O que levar na mala para o Deserto do Atacama

O que levar na mala para o Deserto do Atacama

Um dos lugares mais encantadores da América do Sul e do nosso planeta exige que você prepare sua bagagem com muito cuidado. A amplitude térmica, a altitude e as estações do ano influenciam totalmente na sua mala para o Deserto do Atacama. Este post vai te indicar o que levar para esta região do Chile e garantir seu conforto em qualquer período que você deseje viajar.

Além disso, vamos te indicar como você pode tirar suas dúvidas sobre o que vestir e o que levar em cada tipo de passeio.

RESERVE SEUS PASSEIOS PELO DESERTO DO ATACAMA AQUI!

Temperaturas no Deserto do Atacama

De forma geral, a média de variação de temperatura na cidade de San Pedro de Atacama – a mais próxima do deserto – é de mais de 10°C praticamente todos os dias ao longo do ano.

No verão, os termômetros vão de 25°C durante o dia (com sensações térmicas que se aproximam dos 30°C) para uma mínima de 10°C durante a noite.

Já no inverno, as temperaturas podem ir de uma máxima de 18°C para a mínima de 0°C, com frio moderado de dia e sensações negativas a noite.

Essa grande variação é muito comum em qualquer região desértica e de altitude, pois há pouca umidade, responsável por manter a temperatura equilibrada. O ar seco e a areia retêm o calor do sol durante o dia, mas esfriam rapidamente durante a noite e fazem com que os termômetros despenquem.

Em resumo: qualquer época do ano você pode encontrar temperaturas amenas ou muito frias no Deserto do Atacama. Logo, sua mala pode precisar de um pouco de tudo no quesito roupas.

Cuidados no Deserto do Atacama

Tanto internamente quanto externamente o nosso corpo sente a diferença quando viajamos para um lugar de condições muito diferentes da que estamos habituados. Por isso, é importante que você se mantenha hidratado, não só ingerindo muita água, mas também cuidando da pele.

Além das roupas confortáveis e adequadas, é importante que na sua mala para o Atacama você leve produtos que sejam ideais para os cuidados com o corpo para garantir sua saúde durante a viagem.

O que colocar na mala para viajar ao Deserto do Atacama

Na hora de arrumar a mala para ir ao Deserto do Atacama, indicamos que você separe algumas roupas para temperaturas amenas, para os momentos em que não for para lugares extremos do deserto ou que estiver na cidade durante o dia, por exemplo. Podem ser blusas, casacos e calças leves, além de calçados fechados.

Porém, o imprescindível é apostar em peças para se proteger do sol, do vento e do frio. Por isso, inclua na bagagem:

  • Blusas com proteção UV;
  • segundas peles;
  • casacos grossos;
  • casacos corta vento;
  • calças;
  • meias;
  • tênis ou botas confortáveis que sirvam para caminhadas em areia.

Indo para os lagos ou tendo interesse em visitar as termais, lembre de levar toalha, chinelo e roupa de banho para entrar na água.

Acessórios também são fundamentais e farão você ficar mais protegido e confortável em qualquer período do ano.

  • Bonés;
  • chapéus;
  • toucas;
  • óculos de sol;
  • cachecóis.

Para garantir a proteção da sua pele e corpo, não esqueça de levar:

  • Hidratantes corporais;
  • protetor labial;
  • protetor solar;
  • descongestionante;
  • colírio.

Confira aqui como montar o checklist de viagem perfeito para cada destino!

O que vestir e levar em cada passeio ao Deserto do Atacama?

A condição do tempo será decisiva para definir o que você precisará levar como prioridade na mala e o que vestir em cada passeio. Além dos período do ano, as atividades e lugares que você deseja colocar no roteiro também vão influenciar no que levar.

Nós recomendamos que, na hora de fazer sua programação com a empresa que vai te levar ao deserto, você já tire todas as dúvidas e peça recomendações para eles.

Indicamos a FlaviaBia Expediciones, que é uma agência de turismo de experiências no Chile e realizam passeios para o Deserto do Atacama. Além de te ajudar no seu roteiro, eles podem te auxiliar a definir os detalhes para cada experiência em cada período do ano.

Além disso, leitores e seguidores do Estevam Pelo Mundo podem ter descontos ao contratar seus passeios! Entre em contato com a FlaviaBia Expediciones e comente que chegou até a empresa com a nossa ajuda!

Confira aqui todos os passeios para o Deserto do Atacama realizados pela FlaviaBia Expediciones!

Considerações

Hora de fazer as malas! Agora que você já sabe como se organizar e o que levar em viagem ao Deserto do Atacama, pode seguir planejando suas experiências no Chile através desse roteiro de uma semana!

Neste post você também encontra alguns valores e dicas para realizar a viagem a este destino!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário