O que fazer no Maranhão: riquezas além dos Lençóis

O que fazer no Maranhão: riquezas além dos Lençóis

Algumas belezas naturais deste destino são tão famosas que chegam a ofuscar outras atrações incríveis que esse lugar possui. Por isso, trouxemos indicações de o que fazer no Maranhão para aproveitar ao máximo as riquezas que este estado tem a oferecer para além dos Lençóis Maranhenses.

Apesar deles serem uma das primeiras imagens que associamos à ideia de viajar para o Maranhão, os Lençóis não são a única coisa que deve entrar no seu roteiro a este pedaço do Nordeste

Mesmo que conhecer as dunas e lagoas mais turísticas estejam nos seus planos, você também deve visitar estes lugares imprescindíveis para aproveitar ainda mais a viagem.

O que fazer no Maranhão – além de ir para os Lençóis

1 – Centro histórico de São Luís

O que fazer no Maranhão São Luís
Foto: MTur

Assim como outras cidades do Nordeste, o centro histórico de São Luís é extremamente rico e preserva muito da história do início do nosso país. São cerca de quatro mil construções coloniais tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997.

Duas construções que merecem a visita são o Palácio dos Leões e o Palácio de La Ravardière, ainda utilizadas pelo governo estadual e prefeitura, respectivamente. 

Nas proximidades estão a Catedral da Sé e a praça Praça Benedito Leite e, mais a frente, o Teatro Arthur Azevedo, que merece uma visita guiada pelo seu interior. 

Durante o passeio pelo centro de São Luís, não deixe de passar pela Rua Portugal e visitar o Mercado Casa das Tulhas.

Ao fim do dia, a indicação é se deslocar para o norte da ilha para ver o pôr do sol no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia. A beleza do fim de tarde atrai tanto locais quanto turistas.

Para montar um roteiro pela capital do Maranhão, não deixe de conferir as dicas do Estevam sobre o destino! Você pode encontrá-las aqui ou assistindo o vídeo do canal no YouTube!

2 – Alcântara 

O que fazer no Maranhão Alcântara
Foto: Semtur São Luís

Ainda mais preservado que o centro histórico da capital, o município de Alcântara, localizado na Região Metropolitana, possui ruínas do período colonial que valem a pena serem visitadas durante a estadia na capital. 

A viagem dura pouco mais de 1 hora de barco saindo de São Luís, o que permite que você encaixe esse passeio imperdível como um bate e volta no seu roteiro por esse destino que já foi um dos mais ricos da região durante o século XVIII. 

Se você gosta de vilarejos que te fazem viajar no tempo, o centro de Alcântara reserva exatamente isso. As ruas de pedra oferecem um passeio a pé, passando pela Igreja Matriz de São Matias, o Pelourinho, as Ruínas da Rua da Amargura, Ruínas do Palácio Real e a vista do mirante da Igreja dos Sinos

E, se você for à cidade, viva a experiência completa da visita e compre doce de espécie, uma iguaria culinária vendida nas próprias casas dos moradores locais. 

3 – Fronhas Maranhenses

O que fazer no Maranhão Fronhas Maranhenses
Foto: Semtur São Luís

Os Lençóis Maranhenses possivelmente vão entrar no seu roteiro de o que fazer no Maranhão, mas já pensou em visitar a versão menor das dunas, conhecidas como Fronhas Maranhenses

No pequeno município de Raposa, a nordeste de São Luís, as belezas naturais estão acessíveis para quem está hospedado na capital. O lugar também é famoso pela comida local, regada a muito peixe e frutos do mar preparados à moda caseira.

Um passeio que inclui a Praia da Raposa, a Praia de Carimã e as pequenas dunas para admirar a paisagem pode ser uma experiência prévia para o destino mais famoso do estado. As Fronhas não são gigantes como os Lençóis Maranhenses, mas merecem um dia de visitação.

4 – Delta do Parnaíba

O que fazer no Maranhão Pequenos Lençóis Maranhenses
Foto: Semtur Tutóia

Para finalizar nossas indicações de destinos imprescindíveis, algumas das praias mais bonitas do Maranhão não poderiam ficar de fora!  

O Delta do Parnaíba, na cidade de Tutóia, é mais uma sugestão que deve entrar nos seus planos durante uma viagem para este estado. 

Já bem próximo da divisa com o Piauí, um dos encontros do Rio Parnaíba com o mar está bem próximo dos Pequenos Lençóis Maranhenses – mais um destino belíssimo de dunas – e possui praias tanto às margens do rio quanto do mar. 

Apesar de ser um destino turístico, é possível encontrar faixas de areia com boas estruturas de barracas e muito movimento, mas também os lugares paradisíacos e desertos para aproveitar a tranquilidade.  

Se os Lençóis já estão nos seus planos, seguir viagem até Tutóia, que fica a pouco mais de 70km, vale a pena. 

Se você é o tipo de turista que adora explorar praias e destinos que te colocam em contato com a natureza, aproveite e confira esses três roteiros dentro do Maranhão

Como conseguir boas passagens para o Maranhão? 

Se você acompanha os posts aqui do Estevam Pelo Mundo, já sabe que a melhor forma de economizar em passagens aéreas é através das milhas. Então, na hora de planejar uma viagem nacional, sempre busque a possibilidade de comprá-las com pontos. 

Confira como acumular milhas e oportunidades para bonificar seus pontos aqui! 

E, se você tem planos de viajar para fora do Brasil, conte com a equipe EPMilhas para conseguir as melhores ofertas. O nosso time vai encontrar as melhores taxas para você fazer a sua viagem internacional pagando o menor valor! 

Fale com a equipe EPMilhas através do WhatsApp por aqui ou acesse o formulário para solicitar um orçamento de viagem aqui!

Considerações

As imediações de São Luís e outros destinos de belezas naturais podem ser facilmente encaixadas em um roteiro de o que fazer no Maranhão, a depender de quantos tempo você ficará no estado e quais os seus objetivos na viagem. 

O fato é que este destino reserva lugares imprescindíveis para que você aproveite sua história e praias além do ponto mais famoso, aproveitando outras riquezas maranhenses. 

Para mais dicas de destinos no Brasil e no mundo, não deixe de acompanhar nossas postagens aqui no site

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário