Certificado de vacina em São Paulo é adotado em espaços públicos

Certificado de vacina em São Paulo é adotado em espaços públicos

Na última segunda-feira (23), os paulistanos receberam um anúncio da prefeitura da cidade: o certificado de vacina em São Paulo como nova medida de segurança em meio à vacinação contra a covid-19. A medida consiste em comprovar a imunização completa por parte dos moradores e turistas para terem acesso a determinados espaços propícios a aglomeração. Segundo divulgação, o certificado de vacina em São Paulo será uma exigência para a entrada tanto de profissionais, quanto de frequentadores em espaços públicos.

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, entende que deva ser obrigatória a exigência do comprovante de vacinação para frequência de pessoas em grandes eventos, como feiras, congressos e espetáculos; e facultativa para locais de fluxo e permanência eventual de pessoas, como bares, restaurantes e centros comerciais“, explicou a prefeitura da cidade.

No caso de estabelecimentos, a opção de adotar ou não a medida caberá a cada empresa. De toda forma, a solução faz parte da prevenção a disseminação de casos da covid-19 durante a campanha de vacinação em São Paulo.

Ainda que haja a exigência da imunização completa para o acesso a eventos e ambientes, a prefeitura reforça que o certificado de vacina em São Paulo não muda regras fundamentais de contenção de vírus.  Uma delas é a continuidade do uso obrigatório de máscaras nos locais, exceto nos momentos de consumo de comidas e bebidas.

Atualmente, São Paulo já oferta os imunizantes para todos os cidadãos acima com mais de 18 anos. De acordo com dados do Governo do Estado de São Paulo, até o momento, mais de 4,5 milhões de pessoas já estão completamente imunizadas na principal cidade. 

Como obter o certificado de vacina?


Uma das soluções do certificado de vacina em São Paulo nos estabelecimentos e eventos é uma alternativa do próprio governo local. Lançado em 2020, o aplicativo Poupatempo Digital oferece uma diversidade de serviços públicos locais, incluindo uma versão online da carteira de vacinação. Essa alternativa é exatamente igual a carteira física que os cidadãos recebem na unidade de saúde que receberem o imunizante.

Assim, sendo um cidadão paulista, não é necessário levar o comprovante de papel quando for a um dos espaços que exija o certificado. Porém, para os turistas, uma alternativa digital é o uso do Conecte SUS (que você pode conferir como emitir o certificado nesse post!).

Caso o cidadão tenha cadastro no Portal Poupatempo do estado de São Paulo, basta fazer o login no aplicativo. Mas, se não for o caso, a própria plataforma oferece acesso para realizar cadastro, que é feito com seus dados básicos da pessoa.
Enfim, após conseguir acessar o aplicativo Poupatempo digital, é possível acessar e a carteira digital de vacinação. Através dela, tanto o QR Code ou o código do certificado servem para verificação da imunização.

Medida de contenção do coronavírus

Apesar de não ser uma alternativa adotada de forma massiva no Brasil, algumas grandes cidades pelo mundo também adotaram a medida. Um exemplo é Nova York, que anunciou a comprovação de vacinação em estabelecimentos fechados como como uma regra no início deste mês.

Ademais, a mesma atitude foi adotada por governos locais em cidades na França e na Itália para a entrada em bares, restaurantes e academias. Em todos as localidades, o posicionamento das autoridades é de que esta é uma alternativa para conter a transmissão da covid-19. 

Considerações 

De fato, uma vez que alguém está completamente imunizado da doença, possui menores chances de se contaminar. Entretanto, a vacina não é uma garantia completa de que a pessoa não pegará o vírus e nem transmitirá para outras pessoas.

Por isso, o uso de máscara segue como uma orientação em todos os lugares, assim como evitar grandes contingentes de pessoas, quanto possível. Os cuidados mantêm-se até que um maior número de pessoas recebam os imunizantes de forma completa. Só assim, as medidas poderão se tornar mais brandas e os riscos menores.

Para continuar se informando sobre as restrições e medidas de segurança em cidades e países, não deixe de acompanhar o site do EPM! Além disso, vamos seguir trazendo informações sobre as retomadas de viagens para que você possa explorar o Brasil e mundo! 
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continua sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveite e se inscreva em nosso canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário