Por que visitar os destinos mais procurados do Maranhão

Por que visitar os destinos mais procurados do Maranhão

Quando um lugar se torna famoso para os turistas, não e à toa! Normalmente, ele tem algo de diferente que faz com que ele se torne um atrativo a quem visita a região. Por isso, trouxemos neste post uma lista de por que você deve visitar os destinos mais procurados do Maranhão, destacando o que faz eles serem tão especiais.

Possivelmente, já te veio a cabeça quais os principais destinos deste estado do Nordeste. Mas você sabe a razão deles valerem tanto a pena? Listamos algumas curiosidades sobre cada um e vamos te indicar ainda como encaixá-los na sua viagem.

Temos uma série de posts aqui no site que te ajudarão com roteiros, indicações, onde ficar e media de gastos para sua ida ao Maranhão ter uma programação completa.

Destinos mais procurados do Maranhão

São Luís

São Luís entre os mais procurados do Maranhão
Foto: MTur

É claro que a nossa lista iria começar pela capital do Maranhão, principal acesso para quem vem de outros estados do Brasil.

Além de ser uma das capitais nordestinas que são banhadas pelo mar, formando praias maravilhosas, São Luís ainda reserva muito mais para seus visitantes.

  • A cidade está localizada em uma ilha, com diversos municípios nos arredores repletos de praias (das mais agitadas as mais tranquilas) e passeios de barco, o que faz com que São Luís seja cômoda para quem quer aproveitar essas atrações;
  • Também conhecida como cidade do azulejos, as influências europeias ainda seguem vivas nos casarões históricos com mais de 300 tipos de pedras que são um verdadeiro museu a céu aberto;
  • Fundada pelos franceses, ela é uma das cidades mais antigas do Brasil e seu centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco;
  • A culinária local possui uma forte mistura de peixes e frutos do mar com itens típicos da alimentação indígena com frutos predominantes da região amazônica.

Confira aqui dicas do que fazer no centro histórico de São Luís!

Rota das Emoções

Começando no Maranhão e indo até o litoral do Ceará, este trecho possui 500km que abrangem três estados e alguns dos principais e mais belos lugares do litoral nordestino. Listamos abaixo as razões dos destinos maranhenses pertencente a Rota das Emoções fazerem tanto sucesso.

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses são os destinos mais procurados do Maranhão
Foto: MTur

As belezas naturais mais famosas do Maranhão precisavam estar aqui! As dunas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses são o principal lugar que pensamos quando se fala em ir a este estado. Mas, além do visual fantástico, esse lugar reserva algumas curiosidades que chamam a atenção dele ainda mais!

  • Nos períodos em que as lagoas estão cheias, elas somam mais de 30 mil piscinas naturais dentro do parque;
  • O lençol freático que permite a formação das lagoas sobre as areias está a apenas três metros de profundidade a partir da superfície;
  • Os Lençóis Maranhenses ocupam um espaço tão grande que daria para colocar a cidade São Paulo dentro deles;
  • É possível visitar os Lençóis durante a noite e mergulhar nas lagoas sob o céu estrelado.

Que tal conhecer as principais cidades nos arredores dos Lençóis Maranhenses? Confira nosso roteiro de três dias para conhecer este paraíso!

Atins

Atins se tornou um dos locais mais procurados do Maranhão
Foto: MTur

Este vilarejo pertencente a cidade de Barreirinhas é um charme isolado no litoral maranhense que vem ganhando destaque nos últimos tempos!

Localizado próximo aos Lençóis, Atins é um dos lugares com as praias mais bonitas do Maranhão e possui outras razões para ser um atrativo aos turistas!

  • Atins não possui calçamento nas ruas e vem ganhando a fama de “nova Jericoacoara” devido às suas ruas de areia;
  • Só é possível chegar a vila usando veículo 4×4 ou barco;
  • É um destino para quem quer tranquilidade e imersão em um lugar paradisíaco, pois o sinal de celular pode não ser muito bom;
  • Apesar de ser um vilarejo pequeno, é o destino ideal para quem gosta de aventura e esportes aquáticos.

Atins entrou em nossas indicações para ser visitado durante uma viagem a região dos Lençóis Maranhenses. Veja mais aqui!

Delta do Parnaíba

Destinos mais procurados do Maranhão
Foto: gov.br

Para fechar nossa lista e as atrações da Rota das Emoções, que abrange parte dos destinos mais procurados do Maranhão, trazemos o Delta do Parnaíba. São 2.700 km² de área com tantas beleza naturais que é impossíveis de conhecer tudo em uma viagem só.

  • O Delta do Parnaíba é uma área de terreno extremamente recortado e forma um arquipélago com mais de 70 ilhas;
  • A foz em delta do rio Parnaíba é uma das maiores do mundo, perdendo apenas para o encontro com o mar dos rios Nilo, no Egito, e do Mekong, no Vietnã;
  • Tem vontade de conhecer mais estados do Brasil? Essa é a oportunidade de aproveitar e conhecer o Piauí pois o rio fica no limite ente o Maranhão e este estado.
  • Somente nesta região, você encontra passeios para rios, dunas, praias, safaris e observações para conhecer a fauna local.

O Delta, inclusive, é um dos destinos naturais mais bonitos do estado e faz parte da nossa lista de indicações de o que conhecer no Maranhão além dos Lençóis. Confira aqui!

Considerações

E então, se interessou ainda mais pelos destinos mais procurados do Maranhão?

Se você quiser mesclar o seu roteiro e, além desses lugares, incluir algumas cidades menos famosas, mas com atrativos belíssimos, confira nossas indicações aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário