Portugal no verão: roteiro de 7 dias no Algarve

Portugal no verão: roteiro de 7 dias no Algarve

Uma viagem à Europa tem diferentes atrativos a depender do período do ano que você visita o velho continente. E Portugal no verão, por exemplo, reserva muito mais que calor nas suas principais cidades. Que tal fazer um roteiro pelo país aos destinos com praias fantásticas para aproveitar os longos dias de sol? 

Neste post, você vai encontrar uma programação para visitar a região do Algarve, ao sul do país. Vamos te indicar como se deslocar e a ordem das cidades para fazer com que você aproveite ao máximo essa viagem de verão na Europa

Apesar de ser um país pequeno em dimensões territoriais, Portugal tem uma riqueza enorme de belezas naturais. Por isso, se você quer conhecer os principais e melhores destinos do país durante os períodos de calor, reserve ao menos uma semana. 

Mas lembre-se que as águas das praias de Portugal são muito geladas, então não há outro período do ano melhor para conhecer o Algarve do que este. 

Confira aqui as melhores épocas para viajar para Portugal.

Neste post você vai encontrar o que fazer em Faro, Portimão e Lagos para aproveitar os dias de calor neste país. Estes destinos foram selecionados com base nos melhores destinos para aproveitar as praias de Portugal

Como chegar no Algarve?

Antes de mais nada, você precisa chegar em Portugal e, possivelmente, você usará Lisboa ou Porto como entrada no país. Para garantir as melhores tarifas de passagens internacionais, conte com a equipe da EPMilhas!

Para solicitar um orçamento, preencha este formulário ou entre em contato com a EPMilhas pelo WhatsApp aqui

Ônibus, trem e avião funcionam muito bem para interligar as principais cidades de Portugal. No entanto, como a região do Algarve está localizada ao extremo sul do país, a forma mais prática de ir para esta região, saindo de Lisboa ou Porto, é voando. 

A TAP Air Portugal e a RyanAir (uma companhia low cost que opera na Europa) são as principais empresas que oferecem voos partindo das duas principais cidades do país para Faro (maior cidade do Algarve). 

Para seguir o roteiro e percorrer o litoral sul de Portugal, você pode utilizar ônibus ou trem. Ambos os transportes possuem diversos horários diários interligando as principais cidades e o custo é muito semelhante entre as passagens. Faro, Portimão e Lagos, por exemplo, são facilmente interligadas pelos Comboios de Portugal

Roteiro 7 dias em Portugal no verão 

O que fazer em 1 dia em Faro

Faro Portugal no verão

Faro é uma cidade estratégica para chegar ao Algarve, sobretudo pelo seu aeroporto. No entanto, ela ainda não é o destino principal para quem busca as melhores praias de Portugal

Mas, a cidade tem um centro histórico típico das cidades do interior do país que merece uma caminhada. Por isso, um dia é suficiente para visitar seus principais pontos e seguir viagem para os lugares que reservam os preciosos cartões postais do litoral português. 

Após desembarcar em Faro, não deixe de visitar os seguinte lugares durante a sua estadia na cidade: 

  • Cidade Velha
  • Muralhas de Faro e Arco do Repouso
  • Igreja de Santa Maria
  • Arco da Vila

O que fazer em 3 dias em Portimão

Ferragudo Portimão no verão

É a partir daqui que você vai conhecer algumas das praias mais bonitas e paisagens de tirar o fôlego. Portimão está bem mais próxima do litoral que Faro e, por isso, a visita ao mar começará aqui. 

Por este motivo, reserve ao menos três dias para ficar em Portimão. Assim, você poderá ir às praias mais próximas da cidade, as mais afastadas e ainda conhecer a principal beleza natural desta região.

Dia 1 – Praia da Rocha, Praia dos Três Castelos e Praia do Amado

Essas praias estão localizadas uma ao lado da outra, ao sul da cidade de Portimão. Ficar hospedado na região delas é uma boa estratégia para curtir a comodidade de estar pertinho do mar e aproveitar bons estabelecimentos para comer ao longo da orla.  

Dia 2 – Ferragudo e Praia do Pintadinho

Use um táxi, transporte por aplicativo ou ônibus para ir até Ferragudo. Esta freguesia pertence ao município de Lagoa, mas está bem próximo de Portimão. Além do centro charmoso para caminhar, relaxar e sentar para comer algo, Ferragudo está bem próximo de uma das praias mais bonitas da região: a Praia do Pintadinho

O acesso a ela é um pouco restrito e exige a descida por uma pequena trilha, mas vale muito a pena. 

Dia 3 – Passeio para a Gruta do Benagil

Gruta do Benagil Portugal

Uma visita obrigatória para quem está no Algarve é fazer um passeio até a Gruta do Benagil. O ideal é reservar um dia para esse passeio, pois será necessário ir de barco de Portimão até o litoral do município de Carvoeiro para chegar a este paraíso. 

O acesso à Gruta ou Algar de Benagil é feito pela água, mas você pode entrar sob a caverna e ficar um tempinho para admirar o local. Basta que, ao comprar o passeio, você garanta que o barco vai te levar até o lugar e te dar alguns minutos lá dentro (alguns passeios vão somente até a entrada da gruta e não deixam você descer). 

Quem quiser, pode ir até a Praia de Benagil, vizinha ao Algar, e alugar canoas ou paddles para fazer o pequeno trajeto pelo mar. 

Confira mais detalhes sobre Portimão aqui.

O que fazer em 3 dias em Lagos

Lagos Portugal no verão

Algumas das praias mais bonitas nem exigem que você pague por passeios e faça grandes deslocamentos. Um dos encantos de Lagos é ter o litoral de rochedos bem pertinho do centro da cidade. 

Todas as praias sugeridas abaixo podem ser acessadas a pé, o que facilita a vida do viajante e torna cômoda a visita pelas praias dignas de cartão postal. 

Dia 1 – Passeio pelo centro de Lagos

Lagos é uma cidade com um centro muito charmoso e movimentado. Então, apesar das praias serem seu maior atrativo, não deixe de reservar um tempinho, ao menos no dia que chegar ao destino, para caminhar pelas ruas. Vale a pena sentar em algum bar ou restaurante para sentir a energia do lugar repleto de turistas.  

Dia 2 – Praia de Dona Ana e Praia do Camilo

Duas das praias mais famosas e mais fáceis de acessar no Algarve são a Praia de Dona Ana e a Praia do Camilo. O encanto de conhecê-las já começa nas escadarias que dão acesso à areia.

Normalmente o espaço nelas é um pouco disputado no auge do verão, pois a comodidade e a beleza atraem muita gente. Mas, independente da quantidade de pessoas, reserve um dia para elas. Você não vai se arrepender. 

Dia 3 – Praia da Balança e Ponta da Piedade

Ponta da Piedade Portugal no verão

Para fechar o seu roteiro pelo Algarve, vá para o extremo sul da cidade de Lagos para visitar a Praia da Balança e a Ponta da Piedade

A praia é igualmente fantástica, assim como as demais de Lagos. Mas, o fato de ser mais reservada entre os penhascos, com uma escadaria mais escondida para acessá-la, faz com que ela seja mais vazia que as sugeridas para o dia anterior. 

Após aproveitar a vista e tranquilidade dela, encerre o seu passeio pela região indo até a Ponta da Piedade, um ponto panorâmico do alto dos rochedos para ver a imensidão azul e as pedras desenhando um litoral que é indescritível de tão bonito. 

Considerações 

Se você quer aproveitar Portugal no verão, prepare a mala para curtir as praias e a coragem de entrar no mar gelado – nem que seja uma vez! A região do Algarve é um encanto do país que merece a visita e deve estar nos seus planos numa viagem ao país nos tempos de calor. 

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário