Palmas: o que fazer na capital mais jovem do Brasil

Palmas: o que fazer na capital mais jovem do Brasil

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Minha viagem pela região Norte continua, agora o Brasil 60 está em Palmas, capital do Tocantins a capital mais nova do país. Praias lindas, pôr do sol maravilho e belíssimas cachoeiras. Vem comigo que eu te conto tudo nesta matéria.

Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!

Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo:

Vamos de historinha antes de começar. Os estados do Tocantins e de Goiás eram uma coisa só. Mas, com o surgimento do Distrito Federal, a região Sul de Goiás começou a se desenvolver muito e o Norte ficou um pouco esquecido. Foi assim que começou um movimento separatista na Comarca de São João de Palmas. E foi deste movimento que surgiu o estado do Tocantins, através da Assembleia Constituinte de 1988, e a criação de Palmas, em 1989, oficialmente transformada em capital em 1990.

Fatos curiosos sobre o Tocantins:

  • Tocantins tem esse nome por causa do rio homônimo que corta o estado de Norte a Sul, além disso, havia uma comunidade indígena com este mesmo nome, que em Tupi significa bico de tucano.
  • Tem apenas 1,5 milhão de habitantes, sendo 310 mil na capital.
  • O estado é formado por 139 municípios, sendo apenas 2 com mais de 100 mil habitantes.
  • Palmas tem esse nome porque tem sim muitas palmeiras, mas, também, devido a Comarca de São João de Palmas.
  • O estado tem o 3º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região Norte, além disso é referência em saúde.
  • Por ser um estado ainda novo, há poucos tocantinenses, a maioria da população veio de outros estados brasileiros.
  • A culinária local é muito parecida com a de Goiás, e faz sentido né, mas também tem muita influência dos outros estados do Norte.
  • O Tocantins tem o segundo maior bioma do país, sendo 91% do estado de Cerrado e 9% Floresta Amazônica.
  • Palmas foi eleita, em 2018, como uma das cidades mais desenvolvidas do Norte.
  • A cidade tem a maior praça urbana da América Latina, a Praça dos Girassóis.
  • O estado tem a maior cadeia de serras do Brasil, as Serras Gerais.

O que fazer

Praça dos Girassóis

Estevam em Palmas - Tocantins

É a maior praça urbana da América Latina com 571km quadrados. Nela estão diversas atrações como o Palácio Araguaia, sede do governo do estado, e que demorou apenas 13 meses para ser construído. E bem em frente do palácio fica o marco que representa centro geodésico do Brasil.


Ainda na praça, fica o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, que homenageia os 17 soldados do Forte de Copacabana e um civil – dizem que era o fotografo, que em 1922 saíram para combater mais de 3 mil homens das forças governamentais exigindo o fim das oligarquias do poder, a chamada política do café com leite. Foi a primeira revolta do movimento tenentista e que deu origem a Coluna Prestes.

Estevam em Palmas - Tocantins
Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

Mais ao sul da praça fica o Memorial Coluna Prestes, obra do ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. O memorial homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930 e dentro dele, há 81 peças originais em exposição que conta a história da Coluna Prestes e seus integrantes.

Estevam em Palmas - Tocantins
Memorial Coluna Prestes

O Memorial Coluna Prestes e o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana formam um complexo museológico histórico-cultural.

Também a praça fica o Relógio do Sol. O maior do Brasil com 6 metros de altura e 60 metros de diâmetro. O mostrador das horas fica no chão e é feito de pedras portuguesas, enquanto as linhas pretas indicam as horas. À noite, o relógio aponta a movimentação da constelação do Cruzeiro do Sul.

Estevam em Palmas - Tocantins
Relógio do Sol

Praia da Graciosa

Estevam em Palmas - Tocantins

Foi revitalizada há pouco tempo e ficou muito lindo. A orla agora conta com ciclovia que vai até o píer, restaurantes, playground para os pequenos e tem ainda uma quadra de vôlei. A areia da praia não é natural do local, por isso, a prefeitura repõe com frequência. Além desta, existem outras 4 praias famosas: Praia dos Buritis, do Prata, do Caju e das Arnos.

Orla Park

É só atravessar a Ponte Fernando Henrique Cardoso,  que liga a cidade de Palmas ao distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional, e chegar a Orla Park. É bem pertinho e uma excelente dica para passar o dia.

Ponte Fernando Henrique Cardoso

Ilha Canela

Esta praia artificial fica a apenas 3km da margem do Lago de Palmas e é uma propriedade particular, com atracadouro e área de camping, além de restaurante e quiosques. Muito legal para passar uma tarde bem divertida e tomando uns drinks, mas tem taxa para entrar ok. E de lá, peguei um barco para ver o pôr do sol, que é um dos mais lindos que eu já vi. Eu fui com o pessoal da @palmaslanchastour.

Taquaruçu

De carro dá meia hora de Palmas. São mais de 80 cachoeiras e ideal para quem curte ecoturismo. Tem tirolesa, rapel e mais um monte de coisa pra ver e fazer por aqui. Você pode vir de carro e explorar a região se você conhece bem ou então encontrar uma agência que faz passeios, que foi o que fiz. Eu contratei o pessoal da @jalapao_cowboyturismo.



Museu Histórico do Tocantins (Palacinho)

Foi a primeira construção de Palmas e serviu como sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Hoje é um museu com uma importante coleção de objetos do estado.

Feira da 304 Sul

Ideal para comprar produtos típicos do estado e coisas diferentes e gostosas, como paçoca de carne de sol, cocada de babaçu e muito mais. Eu não tive coragem de provar o chambaril, também conhecido como ossobuco.

Parque Cesamar

Complexo recreativo da cidade, com pista para caminhar, espaço para as crianças e muito mais para se divertir numa tarde de sol. Durante a noite, o lago tem uma fonte iluminada e também pedalinhos. É aqui que fica aquele letreiro lindo do EU AMO PALMAS. E tem muita capivara, gente. Nunca vi tantas.

Voo panorâmico

Para encerrar minha visita a Palmas, eu fiz um voo panorâmico com o pessoal da @bravosierraaviacao.

Onde comer

  • Dona Maria Beach – fica na praia da Graciosa, é descolado e tranquilo e os pratos são inspirados no famoso restaurante Coco Bambu.
  • Choupana do Lago – fica na praia da Graciosa e a dica é pedir o típico tucunaré tocantinense.
  • Dona Maria Signature – mais chique e fica no centro de Palmas, serve culinária de diversos países.
  • Aldeia da Serra – fica em Taquaruçu e serve um pastel de carne com pequi que é uma delícia.

Onde ficar

Hotel Girassol Plaza – simples e muito bem localizado, recomendo.
 
Veja mais fotos:

É isso, viajante! O Tocantins tem um dos pores do sol mais lindo que eu já vi. A comida é uma delícia e as belezas são muitas, viajante. Fica ligado aqui no blog que eu breve vou postar sobre minha passagem pelo Sudeste do Brasil. Segue lá o meu canal do YouTube e fique por dentro do Projeto Brasil 60
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário