Roteiro de 10 dias pelas melhores praias de Pernambuco

Roteiro de 10 dias pelas melhores praias de Pernambuco

O melhor das belezas naturais de Pernambuco podem ser visitadas em uma única viagem ao estado! Basta que você tenha seus dias organizados, com uma programação que vai te levar de norte a sul do litoral para aproveitar os destinos mais fantásticos desse pedaço do Nordeste! Por isso, criamos um roteiro de dez dias pelas melhores praias de Pernambuco para você aproveitar ao máximo!

O litoral pernambucano possui 187 km que podem, facilmente, ser divididos em uma viagem de dez dias, se você focar exclusivamente em visitar as principais e mais famosas praias. Se você optar por conhecer Recife e apenas parte do litoral, programe em média dois dias para cada destino. 

Na grande maioria dos principais lugares que vamos recomendar neste roteiro, é possível encontrar diárias para duas pessoas em acomodações a partir de três estrelas custando R$ 300,00. 

Então, aproveite este custo benefício que vamos te indicar a seguir e comece já a planejar sua viagem para o Nordeste

Melhor forma de fazer o roteiro por Pernambuco

Existem duas formas de conhecer o litoral e as principais praias de Pernambuco. A primeira é desembarcando na capital Recife e alugando um carro particular para fazer os trajetos à sua maneira. 

A segunda opção, também partindo de Recife, é contratar passeios particulares que levam aos principais destinos fora da cidade. Como o estado não tem um litoral muito extenso, é comum encontrar empresas de turismo que façam traslado e ofereçam pacotes para as principais praias de norte a sul. 

Passagens para Recife

Comprar passagens com milhas é a melhor forma de encontrar as melhores tarifas. Para conferir dicas de como acumular pontos através das melhores promoções dos programas de fidelidade acesse aqui!

E, se você estiver pensando em fazer uma viagem internacional, entre em contato com a EPMilhas e a nossa equipe vai te ajudar a encontrar as melhores oportunidades. 

Preencha este formulário para solicitar um orçamento com a EPMilhas ou entre em contato com a equipe pelo WhatsApp aqui! 

Aluguel de carro 

Caso tenha interesse em alugar um carro e conseguir desconto nas diárias para viajar para o Nordeste e conhecer as principais praias de Pernambuco, acesse aqui

Roteiro de 10 dias pelas principais praias de Pernambuco

Dias 1 e 2 – Tamandaré e Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros em Pernambuco

Comece a viagem por uma das praias mais bonitas do Brasil.

O município de Tamandaré, localizado a 104 km de Recife, será a sua primeira parada do roteiro, iniciando pelo sul do litoral de Pernambuco. A principal atração entre as belezas naturais é a famosa Praia dos Carneiros – já eleita algumas vezes como a mais bonita do nosso país. 

Além dela, a Praia das Campas, que está logo em seguida, também vale a pena ser visitada. Por isso, reservar dois dias para aproveitá-las com calma é o ideal. 

Durante este período, fique hospedado no município de Tamandaré – as praias estão bem pertinho do centro – e aproveite as marés baixas para curtir as piscinas naturais de água cristalina.    

Dias 3 e 4 – Porto de Galinhas e Muro Alto

Guia Porto de Galinhas Pernambuco
Foto: MTur

Após conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil, siga cerca de 60 km ao norte do litoral de Pernambuco para chegar a um dos destinos mais famosos do Nordeste: Porto de Galinhas

O distrito turístico é perfeito para ser aproveitado durante a maré baixa, quando o paredão de recifes divide a praia em uma grande piscina natural azul. O mesmo ocorre na praia de Muro Alto, vizinha a Porto de Galinhas

Por isso, opte por dormir uma noite e conhecer não só as maravilhosas praias no melhor momento do dia, mas também os restaurantes e o centro comercial do destino. 

Para conferir detalhes do que fazer, onde ficar e onde comer, confira o guia completo de Porto de Galinhas aqui!

Dias 5 e 6 – Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho Pernambuco
Foto: MTur

A cerca de 35 km ao norte de Porto de Galinhas estão algumas das melhores praias do Cabo de Santo Agostinho. Em dias ensolarados, a Praia de Calhetas e Praia do Paraíso são um espetáculo para os visitantes. 

Calhetas é uma praia reservada, em um pequeno trecho de terra dentro de uma “mini baía” com algumas barracas na areia para você sentar e aproveitar o mar e a vista.

Já a Praia do Paraíso fica do outro lado da pequena península e possui águas tranquilas e estabelecimentos estruturados para quem quer aproveitar o dia à beira mar. 

Em Cabo de Santo Agostinho, você pode optar por ficar um ou dois dias, a depender do tempo de viagem que você possui e os seus interesses. Se seu foco for conhecer apenas as praias, um dia pode ser suficiente para visitar ambas. Mas, se você quer também explorar aspectos culturais e construções históricas, reserve dois dias e use um para explorar o centro da cidade.

Dias 7 e 8 – Recife

Recife Pernambuco

A capital de Pernambuco não poderia ficar de fora do roteiro de melhores praias do estado. Até porque, para atravessar o litoral do estado de norte a sul você acabará passando por ela.

Dois dias, de fato, é pouco tempo para você conhecer toda a cidade e ainda ir até Olinda no meio do roteiro. Apesar das praias da cidade serem boas opções, não são as mais fantásticas do litoral de Pernambuco. Por isso, se quiser, você pode trocar as praias urbanas para conhecer o centro histórico e os aspectos culturais de Recife

Se optar pelas praias, dê prioridade para conhecer a Praia de Boa Viagem e a Praia do Pina, as mais famosas e mais frequentadas da capital.

Mas, se quiser explorar a cidade e seus principais pontos, confira aqui as dicas do Estevam em sua última viagem para Recife

Dias 9 e 10 – Ilha de Itamaracá

Ilha de Itamaracá Pernambuco
Foto: MTur

Para fechar o roteiro, siga para o litoral norte de Pernambuco e visite a Ilha de Itamaracá

Localizada a 46 km de Recife, aqui estão algumas das principais praias da região. Como a ilha é extensa, dois dias são recomendados para que você possa explorá-la um dia na direção sul e um na direção norte. 

No primeiro deles, vá até a Praia do Forte Orange e pegue um barco para a Praia da Coroa do Avião, uma ilhota próxima ao litoral de Itamaracá. Neste mesmo dia, você ainda pode visitar a Trilha dos Holandeses para ter uma vista do alto belíssima das praias. 

E, para finalizar, use o segundo dia em Itamaracá para ir à Praia do Sossego, Enseada dos Golfinhos e Pontal da Ilha de Itamaracá

Assim, o tempo será suficiente para que você conheça os principais pontos deste destino, podendo reservar uma estadia no centro de Itamaracá para fazer todos os passeios. 

Considerações

Preparado para fazer essa road trip por Pernambuco? Dez dias ainda pode ser pouco para aproveitar ao máximo todos os destinos, mas é suficiente para conhecer algumas das mais famosas praias do Nordeste

E se não der para visitar tudo numa viagem só, não tem problema. Já é um motivo para voltar à Pernambuco depois! 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário