Onde fazer teste de covid de graça nos EUA

Onde fazer teste de covid de graça nos EUA

A realização de teste de covid passou a ser item obrigatório no check list de viagem para a maior parte dos destinos internacionais, como também para voltar ao Brasil. Tal obrigação pode pesar no orçamento mas, se o destino for os EUA, há a possibilidade de evitar o custo do teste para retornar ao nosso país. Saiba mais nesse post!

A obrigatoriedade do teste

Na atual regra para entrada no Brasil, por via aérea, do viajante de procedência internacional, brasileiro ou estrangeiro, dentre os requisitos, está a obtenção de resultado negativo para covid-19 por meio da realização de um dos testes abaixo:

  • teste de antígeno, realizado em até 24 horas anteriores ao momento do embarque; ou
  • laboratorial RT-PCR, realizado em até 72 horas anteriores ao momento do embarque.

Além disso, não podemos desconsiderar o risco de contaminação com o covid-19 durante a viagem, risco esse potencializado com a variante ômicron, que resulta na necessidade de realização de mais testes até a obtenção de um resultado negativo que possibilite o retorno ao Brasil.

O custo do teste

A depender do país visitado, o custo do teste pode ser salgado e penalizar o orçamento do viajante.

Especificamente nos Estados Unidos, um destino muito desejado pelos brasileiros, o preço do teste, a depender do local e do tipo, pode chegar a USD 300,00 que, com a cotação do dólar a quase R$6,00, significará um gasto muito expressivo (para uma viagem em família, a situação fica ainda mais crítica!).

O teste de graça

Contudo, a boa nova é que os Estado Unidos contam com o Center for Covid Control (CCC), uma operadora privada de centros de testes COVID criada em 2020 para atender a uma necessidade crítica de testes covid-19. O CCC gerencia mais de 300 locais de coleta de testes e usa, principalmente, como um parceiro fornecedor de testes clínicos o laboratório Doctors Clinical Laboratory, certificado pelo Clinical Laboratory Improvement Amendments (CLIA).

Há locais de coleta espalhados por todo os EUA, sendo que os dias e horários de atendimento podem variar de um para outro, mas tais informações podem ser facilmente verificadas no SITE do CCC.

Posto de coleta em Chicago

Como funciona

O acesso aos testes é sem burocracias e restrições, de modo que nós brasileiros podemos ter esse benefício sem complicações. Não há necessidade de agendamento!

Ao chegar no posto de coleta certifique-se de que eles emitem o laudo que você precisará exibir no momento do embarque para o Brasil. Sendo confirmada a emissão, você precisará preencher um cadastro por meio de um QR code. Muito cuidado nesse momento, a fim de evitar a inserção de um dado conflitante com o seu passaporte.

Dica: como no cadastro a indicação de um número de telefone dos EUA é obrigatória, insira o número do telefone do hotel em que está hospedado!

Atenção: não são todos os postos que contam com wi-fi!

Após o cadastro, será gerado um número e com ele, a depender do operacional de cada posto, você deverá se dirigir ao atendente e informá-lo ou preencher uma ficha como a da imagem abaixo indicando esse número e entregá-la ao atendente.

Exemplo de código gerado após o preenchimento do cadastro
Ficha a ser preenchida com o número do cadastro

O próximo passo é a realização do exame.

No caso do antígeno, o atendente lhe entregará o cotonete para que você mesmo faça a coleta com a orientação de que contorne por cinco vezes a parte interna de cada narina.

Pronto! Depois disso, é só esperar o resultado do exame chegar por e-mail.

Para o PCR, o prazo é de entrega em até 72 horas. Já o antígeno, tem um prazo de até 3 horas, sendo que, às vezes, o resultado pode ser antecipado verbalmente pelo atendente.

Atenção: conforme informação constante no site do CCC na data de hoje, testes PCR não estão sendo realizados e os de antígeno estão suspensos até o dia 22 de janeiro, a fim de não sacrificar a qualidade do serviço diante da alta demanda dos últimos dias. Acompanhe a retomada do serviço por meio do site da entidade.

Fazer o teste de covid-19 na faixa ajuda, não é mesmo? Quem mais não vê a hora de não ter que se preocupar com isso levanta a mão!  Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Quer mais dicas de viagem? Acesse AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Juliana Molinari

Deixe um comentário