SMILES E QATAR ENCERRAM PARCERIA SEM AVISO PRÉVIO

A Smiles anunciou hoje o fim da parceria com a Qatar Airways. O anuncio pegou a todos de surpresa e veio sem aviso prévio. Assim, não será mais possível, através da Smiles, emitir bilhetes ou acumular milhas na empresa de bandeira do Qatar. 
O encerramento da parceria já passa a valer hoje, dia 01/06
Smiles - Qatar Airways

O QUE DIZ A SMILES

A Smiles divulgou em seu site a seguinte nota: 
“A partir do dia 01/06/2021, não será mais possível acumular e resgatar milhas em voos da companhia aérea Qatar Airways. Os clientes que possuem voos com embarque até 31/05/2021, procedentes de passagens adquiridas em dinheiro, e ainda não pediram o crédito das milhas, terão até 31/10/2021 para fazer a solicitação. Importante esclarecer que essa mudança não afeta as passagens Qatar já emitidas via Smiles, independentemente da data de embarque. Todos os clientes terão seus bilhetes honrados pela cia, bem como as reservas pelo Viaje Fácil.”

ALTERNATIVAS PARA EMISSÕES COM A QATAR AIRWAYS 

A partir de agora, as alternativas para emissão em voos da Qatar Airways se dão através de programas como LATAM Pass, American AAdvantage, Iberia Plus e Executive Club (da British Airways). 
Escrevi, inclusive, recentemente sobre um excelente sweet spot de emissão da Qatar Airways para a Africa do Sul utilizando pontos Latam Pass

14 FREQUÊNCIAS SEMANAIS ENTRE DOHA E SÃO PAULO A PARTIR DE AGOSTO 

A bomba vem justamente no momento em que a Qatar Airways anuncia a ampliação de seus voos para o Brasil. A partir de 02 de agosto serão dois voos diários entre Doha e São Paulo, operados com os novos Airbus A350-1000, com 46 assentos Q-Suites na classe executiva e 281 na econômica. Esta é atualmente a maior aeronave em uso da frota da empresa. 
Veja abaixo os horários dos voos da Qatar a partir de 02 de agosto:
Doha – São Paulo

  • QR 779 01h25 – 09h35
  • QR 773 07h30 – 15h40

São Paulo – Doha

  • QR 774 02h40 – 23h00
  • QR 780 20h35 – 16h55

CONSIDERAÇÕES
O fim da parceria da Smiles com a Qatar Airways pode se dar ao fato da já estreita parceria entre a Qatar e LATAM. Destacamos, que além de participação significativa na empresa sul-americana, a empresa de bandeira do Qatar expandiu, em janeiro último, seu acordo de codeshare com a LATAM. 
Trata-se de uma péssima notícia para nós, uma vez que as emissões com a Qatar Airways através da Smiles ofereciam excelentes opções de viagem, em especial para o Oriente Médio, para o continente africano e para a Ásia. Eu mesmo fiz valer a pena vários resgates nas QSuites da Qatar utilizando milhas Smiles, bem como na então primeira classe da empresa no seu Airbus A380-800, antes da pandemia. 
Os reviews destes voos serão publicados aos poucos aqui neste espaço. 

Smiles - Qatar Airways
Em meu mais recente voo na QSuite (classe executiva) da Qatar. Bilhete, há época, emitido com milhas Smiles

FALTA DE AVISO PRÉVIO

Decepção. Esta é a palavra que, para mim, melhor define o encerramento desta parceria sem a devida falta de aviso prévio. 
No dinâmico universo dos programas de fidelidade, parcerias se firmam e se encerram. É absolutamente normal e salutar, inclusive. Faz parte da dinâmica do mercado, ou do jogo, utilizando uma linguagem mais coloquial. 
Entretanto, na minha ótica, os avisos de encerramento de parcerias devem ser comunicados ao consumidor com antecedência. Assim, clientes não são pegos de surpresa e conseguem com uma margem de tempo se planejar e emitir o bilhete desejado para suas viagens. 
Vou mais além e, de antemão, já peço desculpas pela franqueza objetiva: ao agir desta maneira, a Smiles falta com a transparência e a credibilidade para com seus clientes. Ponto. 
Lamento profundamente a falta de aviso prévio referente ao fim desta que foi, durante muitos anos, uma importante parceria.

EM CONTATO COM A SMILES

A equipe EPM já entrou em contato com a Smiles em busca de maiores informações. Tão logo recebamos uma resposta informaremos aos nossos leitores. 

FINALIZANDO

E você? Já havia emitido bilhetes com a Qatar Airways utilizando milhas Smiles? Pretendia realizar alguma emissão e foi prejudicado? 
Se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Pois bem, e agora, para não perder o hábito, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM, bem como chefe de edição para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

LUCAS CABRAL

 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto aos viajantes. 

Escrito por Lucas Cabral

Deixe um comentário