Passaporte de vacinação da covid será usado na União Europeia em julho

Passaporte vacina covid
A Alemanha é um exemplo que já usa certificado de vacinação, mas a UE quer padronizar documento para o bloco

Aprovado pelo Parlamento Europeu, o passaporte de vacinação do bloco já tem data para começar a circular. Nesta semana, a União Europeia (UE) confirmou a emissão do certificado para viajantes dentro dos 27 países membros e determinou também quando todas as nações adotarão a medida. 
CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE O PASSAPORTE DE VACINAÇÃO
As informações foram divulgadas após a última reunião do Parlamento Europeu aprovando o documento. Além disso, o grupo anunciou que emitirá o certificado padronizado a partir de 1 de julho. A validade da regra que entrará em vigor será de 1 ano.
Simultaneamente, enquanto as nações se adaptam à nova exigência, uma plataforma para armazenamento dos dados dos certificados está em processo de criação. Com isso, o controle e otimização de informações dos viajantes ficará mais fácil.
A expectativa para que todos os países adotem a medida é uma tentativa da UE de iniciar a recuperação do setor de viagens neste verão do hemisfério norte, sobretudo nos países que dependem do turismo. 
Atualmente, Alemanha, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, Grécia, Lituânia, Polônia e República Tcheca já emitem documentos semelhantes. Mas, o certificado na UE ajudará a padronizar esses documentos. 

Como vai funcionar o passaporte de vacinação? 

O certificado, apelidado de passaporte de vacinação, terá informações que permitam a entrada de viajantes nos países membros da UE.  Além das informações sobre a imunização por vacina, o documento também pode conter o resultado negativo de um teste RT-PCR para o coronavírus ou ainda um atestado de recuperação da doença
Entretanto, cabe destacar que nem todas as vacinas são, até o momento, validadas para registro no documento. A AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen são as únicas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos. 
A emissão do certificado da UE será gratuito e em dois idiomas: na língua do país emissor e em inglês.
O documento é como um cartão de embarque, apresentado durante a entrada em um dos 27 países do bloco, de forma digital ou impressa. Através dele, as autoridades terão acesso ao estado de imunização ou garantia de não contaminação do dono do documento. 

Brasileiros poderão solicitar emissão?

Infelizmente, estrangeiros ainda não poderão, neste primeiro momento, emitir o passaporte de vacinação da UE. Como o processo está em fase de implantação, apenas cidadãos europeus e residentes no continente poderão solicitar o documento. 
No entanto, a partir da implantação do sistema digital, isso pode mudar em breve já que a expectativa é que o certificado também passe a incluir pessoas de fora do bloco. 

Situação atual para estrangeiros

A flexibilização para entrada de turistas na Europa está acontecendo aos poucos. Enquanto alguns países estão com medidas mais leves para receber visitantes, como a Grécia, outros ainda estão receosos. 
Na última semana, por exemplo, França e Espanha abriram suas fronteiras para visitantes vacinados, mas os brasileiros ainda estão fora da lista. 
Para que uma nacionalidade receba autorização de entrada, é preciso que o cenário de pandemia no país de residência do viajante esteja controlado. No momento, um país “ seguro” é aquele que nos últimos 14 dias tenha tido, no máximo, 25 novos casos de coronavírus para cada 100 mil habitantes.
Por enquanto, para a maioria de nós brasileiros, a ansiedade só aumenta para que logo as flexibilizações nos alcancem. 
Fique de olho aqui no blog que nós te avisamos sobre novidades e novas regras das retomadas das viagens!
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário