O que é o ETIAS, autorização para entrar na Europa

O que é o ETIAS, autorização para entrar na Europa

Em breve, um novo documento entrará na lista de exigências para brasileiros entrarem na Europa. Aprovado pela Comissão Europeia, a partir de 2022 deve ser implementada a solicitação do ETIAS para viagens em boa parte dos países do continente.

Além do passaporte, esta autorização de viagem será uma condição básica para viajantes imigrarem sem necessidade de visto. Mas, antes de colocar em vigência a necessidade do ETIAS, os países farão a implementação por etapas. E, enquanto isso, você já pode ir se preparando para esta nova exigência.

Neste post, vamos te explicar mais sobre esse documento e como ele se tornará um critério de entrada de turistas na Europa.

O que é o ETIAS

O ETIAS nada mais é o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, uma autorização que passará a ser aplicada para todos os viajantes que já são isentos de visto na Europa.

Ele será aplicável para todos os países que integram o Espaço Schengen, onde os brasileiros podem ingressar e permanecer por até 90 dias seguidos sem visto. Uma vez dentro de um dos territórios que integram este grupo, os viajantes podem transitar livremente entre outros países.

Entenda melhor o que é o Espaço Schengen e como ele influencia na sua viagem!

Para que serve o ETIAS

O ETIAS será uma autorização prévia de viagem que os passageiros terão que solicitar antecipadamente a viagem ao país de destino. Ele será aplicável como uma pré-avaliação do passageiro e registo no sistema do Espaço Schengen para controle de segurança.

O pedido do ETIAS será um documento obrigatório para todos os turistas que viajam a um território integrante desta união fronteiriça sem a necessidade de visto (viagens a turismo de curto prazo).

Como o ETIAS será implementado

Esta nova documentação para viajar a Europa tinha previsão de começar a ser emitida no fim de 2021 e seria totalmente obrigatória em 2022. No entanto, a Comissão Europeia adiou o início da obrigatoriedade do ETIAS para os viajantes isentos de visto.

O projeto está aprovado desde 2016, mas não deve ser totalmente implementado até o fim deste ano. A autorização de viagem pode começar a ser emitida ainda em 2022, mas levará ao menos seis meses e cerca de um ano para começar a ser exigido.

Durante os seis primeiros meses, os países iniciarão a emissão das documentações, que será opcional para os viajantes. No entanto, as nações ficarão responsáveis por alertar e informar os turistas que ingressarem nos territórios sem o ETIAS sobre a necessidade de solicitar a autorização das próximas vezes.

Depois desses seis primeiros meses, os países do Espaço Schengen entrarão em período de carência para emissão do ETIAS e abrirá exceção para pessoas que cumpram os requisitos de entrada mas estejam viajando pela primeira vez a um dos territórios desde o inicio da implementação do documento.

Apenas após estes dois períodos e sob a condição de que viajantes e guardas de fronteiras já tenham ciência sobre a exigência, emissão e cobrança do ETIAS, é que o documento passará a ser obrigatório a todos os viajantes isentos de visto.

Enquanto o ETIAS não é obrigatório

Por enquanto, esteja atento antes de viajar a Europa sobre a necessidade de passaporte válidos, além das regras de saúde e sanitárias para desembarcar em qualquer dos 26 países membros do Espaço Schengen.

É sempre importante consultar sites oficiais, a embaixada ou consulado do país de destino para saber os detalhes e tirar dúvidas.

Passagens para Europa

Já está programando uma viagem para a Europa e quer garantir os melhores preços de passagens? Então não deixe de contar com a ajuda das milhas para conseguir o custo-benefício em tarifas para voos internacionais.

Se você quiser ajuda para garantir as taxas mais vantajosas ou não possui milhas suficientes para emitir os bilhetes, conte com a ajuda da EPMilhas!

O time irá te ajudar a buscar e comprar as passagens nas melhores condições para viajar para fora. Para solicitar um orçamento com a EPMilhaspreencha este formulário ou entre em contato com a equipe pelo WhatsApp aqui!

Considerações

Já vai se preparando para as atualizações sobre a entrada na Europa e ficando por dentro do ETIAS para que, quando chegar o momento de solicitar, você esteja preparado para viajar com tranquilidade e tudo regularizado,

Se você já estiver planejando realizar sua viagem, não deixe de conferir todos os nossos roteiros, dicas e recomendações da Europa aqui no site!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário