Visitei a casa onde mataram Chico Mendes

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 está no Acre e, neste post, eu vou contar como foi minha visita na casa onde o ambientalista Chico Mendes foi assassinado!
Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!
Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo:

 

Parque Ambiental Chico Mendes
Antes de ir até Xapuri, interior do estado, visitar a casa de Chico Mendes, passamos em frente ao parque que leva o seu nome e onde o turista pode ver a extração do látex. Além de ver vários animais locais e plantas nativas desta região do estado. Por estar em reforma, não pudemos entrar no parque, mas vale a dica para quem visita Rio Branco.
Senador Guiomard
A caminho de Xapuri, passamos pela cidade de Senador Guiomard, que é a mais próxima de Rio Branco. Apesar de bem perto da capital, já sentimos uma grande diferença no clima, que é bem mais sossegado, de interior mesmo. A cidade também é conhecida como a terra do amendoim. Isso porque nos anos 50 vários japoneses vieram para esta região do Acre e trouxeram a cultura do amendoim, que é muito forte até hoje na cidade.
Dica para o almoço: Fazenda Três Meninas
A minha dica, para quem está fazendo esse trajeto até Xapuri para visitar a casa de Chico Mendes, é parar na Fazenda Três Meninas para almoçar. O restaurante é bem interessante, serve comida local e tem opções para todos os gostos, bem como um preço justo. Além do restaurante, o local conta com uma pousada e atividades de lazer. O lugar é bem gostoso para passar umas horinhas e para quem viaja com criança, eles vão adorar passear de barco e alimentar as tartarugas do local.
Xapuri
A cidade, que fica a 175 km de Rio Branco, não é muito grande e conta com cerca de 20 mil habitantes. Vale a pena passar um dia na cidade, que é bem tranquila. Passear pela praça principal, comer alguma coisa, e claro, conhecer mais sobre a história de Chico Mendes. Mas, a dica é um bate e volta, porque não há muito o que se fazer na cidade.
Xapuri-Acre-Chico Mendes
Casa de Chico Mendes
Antes de tudo, vamos começar contando um pouco da história deste ambientalista e explicar por que ele foi assassinado em 22 de dezembro de 1988.
Xapuri era muito conhecida por ser um dos maiores polos de seringais do mundo. Com o boom da borracha na Amazônia, o Acre se tornou o coração da extração do látex. Para se ter uma ideia, no século 20, quase toda borracha do mundo era proveniente do Brasil, sendo 60% do Acre.
Justamente por conta dessa enorme extração, Xapuri era conhecida como princesinha do Acre, pela enorme riqueza que produziu ao estado com a borracha dos seus seringais. Mas, com toda essa riqueza, além do crescimento, vieram também os problemas e a ganância.
Xapuri-Acre-Chico Mendes
Chico Mendes foi pioneiro na defesa da natureza e uma das primeiras pessoas a lutar pela preservação dos seringais e da Amazônia. Além disso, ele ainda lutava pelo pelos direitos dos seringueiros e dos trabalhadores e contra a ditadura militar da época.
Ele iniciou vários movimentos que não agradaram muitas pessoas, em especial os empresários e estrangeiros que tinham na extração do látex a sua grande fortuna. Ele sofria diversas ameaças e um dia, sofreu uma emboscada em sua própria casa, assassinado a mando de um grileiro de terras. Mas, a sua luta segue até hoje.
E você, viajante? Acha que vale a pena preservar a natureza ou o desenvolvimento vale a destruição da Amazônia?
 
É isso, viajante! Segue lá o meu canal do YouTube e fique por dentro do Projeto Brasil 60
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

 

 
 

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário