território, como para acessar determinados estabelecimentos no país que exigem imunização. Com o dispositivo, os visitantes terão maior facilidade em aproveitar sua estadia.

A condição é válida para turistas a partir dos 18 anos.

Filipinas

Turistas com destino às Filipinas devem preencher a Declaração Eletrônica de Viagem pelo menos 3 dias antes da data da viagem. Neste documento, os estrangeiros a partir dos 18 anos precisam comprovar imunização com dose única ou duas doses da vacina conta Covid-19, administradas até 14 dias antes do embarque.

Para turistas que tenham de 15 a 17 anos ou não tenham esquema vacinal completo, o sistema também aceita testes de antígeno feitos 24 horas prévias a viagem.

Japão

Atualmente, turistas brasileiros precisam ter um certificado de vacinação ou teste negativo para ingressar no Japão. São exigidas três doses da vacina contra Covid-19 ou um RT-PCR realizado dentro de 72 horas prévias a viagem.

O documento precisa constar o órgão ou autoridade emissora do certificado, nome e data de nascimento do passageiro, nome e fabricante da vacina, além de data das aplicações de cada dose administrada.

Países que exigem apenas preenchimento de formulário ou possível testagem na chegada

  • Equador – é necessário preencher a Declaração de Saúde do Viajante antes de embarcar.
  • Cuba – para facilitar a entrada no país, as autoridades pedem que o visitante preencha a declaração D’VIAJEROS cerca de 48 horas antes da viagem. Os turistas podem ser submetidos a testagem na chegada.
  • Índia – turistas podem ser submetidos a testagem aleatória ao desembarcar no país.
  • Tanzânia – É necessário preencher o Formulário de Vigilância em Saúde Pública e os viajantes podem ser submetidos a um teste de Covid-19 que deve ser pago pelo viajante.

Requisitos para voltar ao Brasil

Ainda que o seu destino internacional não seja um dos países acima e tenha total flexibilidade de entrada, lembre-se que para retornar ao Brasil as autoridades ainda cobram o comprovante de vacinação completo ou RT-PCR negativo realizado um dia antes da viagem.

Todos os passageiros a partir de 12 anos devem apresentar uma das condições.

Considerações

Se você vai viajar para outro destino internacional que não está listado neste post, use o mapa da Iata para conferir requisitos ou busque pelos sites oficiais do governo do país de destino para consultar informações atualizadas (exemplos: Ministérios de Turismo, de Saúde, de Relações Exteriores e Imigrações, etc).

Para mais dicas e informações para programar sua viagem, clique aqui!


Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP! 

Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.

Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!

Escrito por Milena Lopes

2 Respostas para “Covid – Destinos que mantêm restrições para brasileiros”

Deixe um comentário