O que fazer em Pernambuco, além de aproveitar as praias

O que fazer em Pernambuco, além de aproveitar as praias

Apesar de ser um estado com algumas das mais famosas e mais bonitas praias do Nordeste e do Brasil, Pernambuco tem muito mais lugares para conhecer além de suas belezas naturais. Recife, por exemplo, é uma das cidades mais importantes da história do nosso país e é palco de uma cultura extremamente rica em arte, música e costumes. 

Além dela, outros destinos do estado também nos dão grandes oportunidades de aprender sobre o passado e de conhecer com detalhes as tradições nordestinas

É por isso que esse post sobre o que fazer em Pernambuco vai te dar várias dicas para aproveitar e explorar muito mais esse pedacinho do Nordeste, além do seu litoral.  

O que fazer em Recife, capital de Pernambuco

Foto: MTur

Quem visita Recife nem sempre vai em busca das praias da capital pernambucana. Até porque, durante a maré cheia, elas não são seguras para banho, pois esse trecho é famoso pelo risco de tubarões. 

Por isso, se o banho de mar não é uma prioridade na sua viagem, as praias de Recife até podem – e devem – entrar no seu roteiro pela cidade, mas apenas para visitar, tomar sol e aproveitar a paisagem. Inclusive, se você quiser conhecê-las durante sua viagem, confira aqui as melhores praias para ir em Recife

No entanto, se você quer aproveitar ainda mais a capital ou se as praias urbanas estão fora dos seus planos, você possui diversas opções de passeios, museus e locais para conhecer. 

Confira a lista com algumas opções de o que fazer em Recife, separadas entre o bairro do Recife Antigo (que mais atrai turistas na cidade) e outras regiões da cidade:

Pátio de São Pedro

Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Forte das Cinco Pontas

Parque da Jaqueira

Instituto Ricardo Brennand

Oficina de Cerâmica Ricardo Brennand 

Recife antigo

  • Praça do Marco Zero
  • Rua do Bom Jesus
  • Parque de Esculturas de Francisco Brennand 
  • Centro de Artesanato de Pernambuco
  • Mercado de São José
  • Paço do Frevo
  • Embaixada dos Bonecos Gigantes
  • Museu Cais do Sertão

O que fazer em Olinda

Foto: MTur

Visitar Recife e não ir a Olinda é quase impossível. As cidades ficam a menos de 10km de distância e basta apenas um dia para visitar este destino que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Ao longo de sua história, ela foi um terreno indígena que se tornou um vilarejo estratégico durante a colonização portuguesa, chegou a ser incendiada pelos holandeses e reconstruída acompanhando o crescimento de Recife anos depois. Só pela sua trajetória, já dá para imaginar o quanto essa cidade reserva para os turistas. 

Confira abaixo as principais indicações para visitar durante um dia em Olinda

Igreja do Carmo

Rua Quinze de Novembro 

Basílica e Mosteiro de São Bento

Igreja e Forte de São Francisco

Farol de Olinda

Alto da Sé 

  • Mercado de Artesanato do Alto da Sé
  • Catedral Metropolitana de São Salvador
  • Mirante da Caixa D’água

O Estevam esteve nas cidades de Recife e Olinda em sua última viagem a Pernambuco e compartilhou sua experiência em alguns desses lugares que citamos. Além de conferir como foram os passeios dele, você também pode pegar mais algumas dicas de o que fazer, onde comer e onde ficar

Confira aqui no site ou assista ao vídeo no canal do YouTube

O que fazer em Caruaru, interior de Pernambuco

Foto: Prefeitura de Caruaru

Caruaru é uma cidade do Vale do Ipojuca, localizada a 137km de Recife e famosa pelas festas de São João no mês de junho, muito populares no interior dos estados do Nordeste.

No entanto, Caruaru – ou “Princesa do Agreste” como a cidade é carinhosamente chamada – é um importante entreposto econômico e possui o maior centro de artes figurativas da América Latina.

Por isso, mesmo que não seja período de festas, a cidade ainda é um destino atrativo para quem conhecer a riqueza da cultura nordestina de perto. Aos viajantes que gostam de museus e imersão na arte, música e história, Caruaru deve ser colocada no roteiro por Pernambuco.

Confira as principais atrações e o que visitar na cidade: 

Alto do Moura e Casa Museu do Mestre Vitalino

Museu do Cordel 

Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro

Feira de Caruaru

Museu do Forró Luiz Gonzaga

Museu do Barro

Litoral de Pernambuco

Roteiro Pernambuco

Se além das indicações do que fazer em Recife, Olinda e Caruaru, você também tem interesse em visitar outros lugares mais seguros para o banho de mar, dá para equilibrar o roteiro.

Pernambuco possui alguns dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro e você pode conferir um roteiro por ele aqui no site. Neste post, você vai encontrar opções de norte a sul para aproveitar algumas das praias mais fantásticas deste estado. 

Considerações 

Viu só quantas opções e oportunidades Pernambuco reserva além das praias famosas? Este estado possui tantos lugares ricos e interessantes em cultura e histórias que uma viagem até ele não necessariamente precisa se resumir a destinos de mar.

Sempre bom reforçar que, caso você esteja planejando sua viagem para Recife, lembre-se de que usar milhas é a melhor alternativa para encontrar boas ofertas de passagens. E nós sempre vamos te avisar aqui as melhores oportunidades para juntá-las!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário