Por que você não deve viajar com dinheiro na mala

Por que você não deve viajar com dinheiro na mala

Experiências em viagens, sejam elas boas ou ruins, são aprendizados para nós e para outros viajantes. O caso deste post é um baita perrengue de viagem que vai te mostrar por que você não deve viajar com dinheiro na mala. Além disso, vamos te apresentar alternativas para levar suas reservas de forma mais segura.

Ninguém quer passar por problemas em viagem, certo? Muito menos ser roubado e perder dinheiro. Então, confira essa situação para evitar ver suas economias sumirem da sua bagagem.

Embarcando com dinheiro na mala de mão

Recentemente, um casal conhecido pela equipe EPM conseguiu tirar do papel uma viagem à Argentina que já estava sendo planejada há um tempo. E, ao preparar a mala, colocaram uma quantia de dinheiro em espécie na bagagem de mão. Mas, antes de irem para o aeroporto, registram em uma foto as cédulas que estavam em meio aos pertences.

O processo de embarque estava acontecendo normalmente, mas, na hora de entrar na aeronave, a companhia aérea veio com a habitual sugestão de despachar as malas de mão de forma gratuita devido à lotação do voo.

Sem prever o perrengue que estava por vir, o casal aceitou que as bagagens de cabine fossem levadas no porão da aeronave.

Porém, ao desembarcar em Buenos Aires e aguardar pelo voo de conexão para o destino final, os viajantes abriram a mala e o dinheiro não estava.

Sem sinais de arrombamento, a bagagem havia sido aberta e toda a reserva de dinheiro em espécie havia sido furtada. O único sinal estranho que foi percebido pelo casal é que, na etiqueta colocada pela companhia na alça da mala, havia uma marcação em caneta vermelha. No entanto, nenhum indício de que em momento a bagagem foi aberta.

Existe solução para furto de bens em malas?

Formas de viajar com dinheiro

Como conseguir provar que um bem estava dentro da mala antes do despache e que havia sumido depois?

Antes de mais nada, é importante destacar que o seguro viagem não ressarce furtos em bagagens despachadas. Apesar da cobertura incluir extravios, perdas e danos à mala de porão, o desaparecimento de pertences não estão inclusos nas cláusulas de contrato.

Então, mais do que dinheiro, evite colocar qualquer item de alto valor na mala despachada, pois o seguro não poderá ajudar.

Para tentar resolver a situação de outra maneira, o casal aproveitou a foto que tiraram antes de sair de casa, mostrando que o dinheiro estava entre os pertences, e compartilharam com a filha, que estava no Brasil. Esta era a única forma de provar o que havia na bagagem.

Ao abrir uma reclamação com a companhia aérea, houve um pouquinho de esperança de que a situação seria resolvida. Porém, muito cuidado. Mesmo nos momentos de desespero, existem pessoas que ainda tentam se aproveitar da vulnerabilidade dos viajantes.

Cuidado em como resolve seus problemas de viagem

Juntando a foto, as passagens, a etiqueta da mala e as conversas por celular, a filha do casal tentou contato com a companhia aérea para tentar resolver ou investigar o caso. Afinal, foi uma indicação da empresa que a bagagem de cabine fosse despachada.

No processo, um suposto atendente entrou em contato para validar as informações e disse que precisaria ligar para o casal para confirmar a história. E, para aumentar as expectativas, ainda perguntou se a família tinha alguma conta bancária na Argentina, sugerindo que o dinheiro seria devolvido com a companhia se responsabilizando pelo caso.

Porém, uma das orientações para seguir com a “resolução” do problema era que a filha do casal receberia um SMS para confirmar um código e continuar o procedimento.

No entanto, o SMS recebido era uma validação de acesso ao Instagram dela, que nada tinha relação com a situação de furto. E, além disso, ao cobrar do atendente o protocolo da conversa, a pessoa em contato alegou que o registo ainda seria feito – quando, na verdade, a empresa sempre deve ter essa garantia desde o início do atendimento.

Tudo indica que, na verdade, alguém teve acesso às reclamações que ela havia feito com a companhia e estava se passando pela empresa para tentar se aproveitar, ainda mais, da família que já havia perdido as economias da viagem.

Furtos em malas em outros países

Não é só no Brasil que casos como este acontecem. Coincidentemente, a imprensa de Portugal divulgou esta semana que funcionários do aeroporto de Porto estão sendo investigados por acusação de furtos em malas.

Ao menos seis colaboradores responderão a processos por violação e arrombado de bagagens e cargas. Entre os itens desaparecidos, estão vestimentas, joias, relógios, eletrônicos, quantias monetárias, entre outros objetos.

O caso foi aberto após uma operação do Comando Metropolitano da Polícia no aeroporto de uma das principais cidades portuguesas.

Fonte: Público

Aprendizados sobre levar dinheiro em viagens

Formas seguras de viajar com dinheiro

Pessoas mal intencionadas existem em todo lugar e não se importam se você está longe de casa, dependendo do dinheiro para viver sua viagem.

Enquanto não descobrem se há uma solução, de fato, para o caso, o casal conhecido da nossa equipe irá aproveitar a experiência como pode, usando recursos de emergência, como cartão de crédito.

Com certeza, o clima da viagem não será o mesmo e, talvez, muitas experiências não serão aproveitadas por falta dos recursos economizados.

Então, a lição que fica é ter muito cuidado com a maneira com a qual você leva dinheiro para suas viagens. E, mais ainda, com a forma como tenta resolver os problemas. Na hora do perrengue, tente manter a calma para não ser ainda mais prejudicado por outros golpes.

Levar dinheiro em espécie para Argentina é uma alternativa plausível, pois, em boa parte dos estabelecimentos do país, os cartões não são uma forma de pagamento habitual. Ainda é muito comum o uso de moeda em espécie e, por isso, é preciso estar com Pesos argentinos sempre em mãos.

Mas, opte por não colocar os valores na mala de mão. Prefira carregar parte da quantia no item pessoal ou, ainda melhor, na doleira ou porta-dólar – aquelas pequenas bolsas para levar dinheiros e documentos sob a roupa.

Como saber a melhor forma de levar dinheiro em uma viagem internacional?

Nada melhor do que conhecer o destino e seus costumes para evitar problemas e ir preparado. Então, pesquise previamente sobre os hábitos de uso da moeda e como os turistas normalmente levam dinheiro para o país que você tem interesse em viajar.

Além disso, você pode consultar as diversas formas de levar dinheiro em viagem acessando este post!

Considerações

É uma pena que uma viagem esperada com tanta expectativa tenha tido um imprevisto tão ruim para o casal que embarcou à Argentina. Por isso, use o aprendizado destes viajantes para não cair na mesma situação.

Para evitar outros perrengues de viagem, você pode conferir este post aqui do site!

E, para não perder nossas dicas para ter viagens seguras e tranquilas, veja outras publicações aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário