Onde comer e se hospedar em Salvador (parte2)

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? Neste post do blog vamos dar continuidade a minha visita pela primeira capital do Brasil: Salvador, na Bahia.
Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho.
Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu segundo vídeo de Salvador (BA):

Veja a matéria de Salvador – parte 1

O que visitar em Salvador?

Solar do Unhão

Este conjunto arquitetônico do século 17, localizado bem na orla de Salvador bem ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM) e da praia da Gamboa. O local já foi um engenho e hoje abriga um museu com apresentações e exposições artísticas ao ar livre, além de um lugar para tomar um café e assistir ao pôr do sol.

Santuário do Senhor do Bonfim

Localizada no alto de uma colina, é a igreja mais famosa de Salvador. Um verdadeiro ícone baiano e do sincretismo religioso local. Isso porque ela representa elementos católicos e do candomblé. Essa mistura das religiões pode ser observada na Lavagem do Bonfim, ritual que acontece todos os anos no mês de janeiro. No ritual, um cortejo de baianas lava as escadarias com água de cheiro ao som de cânticos africanos. Mais de um milhão de pessoas se aglomeram para ver a lavagem.
A fachada da igreja é muito legal, pois, as pessoas amarram em suas grades as famosas fitinhas do Bonfim e fazem um desejo. Já dentro da igreja, há milhares de partes do corpo humano, feitas em cera, na Sala das Milagres, que representam os milagres alcançados, seja por uma cura ou por um pedido realizado.

Ponta do Humaitá

É o lugar ideal para ver o pôr do sol e todo o visual da Baia de Todos os Santos. Por lá também ficam o forte de Monte Serrat, a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Serrat, bem como um charmoso farol e um píer. O local é bem tranquilo e perfeito para observar a linda paisagem.

Farol da Barra

O Farol da Barra faz parte do Forte Santo Antônio da Barra e ele marca a divisa entre a Baía de Todos os Santos e o Oceano Atlântico. É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Sem dúvida, é um dos melhores lugares para fazer uma foto linda! Quem quiser e tiver coragem de encarar uma subida de degraus (22 metros), pode subir no topo do Farol e ter uma vista ainda mais bonita.
Este forte foi erguido em 1536 e, hoje, dentro da fortificação está o Museu Náutico da Bahia, com um acervo enorme que conta a história da relação entre o homem e o mar. Vale lembrar que é neste ponto que rola a concentração para o carnaval de Salvador.
A saber, ao lado do farol fica a praia do Porto da Barra, onde Tomé de Sousa (primeiro governador-geral do país) desembarcou pela primeira vez no Brasil em 1549 para fundar a cidade e consolidar e centralizar o poder da coroa portuguesa no Brasil.

Onde comer

Sorveteria da Ribeira – tradicional sorveteria da cidade, provavelmente a mais conhecida, tem sabores variados e gostosos.
Coffeetown Salvador – serve almoço e várias comidinhas americanas como waffle e brownie.
Baía Sunset Bar – ideal para tomar uns drinks e assistir ao pôr do sol.
Restaurante Casa de Tereza – da chef famosa Tereza Paim, serve comida baiana raiz, entradinhas delícias e drinks diferentões.
La Pasta Gialla – rede de restaurante italiano que tem até em Campinas. A comida é bem boa.
Vini Fugueira Gastronomia – serve comida contemporânea, além de massas e comida baiana, claro. O menu é bem completo.
Pasta em Casa – especialista em comida italiana
Acarajé da Dinha – barraquinha muito tradicional no Rio Vermelho.
Acarajé da Cira – outro lugar bem tradicional para degustar esta iguaria baiana. É mais barato e o pessoal é mais simpático, o acarajé é tão bom quanto. Fica a dica!

Onde ficar

Wish Hotel da Bahia – hotel delicioso e super bem localizado. Tem SPA, piscina e toda a infraestrutura de um resort. Além disso, é um Patrimônio Artístico e Cultural tombado da cidade de Salvador.
Mercure Rio Vermelho – sempre sonhei com esta piscina de borda infinita de frente para o mar. O café da manhã é completo e maravilhoso, assim como a vista que temos da praia.

Fotos:
[ngg src=”galleries” ids=”15″ display=”basic_imagebrowser”]
É isso, viajante! Nossa aventura por Salvador acabou. Quero agradecer muito a @cassiturismo que me acompanhou todo o tempo. E para quem é leitor do EPM, tem desconto em passeios com eles! É só dizer que viu no Estevam Pelo Mundo. Agora eu sigo viagem para outro destino do Nordeste, alguém sabe qual é? Vai lá no YouTube e segue meu canal para ficar por dentro do Projeto Brasil 60!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário