Onde fazer teste de covid na Argentina de graça

Onde fazer teste de covid na Argentina de graça

Se você pensa em visitar o país dos nossos hermanos em breve, é necessário estar atento sobre os protocolos de saúde para entrar e sair do país. Por isso, confira nesse post todos os detalhes sobre os documentos você precisará e onde fazer teste de covid na Argentina (gratuitamente!) para voltar ao Brasil. 

Seja para desembarcar ou embarcar em território argentino, sem realizar quarentena, a apresentação de um teste negativo para o coronavírus faz parte dos protocolos vigentes. E, para quem tem interesse em não precisar pagar pelo exame de detecção do vírus, é possível realizar o teste para covid de graça! Em algumas províncias, o governo argentino instalou postos de saúde temporários que permitem cidadãos e estrangeiros realizarem os exames. 

Confira abaixo como realizar o teste de Covid na Argentina sem custos e demais protocolos para entrada e saída do país

Teste de Covid-19 gratuito na Argentina

Conseguir a realização do teste de Covid-19 na Argentina é bastante prático.

Nas grandes cidades da Argentina, como em Buenos Aires e Córdoba, é possível encontrar postos de saúde temporários instalados pelos governos locais. Neles, estão sendo realizados testes de covid diariamente e de forma gratuita. A maioria desses postos estão localizadas em lugares estratégicos e movimentados das cidades para facilitar a vida de quem precisa dos exames.

Os testes de antígeno e do tipo RT-PCR são realizados tanto para argentinos quanto para estrangeiros que apresentem documentação legal reconhecida no território (DNI, Documento de Identidade ou passaporte).  

Como os exames devem ser realizados antes da viagem, a recomendação é não deixar para realizar o teste de última hora. Por serem gratuitos, os agendamentos e filas de espera podem levar tempo. Sendo assim, se planeje para realizar o atendimento o quanto antes. 

Para a cidade de Buenos Aires, consulte locais e as possibilidades de agendamento para realizar o teste através deste site!

Para a cidade de Córdoba, consulte os locais de realização no site do Consulado Brasileiro na lista “Gobierno de la Província de Córdoba”. Nesta localidade, o exame é feito por ordem de chegada. 

Passo a passo do teste de covid na Argentina

  1. O atendimento começa com um registro do paciente no próprio local em que vai realizar o teste. Neste momento, é preciso justificar que o motivo de realização do teste é para fins de viagem.
  2. Em seguida, a pessoa é encaminhada para a fila seguinte e aguarda ser chamada para a coleta de material para o teste de antígeno. Normalmente, o resultado deste exame fica pronto em menos de 30 minutos, no mesmo local de realização.  
  3. Porém, para quem quer ter mais segurança e fazer o teste do tipo RT-PCR, basta avisar na hora do registro inicial o interesse em realizar também este segundo exame
  4. Após fazer o teste de antígeno, o paciente é encaminhado para fazer o teste hisopado naso-faríngeo, caso deseje. 

Até aqui, não há grandes dificuldades para conseguir o exame de antígeno, suficiente para retorno ao Brasil, segundo protocolos vigentes atualmente. No entanto, é preciso um pouco de esforço para conseguir os resultados do RT-PCR.

Como conseguir o resultado do teste RT-PCR?

O governo argentino disponibiliza os resultados dos exames de covid-19 realizados em um dos postos públicos através de um aplicativo: o Ciudadano Digital. No entanto, o sistema funciona apenas para pessoas com registro nacional no país. Ou seja, estrangeiros sem DNI (equivalente ao nosso CPF no Brasil), não conseguem acessar o aplicativo. 

Por isso, para conseguir os resultados dos testes RT-PCR, é necessário entrar em contato com o TeleCovid, contatos do Ministério da Saúde argentino, com um número local (+54) e explicar sobre a situação.

Para pessoas em Buenos Aires, os contatos são através do numero 107 ou por Whatsapp pelo 11-5050-0147.

Para pessoas em Córdoba, o telefone de contato é o 0800-122-1444. 

Com seu nome, documento, local de realização do teste, além da data e horário em que foi realizado, você explicará ao atendente que não possui acesso ao aplicativo Ciudadano Digital. Enfim, você indicará um e-mail eletrônico que tenha acesso para que eles possam enviar os resultados do seu exame

Teste de Covid gratuito na Argentina
Resultado de teste RT-PCR realizado gratuitamente com o governo argentino e enviado por e-mail após contato por telefone.

Normalmente, é necessário esperar pelo menos 24 horas desde a realização do teste para entrar em contato com o órgão governamental e solicitar o resultado do RT-PCR por e-mail. Assim, este é mais um motivo para que o teste seja realizado antecipadamente.

Além disso, não quer dizer que na primeira tentativa de ligação você conseguirá falar com um atendente. Desta forma, seja prevenido e faça o exame com tempo de ter o resultado em mãos antes de embarcar. 

O que é necessário para entrar e sair da Argentina? 

Embarque para a Argentina

Atualmente, as fronteiras argentinas estão abertas para brasileiros e é necessário apresentar três documentos para desembarcar no território.

Um deles é teste do tipo RT-PRC realizado até 72h antes do embarque saindo do Brasil. Além do resultado negativo em arquivo digital (pdf ou imagem) e um seguro de viagem com cobertura de despesas médicas para covid-19, é necessário mais um documento emitido do governo argentino. 

A Declaração Jurada de Saúde, disponibilizada pelo governo virtualmente, deve ser preenchida quando o resultado do RT-PCR e o seguro já estiverem disponíveis para o passageiro. Durante o preenchimento deste formulário, tanto o teste quanto o seguro de saúde precisam ser anexados

Acesse a Declaração Jurada de Saúde da Argentina aqui e preencha que está “ingressando” ao país na segunda etapa do formulário!

Declaração Jurada de Saúde da Argentina
Declaração Jurada de Saúde da Argentina para entrada no país.

Esta declaração é preenchida em duas etapas e precisa de um e-mail válido para que o governo encaminhe a validação dos dados e o arquivo oficial, que será apresentado no embarque para a Argentina. 

O resultado negativo para covid-19, o seguro de viagem e a Declaração Jurada serão cobrados pela companhia aérea na hora do check-in e na imigração de entrada na Argentina. Por isso, esteja com todos eles acessíveis durante a viagem – de forma eletrônica ou impressa.  

Embarque da Argentina para o Brasil

Para voltar ao Brasil, também é preciso ter um resultado negativo para covid-19, além de mais duas declarações de saúde

Para o teste de covid, o governo brasileiro está aceitando tanto testes de antígeno (realizados 24 horas antes do embarque) quanto do tipo RT-PCR (feitos 72 horas antes da viagem) – lembrando que os dois podem ser feitos gratuitamente na Argentina!

Ademais, uma Declaração Jurada de Saúde para saída da Argentina precisa ser preenchida. O documento é semelhante ao de entrada no país (como mostrado acima) e também pode ser encontrado no site do governo. 

Acesse a Declaração Jurada de Saúde da Argentina aqui e preencha que está “egressando” (saindo) do país na segunda etapa do formulário! 

Por fim, a Declaração de Saúde do Viajante, emitida pela Anvisa, também deve ser preenchida com os dados do passageiro que deseja entrar no Brasil. De forma similar a declaração argentina, o viajante precisa indicar um e-mail válido para envio do documento pelo órgão público. 

Preencha a Declaração de Saúde do Viajante para voltar ao Brasil aqui!

Com os três documentos em mãos, o passageiro precisa apresentá-los para a companhia aérea durante o embarque, na imigração argentina e durante o desembarque na imigração brasileira. 

Considerações

Estando com todos os documentos de forma regularizada, não há problemas para desembarcar e embarcar. E, ainda é possível economizar fazendo um dos testes de covid na Argentina gratuitamente

As únicas informações complementares que podem ser exigidas, sobretudo para passar na imigração, é a indicação de um endereço onde você ficará (ou ficou) hospedado no país, uma lista de quais destinos você visitou e em qual período esteve em cada um deles.

Enfim, basta ser honesto e manter a calma que sua viagem com certeza será tranquila!

Para mais detalhes sobre regras de entrada nos países, atualizações sobre protocolos de saúde e notícias sobre viagem, não deixe de acompanhar nossas postagens aqui no Estevam Pelo Mundo!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário