Onde aproveitar as festas juninas no Brasil

Onde aproveitar as festas juninas no Brasil

Junho começou e as melhores comemorações de São João, Santo Antônio e São Pedro estão chegando! Se você está pensando em curtir as datas comemorativas em alguma festa tradicional, vamos te mostrar algumas das principais opções do país. Neste post, trouxemos onde aproveitar as festas juninas pelo Brasil e seus atrativos.

Apesar das comemorações estarem ganhando espaço em todo país nos últimos anos, para quem busca as mais típicas, o Nordeste ainda é um dos principais destinos. Em praticamente todos os estados dessa região, há ao menos uma grande festa que dura dias.

Mas, outros lugares do Brasil também possuem celebrações típicas há décadas e estão atraindo mais visitantes com o aumento das opções de eventos para quem quer curtir música, comidas e apresentações.

Confira abaixo as principais festas juninas do Brasil em cada região!

Festas juninas no Nordeste

As maiores e mais típicas celebrações juninas estão no Nordeste e as principais comemorações não são apenas nos dias dos santos católicos. A tradição das festas é tão grande que os eventos reservam semanas do mês de junho com programações.

Entre os principais atrativos, estão as enormes apresentações de quadrilhas e os mais tradicionais shows de forró, xaxado, baião e pé de serra, além de muita comida típica com produtos da época (como o milho) e licores.

Ademais, é nesta região que você encontra alguns dos maiores festejos a céu aberto do mundo. Entre eles, estão os disputados: São João de Campina Grande, na Paraíba, e o São João de Caruaru, em Pernambuco. Sabia que ambas as festas competem pelo título de maior São João do planeta?

Para curtir o melhor do São João nordestino, você também pode ir para:

  • Mossoró Cidade Junina, no Rio Grande do Norte;
  • Bumba-meu-boi de São Luís, no Maranhão;
  • Cidade Junina de Teresina, no Piauí.

Festa junina no Amazonas – Norte

O Festival Folclórico de Parintins, no interior do Amazonas, é principal festa junina do norte do Brasil com uma celebração folclórica sobre o boi-bumbá. A tradição de apresentação da lenda do boi já dura mais de 100 anos e criou uma disputa entre dois grupos festivos: o Garantido e o Caprichoso.

Ao longo dos anos, os festejos e a competição passaram a atrair milhares de pessoas, fazendo do festival hoje uma super produção. Tanto que Parintins recebeu um Bumbódromo, uma espécie de arena para sediar as competições anuais e alocar o público nos espetáculos que acontecem no meio do ano.

Festa junina em Minas Gerais – Sudeste

A cada ano, o Sudeste vem dando mais espaço para as festas juninas. Não é à toa que o Arraial de Belo Horizonte foi o maior evento da região em 2019 e atingiu um público próximo de algumas das maiores festas do Brasil no mesmo período.

Os atrativos da celebração na capital mineira incluem concurso de quadrilhas (que deram inicio ao Arraial há algumas décadas), muitas barracas com comidas tradicionais e show de grandes artistas da música sertaneja.

Festa junina no Mato Grosso do Sul – Centro-Oeste

Outra tradicional cidade para os festejos juninos é Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com o Arraial do banho de São João. Apesar de ter muita relação com as tradições católicas em homenagem a São João, as procissões na noite do dia 23 unem um público com diversas crenças.

Quem está em Corumbá especificamente neste dia inevitavelmente vai participar ou ver a caminhada cheia de andores até o Rio Paraguai para fazer o banho nas imagens, representando o batismo de Jesus por João Batista.

Apresentações, shows e comidas típicas fazem parte da programação no centro da cidade para acompanhar as homenagens e tradições religiosas.

Festas juninas no Sul

Talvez esta seja a região com as festas mais simples e que, normalmente, são feitas em família ou em pequenas comemorações nas cidades. Os destinos mais famosos para o turismo, como Gramado e Canela, seguem como os mais atrativos neste período também, tendo eventos relacionados às datas comemorativas.

No Sul, a tradição das vestimentas da cultura local, além da culinária típica, com pinhão e quentão, fazem parte das festas que contam com músicas do estilo chamamé, vanerão e xote gaúcho.

Considerações

E então, alguma destas celebrações de São João te interessou? Como a maioria das festas juninas não aconteceram nos últimos anos devido a pandemia, a expetativa para os eventos deste ano são grandes!

Se você tiver se interessado em viajar para algum dos estados ou cidades que citamos aqui no post, pode conferir outras publicações aqui do site com indicações do que fazer e o que visitar dos destinos ou nas proximidades. Confira aqui nossos posts sobre destinos brasileiros!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário