4 orientações para fazer o Caminho de Santiago
Você tem curiosidade sobre fazer o Caminho de Santiago? Reuni 4 informações relevantes para quem pensa em realizar essa jornada até a principal cidade da Galícia, na Espanha, mas ainda não começou a se preparar para a viagem.
Vou te mostrar que estudar sobre o trajeto e se preparar bem para ele vão tornar a experiência melhor e fazer com que você consiga focar no propósito da sua caminhada.
Confira as dicas abaixo!
Informações para quem tem vontade de fazer o Caminho de Santiago
1 – Qual dos caminhos te interessa mais
Oficialmente, é possível fazer o Caminho de Santiago por 10 rotas diferentes. Então, existem opções para quem o percurso mais histórico, o mais longo, o mais curto, via mar e terra, entre outros.
Por isso, é preciso conhecer as possibilidades e características de cada um para escolher o que mais te interessa ou que faz sentido para você.
Entre os 10 caminhos, existem 4 roteiros a pé que são os mais populares. São eles:
- O Caminho Primitivo – saindo de Oviedo, nas Astúrias, com cerca de 325km.
- Francês – saindo da cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port. O caminho mais popular e mais longo, com cerca de 825km.
- Português – em geral, o trajeto mais popular é saindo da cidade de Porto, com cerca de 240 km. Mas, há pessoas que fazem saindo de Lisboa (mais distante) ou de Tui, na fronteira com a Espanha, (menos distante).
- Caminho do Norte/Espanhol – saindo da cidade de Irún, no País Basco. Cerca de 175km.
2 – Preparação física e mental
A partir da rota que optar por fazer é que você deve analisar quantos dias vai durar a sua viagem. Para todos os caminhos, já existe uma estimativa de dias com uma média de quantos quilômetros os peregrinos andam por dia.
Mesmo que voce já tenha o hábito de fazer exercícios físicos, lembre-se que em suas longas caminhadas você estará levando uma mochila com tudo que precisa – normalmente de 30 a 40 litros. Então, ter um bom condicionamento e força muscular vai ajudar bastante e evitar que você se machuque.
O Caminho de Santiago é uma viagem que muitas pessoas consideram de iluminação – seja por questões religiosas ou por viver uma experiência de conexão um propósito muito diferente de outros tipos de viagem.
Então, pensar na atividade repetitiva de horas de caminhada, que longos silêncios podem te acompanhar e ter consciência que diversas reflexões que podem surgir no caminho também faz parte da preparação.
3 – Equipamentos e roupas
Para uma viagem como o Caminho de Santiago, você precisa investir no seu conforto – mas não apenas sobre meias, tênis e roupas. Além de um vestuário adaptável para as diferentes condições climáticas que você pode encontrar, você também precisa pensar em equipamentos que vão te auxiliar no percurso.
Aqui vão algumas sugestões e dicas para você se preparar:
- Uma mochila ideal para o tamanho do seu corpo pode ajudar a reduzir a tensão nos ombros e evitar outros desconfortos;
- Roupas para caminhadas em dias quentes, no frio, contra o vento e na chuva;
- Usar todas as roupas e calçados antecipadamente para amaciar, esticar e adaptar eles ao corpo;
- Capa impermeável para você e para a mochila – para não molhar suas coisas;
- Bastões de caminhada para ajudar a diminuir o esforço;
- Lanterna, canivete, isqueiro, kit de medicamentos/primeiros socorros são essenciais para experiências em que você está sem grande suporte de infraestrutura;
- Bolsa de hidratação pode ser mais compacta e ter um peso mais distribuído que garrafas de água.
4 – Qual estilo de viagem você vai fazer
Hoje em dia, é possível praticamente escolher que tipo de viagem. Como fazer o Caminho de Santiago se popularizou bastante, há opções para experiências à moda antiga ou com um certo conforto e comodidades proporcionados pela modernidade.
Algumas pessoas tem interesse em fazer uma versão da viagem mais tradicional e com menos tecnologia, por exemplo. Nesses casos, os peregrinos não costumam planejar exatamente onde parar para comer ou em qual hostel ou albergue vão dormir, apenas estipulando por mapa quais vilarejos ou cidades serão suas metas diárias.
Assim como era feito antigamente, as pessoas vão percorrendo um dia a após o outro sem expectativas e planejamentos fixos.
Para quem gosta de aventuras, de acampar e quer uma viagem que realmente seja fora da zona de conforto, essa é uma alternativa. Mas claro que ela também exige uma preparação diferente e uma mochila mais equipada.
Já outras pessoas preferem fazer a viagem com mais comodidade e com uma programação definida, o que dá maior segurança para pessoas menos aventureiras. Nesses casos, os viajantes já iniciam a caminhada sabendo exatamente quanto percorrer em cada dia, onde vão parar para comer, para dormir e podem ter até as reservas de acomodações já feitas.
Essa previsibilidade pode dar mais conforto, infraestrutura nas paradas e tornar a experiência mais prática para quem quer menos riscos.
Considerações
E você, tem vontade de fazer o Caminho de Santiago? Está pensando em viver essa experiência? Comente aqui!
Inclusive, existe um site oficial do Caminho de Santiago com bastante informação sobre as rotas e muito mais. Não deixe de conferir!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!
Ter a vida de um viajante é um sonho pra você? Descubra como o Estevam viaja o Brasil e o mundo, pagando muito pouco, aproveitando todo o conforto da Execuryca e o que tem de melhor nas salas VIP!
Se você está aqui é porque ama viajar, e pensando nisso criamos o Viajando Com Milhas. Um curso que se tornou uma comunidade, com milhares de viajantes aproveitando o nosso time de especialistas, para ficar sempre por dentro das melhores estratégias de acúmulo de milhas e emissões que tornam a sua viagem muito mais barata.
Quer saber mais? Clique AQUI e veja tudo o que preparamos para você!