Rio de Janeiro: tudo que você precisa para planejar sua viagem

Rio de Janeiro: tudo que você precisa para planejar sua viagem

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Estou no Rio de Janeiro e vou te mostrar tudo que você precisa saber antes de programar sua próxima viagem para a Cidade Maravilhosa. Inclusive, como visitar o Cristo Redentor quase vazio.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo:

Curiosidades

  • É o 3º menor estado do país, porém, o 2º maior economicamente.
  • O estado tem 92 municípios e 17 milhões de habitantes, sendo 7 milhões só na capital.
  • Foi capital do Brasil por mais de 200 anos, até os anos 60 quando foi transferida para Brasília.
  • A cidade do Rio é a mais visitada do país e da América Latina.

O que fazer


Cristo Redentor

É, com certeza, o ponto turístico mais icônico da cidade. É o 3º maior cristo do mundo, com 30 metros de altura mais uma base – onde fica uma capela – de 8 metros. Ele fica em cima do Corcovado e do alto a visão da cidade é maravilhosa. Conseguimos ver muitos outros pontos turísticos do Rio.Aliás, pela altura e localização estratégica, muito antes do Cristo Redentor, o pico do Corcovado era usado para avistamento de possíveis invasões a então capital do Brasil, lá pelos anos de 1824.

Inaugurado em 1931, a estátua feita de cimento armado e revestido de pedra sabão, mas totalmente oco por dentro, levou 9 anos para ficar pronta. Hoje, é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Pra subir no Cristo e pegar o lugar praticamente vazio, a dica é subir com o pessoal da @vansdocorcovado, que nos pega em Copacabana. Mas já aviso que tem que acordar cedo, porque senão vai ver o Cristo lotado.

Para os mais aventureiros, dá para subir fazendo trilha. Ou ainda, de trenzinho. Mas, não tem como escapar. De um jeito ou de outro, tem que pagar para ver o Cristo.

Ainda lá em cima do morro, você pode visitar o Centro de Visitantes Paineiras, um antigo hotel construído por D. Pedro II, em 1884. Tem lojinhas, cafés, restaurantes etc. Em cima das lojinhas, não deixe de visitar o museu que conta um pouco da história do Rio de Janeiro.

Mirante Dona Marta

É outro local que podemos ver a cidade do alto e seus pontos turísticos famosos. É um dos pontos turísticos mais visitados do Rio e de lá conseguimos ver, por exemplo, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Maracanã.

Forte de Copacabana

Antes de existir o forte, no local havia uma igrejinha chamada Nossa Senhora de Copacabana e, em 1914, ela foi derrubada para dar lugar ao forte. Dentro do forte, há um museu histórico do exército e um espaço cultural, além da famosa Confeitaria Colombo. 

Hotel Nacional do Rio de Janeiro

Embora eu não tenha me hospedado nele, resolvi passar um tempo para conhecer o hotel, o spa e almoçar. Este edifício, construído por Oscar Niemeyer, é considerado um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e símbolo da arquitetura brasileira. Foi construído nos anos 60 e muito bem frequentado durante 20 anos, mas devido a brigas familiares, ficou mais 20 anos fechado, e só depois das Olimpíadas do Rio (2016) foi reaberto.

Praça Mauá

Durante muitos anos era o píer da cidade, mas a área foi totalmente revitalizada e hoje abriga uma série de atrações e atividades, como, por exemplo, o Museu do Amanhã, que já virou um cartão postal da cidade. Além disso, o museu é muito legal e conta um pouco da nossa história como humanidade e para onde estamos caminhando.

Aliás, toda essa área revitalizada é chamada de Boulevard Olímpico, porque foi construído para as Olimpíadas do Rio. Na praça, a história é contada por seus muitos edifícios, como o Mosteiro Beneditino, o primeiro arranha-céu da cidade de 1930, além do Museu de Arte do Rio (MAR) e, claro, o Museu do Amanhã.

Mais adiante, no Boulevard, é possível ver o Mural 5 Etnias, do artista Kobra, que já foi considerado o maior grafite do mundo, com seus 3 mil metros quadrados. 

Marina da Glória

Pegamos um veleiro na marina para ver o pôr do sol. O passeio dura 3h e vai até Niterói, passando por pontos turísticos, como, por exemplo, a Urca.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Parada obrigatória em uma visita ao Rio de Janeiro. Até porque, ela é conhecida como coração da cidade, porque tem de verdade o formato de um coração. É um lugar incrível para curtir o fim de tarde, fazer exercícios, piquenique, andar de pedalinho e muito mais.

Onde comer

  • Confeitaria Colombo – super tradicional e famosa na cidade, não pode deixar de conferir. Tem a loja do centro, que é a mais tradicional, e uma no Forte de Copacabana.
  • Sobrado da cidade – instalado num casarão antigo todo de azulejo, muito lindo e serve pratos deliciosos. Ah, e o serviço é muito bom!
  • Fresh & Good Restaurante – comida muito boa e drinks interessantes.
  • Joaquina – em frente à praia do Leme, serve pratos bem gostosos.

Onde se hospedar

  • Novotel Botafogo – excelente localização, com vista para o Pão de Açúcar e uma infraestrutura incrível para todos os tipos de hóspedes.
  • Sheraton Grand Rio Resort – estrutura maravilhosa para a família, uma vista linda e uma piscina enorme. Além do Sheraton Club, uma área exclusiva para hóspedes VIP.

Veja mais fotos do RJ:

É isso, viajante! Eu amei voltar para o Rio de Janeiro. Essa cidade é mesmo muito linda. Agora eu sigo viagem para Arraial do Cabo. Fica ligado aqui no blog para mais novidades e segue lá o meu canal do YouTube para ficar por dentro de tudo que rola no Projeto Brasil 60

Veja outras matérias que já escrevemos sobre o Rio de Janeiro: AQUI

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário