O que pode dar errado em uma viagem?

O que pode dar errado em uma viagem?

Todos queremos evitar perrengues vivendo novas experiências, certo? Mas a verdade é que ninguém está imune do que pode dar errado em uma viagem. Os segredos para ter o mínimo de imprevistos possíveis são dois: viajar e aprender com os erros de quem já viajou.

Por isso, este post vai trazer alguns problemas frequentes que viajantes enfrentam com soluções para diminuir os riscos. Assim, você já vai preparando seus planos para a próxima viagem, levando em conta os aspectos importantes para evitar desgastes, cansaços, gastos desnecessários e perigos.

Erros para não cometer em viagens 

Apostar sempre no mais barato

Pagar barato em viagem é bom, mas só é melhor se o custo-benefício também compensar. Seja para voos, acomodações ou experiências no destino, nem sempre economizar demais pode valer a pena.

É preciso levar em consideração se, com este valor, você estará aproveitando seu tempo, fazendo boas escolhas e reservas estratégicas. Afinal, ninguém merece pagar barato antes e ter que reparar o perrengue pagando caro depois.

Vamos te mostrar alguns exemplos!

Passagens baratas em horários complicados

Mesmo que uma passagem esteja com um preço muito bom, cuidado com o horário de embarque e desembarque. A depender de para onde você esteja indo, pode não compensar optar por um voo muito tarde ou muito cedo. Antes de comprar, avalie:

  • A cidade terá transportes funcionando no horário que eu chegar?
  • É seguro se deslocar com pouco movimento de pessoas na rua?
  • Quanto vai custar um táxi ou transporte particular até a hospedagem?
  • O check-in da acomodação estará disponível?

Assim, você evita ficar ilhado no aeroporto até de manhã, pagar caro para chegar ao hotel e ter um início de viagem cansativo e desconfortável.

Acomodações baratas, porém distantes

Outra economia que nem sempre pode valer a pena é escolher hospedagens mais baratas. Normalmente, um aspecto que influencia no valor é a localização. E, se você precisar realizar grandes deslocamentos para conhecer o destino, isso tornará a programação um pouco cansativa e você perderá tempo, principalmente se tiver poucos dias de estadia.

Além disso, é preciso avaliar a segurança do bairro e as avaliações de quem já se hospedou no local para saber se o preço menor realmente compensa.

Experiências pela metade

Se você está investindo em uma viagem, é importante ir preparado para viver as experiências da melhor forma. Claro que você não precisa pagar o maior valor de pacotes de passeios e comer nos lugares mais sofisticados, por exemplo.

Mas, é importante não querer economizar demais e ter experiências superficiais ou que não sejam satisfatórias. Opte por atividades e estabelecimentos que são populares, mas bem recomendados.

As memórias da viagem serão principalmente as do dia a dia no lugar. Então, não prejudique suas lembranças.

Não estudar o destino previamente

O que pode dar errado em uma viagem - roteiro

Conhecer o mapa local, ainda que pouco, não serve somente para deslocamentos do aeroporto ou para a acomodação, como nos exemplos acima.

Alguns erros que os viajantes podem cometer ao não conhecerem minimamente a cidade e seus transportes é passar perrengues em deslocamentos durante a estadia, desperdiçar tempo e se perder num lugar desconhecido.

Sempre tire um tempinho prévio à viagem para:

  • Achar pontos de referência para lugares importantes (como seu hotel);
  • Situar distâncias entre lugares que você tem interesse de conhecer e saber como ir de um a outro;
  • Quais bairros são seguros conhecer a pé e sem um guia local;
  • Entender como funcionam as linhas de trem, metrô e ônibus e como conseguir bilhetes.

Levar dinheiro de apenas uma forma

A sua sobrevivência dependerá do dinheiro que você terá durante a viagem. Por isso, evite ao máximo correr o risco de ficar limitado sobre seus recursos. O ideal, sobretudo em viagens internacionais, é levar dinheiro de mais de uma forma.

O erro mais comum é que, talvez, a alternativa que você escolha para levar suas economias não seja a forma como o país mais tem hábito de cobrar pagamentos. Com isso, você terá problemas para realizar deslocamentos, compras, comer e até pagar reservas. E não espere que os bancos locais tenham soluções e te ajudem facilmente.

Antes de mais nada, pesquise ou fale com pessoas que já viajaram ao destino sobre como são os costumes sobre o uso da moeda mais recorrentes. Depois, confira aqui algumas alternativas de como levar dinheiro em viagens!

Enfim, leve seus recursos de mais de uma maneira e evite problemas e desgastes na viagem.

Não investir em plano de celular e seguro de viagem

O que pode dar errado em uma viagem se eu não tiver seguro

Outros aspectos que podem dar errado em uma viagem são as contas inesperadas que podem surgir por não investir previamente na sua comodidade.

Não ter sua operadora habilitada para usar fora do Brasil ou não adquirir um chip internacional para isso é perrengue certo! As taxas para utilizar o celular em outros países são absurdas e você deve evitá-las sempre.

Outro grande risco é precisar de um atendimento médico, medicamentos ou de ajuda no extravio de uma bagagem e não ter com quem contar. E, no fim, ter que pagar muito caro para resolver todas estas situações.

Por isso, nunca viaje sem um seguro. As coberturas existem justamente para cobrir situações que não estão nos nossos planos, mas que todos estamos suscetíveis a passar. E garanto que é melhor pagar pela garantia antes, pois sai mais barato que arcar com as consequências depois.

Você pode reservar seu seguro de viagem aqui e adquirir seu chip internacional aqui!

Confiar que o roteiro será como previsto

Previsão do tempo não é certa, voos atrasam, sistemas falham, engarrafamentos acontecem. Esses são apenas alguns exemplos comuns de que, por mais que você tenha um roteiro de viagem perfeito, ele pode sair do previsto.

Então, para evitar problemas:

  • Sempre tenha na mala, ao menos, uma roupa para condições de tempo adversas à previsão;
  • Tente evitar voos com conexões apertadas;
  • Sempre tenha cópias das suas reservas e pagamentos;
  • Não saia em cima da hora para compromissos, passeios e idas ao aeroporto.

Considerações

Não deixe brechas para que sua viagem dê errado! Planejamento e organização antes de iniciar a aventura sempre farão com que você evite perrengues.

Claro que, com o tempo e as experiências, a gente vai aprendendo. Mas, se for possível já pegar algumas dicas previamente e não se arriscar, melhor. Você pode conferir outras formas de evitar problemas nas viagens aqui!

Você tem outras dicas para ajudar mais viajantes a evitarem perrengues? Compartilha aqui nos comentários!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário