Sugestões de rotas para viajar de carro no Brasil

Sugestões de rotas para viajar de carro no Brasil

Se tem uma coisa que o Brasil tem de sobra são opções de destinos para viajar de carro. Seja em longas ou curtas distâncias, a malha rodoviária interliga praticamente todo o nosso país e, por isso, existe uma infinidade de rotas para fazer.

Tanto para curtir apenas finais de semana, quanto para tirar férias e fazer uma longa jornada de destinos, conhecer o Brasil de carro definitivamente tem opções para todos os gostos. Por isso, trouxe algumas sugestões de rotas para viajar de carro e conhecer diferentes regiões, com diferentes características, para você planejar seu roteiro pelas estradas. 

Sugestões de rotas para viajar o Brasil por estradas

Uma sequência de capitais do Nordeste

Se você tiver tempo de aproveitar muita praia e cidades repletas de história, essa é uma sugestão ideal. A distância entre algumas capitais do Nordeste não é muito longa, o que possibilita um bom roteiro para conhecê-las em sequência de carro.

Mas, se o tempo for menor, também dá para escolher apenas um estado e, a depender do tamanho do litoral, por exemplo, explorar apenas um deles.

Além disso, você ainda poderá percorrer enormes extensões de estradas que ainda estão cercadas pela Mata Atlântica original e acessar diversas praias praticamente desertas, que ficam ao longo do caminho (Porto de Galinhas).

Roteiro 

  • Começando por Salvador, na Bahia, não faltam atrações, lugares para visitar e praias dentro e fora da cidade para conhecer. 
  • A 323 km, seguindo pela rodovia BA-099 (Litoral Norte), é possível chegar a Aracaju, capital de Sergipe
  • Continuando pela BR-101, o próximo destino é Maceió, em Alagoas, 278 km depois. 
  • Em sequência, dá para incluir dois destinos seguindo o litoral para Pernambuco: Porto de Galinhas – em 237 km – e a capital Recife – em 62 km. 
  • A 116 km, seguindo pela BR-101, estará João Pessoa, capital da Paraíba.
  • Por fim, para quem tiver tempo e disposição de continuar, ainda dá para chegar ao Rio Grande do Norte, passando por Pipa, que fica a 140 km da capital paraibana. Enfim, o roteiro pode terminar em Natal, 83 km depois. 

Litoral do Sudeste

Aqui, assim como no Nordeste, é possível fazer uma sequência de estados ou optar pelo litoral de cada um. A diversidade de destinos é tão grande, que o roteiro de carro pode variar pela disponibilidade e interesses dos viajantes. 

Roteiro 

  • Partindo do litoral de São Paulo, é possível conhecer São Sebastião a 198 km e, 77 km depois, chegar a Ubatuba – que tem algumas das praias mais bonitas e famosas do estado.
  • Seguindo para o estado do Rio de Janeiro, é possível passar pelo litoral sul e conhecer Paraty, 73 km depois de Ubatuba, e Angra dos Reis, 96 km à frente. A sequência pelo estado ainda pode incluir a própria capital e seguir para a Região dos Lagos, no Litoral Norte. 
  • Enfim, o roteiro pode ser prolongado, para quem tiver disponibilidade, e seguir para o Espírito Santo. 300 km depois da Região dos Lagos, via BR-101, é possível chegar a Marataízes. Em seguida, Guarapari está a 63 km e a capital Vitória, em sequência, a 54 km. Por fim, o roteiro pelo litoral do Sudeste pode ser encerrado em Conceição da Barra.

Cidades históricas de Minas Gerais

Para explorar o interior e a história do Brasil, Minas Gerais possui um roteiro que inclui diversas cidades que são relíquias do turismo nacional. Com destinos bem próximos uns dos outros, é possível conhecer vários lugares repletos de belezas naturais e arquitetônicas em uma sequência que pode ser feita tranquilamente de carro.

O que não falta no interior de Minas são cidades que poderiam entrar nesse roteiro e torná-lo enorme. Então, vai de cada um optar por colocar mais cidades, como Tiradentes e São João del Rei.

Roteiro

  • Saindo de Belo Horizonte, a primeira parada sugerida é a cidade de Sabará, que fica bem pertinho da capital mineira – cerca de 20 km.
  • Em seguida, o roteiro pode continuar pela BR-262 e chegar em Caeté, também cerca de 20 km depois; 
  • A 72 km de Caeté está Barão de Cocais, que possui sítios arqueológicos, santuário e atrações turísticas naturais. 
  • Muito famosa, sobretudo após o desastre sofrido em 2015, Mariana é mais uma cidade que pode entrar no roteiro e fica a 72 km pela MG-129.
  • Por fim, Ouro Preto é uma parada obrigatória para quem vai explorar o interior mineiro. Apenas 14 km de Mariana, a cidade que tem seu patrimônio reconhecido pela Unesco e uma riqueza imensa para ser conhecida. 

Se tem um tipo de viagem que renderia muitas sugestões dentro do Brasil, são as opções para viajar de carro. Seja para conhecer uma cidade, estado ou região, não faltam alternativas tanto de destinos de praia e belezas naturais, quanto de cidades históricas e ricas em patrimônios que contam sobre o passado do nosso país.

Eu, particularmente, adoro viagens em que preciso pegar a estrada. O próprio trajeto, muitas vezes, é uma atração turística e pode reservar muitas surpresas. E você, gosta de viajar de carro e tem uma sugestão de roteiro? Compartilhe com a gente!

E não esqueça de assistir os vídeos e ler os posts do Brasil 60 aqui no Estevam Pelo Mundo antes de viajar para o seu próximo destino nacional!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário