Teste de covid-19 deixa de ser exigido para entrar no Brasil
Brasileiros e estrangeiros completamente vacinados podem entrar no Brasil com mais facilidade! O governo divulgou no Diário Oficial da União na última sexta-feira (1) uma atualização sobre as medidas de viagem para ingresso no país. Agora, o teste de covid-19 não é mais obrigatório.
Com as novas medidas, qualquer pessoa pode entrar no Brasil “desde que seja apresentado à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, comprovante de vacinação, impresso ou em meio eletrônico”.
As novas regras já estão vigentes para todas as vias (aéreas, terrestres e marítimas) de entrada em território nacional. No caso de cruzeiros de passageiros, as operações ficam condicionadas à portaria do Ministério da Saúde sob cenário epidemiológico, definindo regras adicionais – como quarentena – para passageiros.
As atualizações das regras de entrada foram assinadas pelos ministros da Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Infraestrutura.
Até então, era necessário realizar um teste de antígeno ou RT-PCR previamente à viagem e comprovar resultado negativo, além do comprovante de vacina e da Declaração de Saúde do Viajante.
Confira detalhes da portaria com a nova flexibilização aqui!
Condições de vacinação completa para entrar no Brasil
Para as autoridades brasileiras, é considerada vacinada toda pessoa que tenha no esquema de imunização contra a covid-19 com, ao menos, duas doses ou dose única. A última vacina recebida deve ter sido administrada, pelo menos, 14 dias antes do embarque.
É necessário que os imunizantes utilizados sejam reconhecidos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou pelas autoridades do país em que o viajante recebeu as dosagens.
Os comprovantes de vacina devem conter o nome do passageiro, o nome do fabricante ou marca da vacina, lotes, doses aplicadas e datas de recebimento dos imunizantes.
Novas regras para não vacinados
Para pessoas que não foram totalmente vacinadas contra a covid-19, independentemente da razão, o teste negativo é requisito para entrar no Brasil. O exame deve ser realizado 24 horas antes do embarque para o país, podendo ser teste de antígeno ou RT-PCR.
Atestados de recuperação da doença não serão aceitos entre as regras de desembarque em território brasileiro para substituir o comprovante de vacina. O teste negativo também é um requisito para estes viajantes.
Considerações
Gostou da flexibilização de regras para entrar no Brasil? Muito mais prático fazer viagens internacionais e economizar ao voltar para casa, né?
E falando em economizar, não esqueça que se quiser ajuda para comprar passagens internacionais baratas para sua viagem, conte com a ajuda da EPMilhas! O time irá conseguir tarifas emitidas com milhas que, normalmente, custam menos que os convencionais preços em dinheiro.
Para solicitar um orçamento com a EPMilhas, preencha este formulário ou entre em contato com a equipe pelo WhatsApp aqui!
Confira mais notícias e atualizações sobre viagens aqui!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.