Melhores formas de se locomover dentro da Europa

Melhores formas de se locomover dentro da Europa

Muita gente gosta de aproveitar uma viagem à Europa para conhecer vários destinos e ir em mais de um país. Mas, num continente com tantos lugares turísticos e atrativos, quais transportes são ideias para ir de um lugar a outro? Por isso, esse post vai orientar sobre as melhores formas de se locomover dentro da Europa.

Viajar para mais de um território pode ser muito prático e barato dentro do continente europeu. Primeiro, pela diversidade de meios de transporte e , em segundo, pelos acordos fronteiriços, como o Espaço Schegnen, que facilitam a vida dos viajantes.

E, antes de começarmos a trazer os prós e contras de cada maneira de transitar dentro do continente europeu, é importante destacar que você deve estudar a sua viagem de múltiplos destinos e fazer dela uma experiência com o melhor custo-benefício.

Confira aqui detalhes de como montar um roteiro com diversas cidades e países da forma mais proveitosa!

Melhores transportes para ir de um destino a outro dentro da Europa

Assim como diversos aspectos quando o assunto é viagem, tudo vai depender dos seus objetivos, do seu tempo e dos seus planos. A Europa é um continente muito bem interligado por vários meios de locomoção e a melhor forma para ir de uma cidade a outra ou de um país a outro pode variar por diversos motivos.

Por isso, para cada um dos principais transporte que podem ser utilizados em uma viagem à Europa, vamos trazer quais circunstâncias são ideais de utilizá-los.

Avião

Se locomover dentro da Europa em voos
locomover dentro da Europa

Principalmente se você vai viajar de um país a outro ou quer percorrer longas quilometragens, os voos podem ser a melhor opção em custo-benefício.

Essa alternativa pode não compensar financeiramente caso você opte pelas companhias aéreas tradicionais e não tenha milhas com uma companhia aérea parceira para emitir passagens com menor custo.

Mas, a Europa possui diversas empresas low cost que possuem viagens a poucos Euros para vários destinos.

Quando os voos compensam na Europa?

Em trajetos que vão durar poucas horas, usar as empresas de viagens de baixo custo é uma boa forma de se locomover. Esta é a melhor maneira para quem quer conhecer mais de um país, pagar mais barato e economizar horas.

Então, para quem tem um roteiro corrido e poucos dias de viagem, aposte no transporte mais rápido.

Trem

Se locomover dentro da Europa de trem

Esta opção vai depender de uma pesquisa mais precisa da sua parte enquanto planeja as melhores formas de se locomover dentro da Europa. Você vai precisar buscar a malha ferroviária do país e quais destinos são atendidos por ela para, primeiramente, saber se esse transporte pode ser uma opção na sua viagem.

Normalmente, as principais cidades e seus arredores são interligados por trem em boa parte dos territórios europeus. E além disso, é comum que hajam linhas dos grandes centros para destinos internacionais.

Assim, mais do que conhecer as principais cidades de um mesmo país, o trem pode ser uma alterativa para ir a países vizinhos, por exemplo.

Quando os trens compensam na Europa?

Para viagens dentro de um mesmo país, os trens podem ser um transporte inteligente pois, normalmente, possuem bom custo-benefício entre preço e tempo de deslocamento.

Fora que esta é a oportunidade de experimentar um meio de viajar que não temos o hábito de utilizar no Brasil. Se essa for sua primeira viagem à Europa, é uma ótima alternativa de fazer um passeio diferente. Na grande maioria dos trajetos, as paisagens são deslumbrantes.

Porém, se você pensa em utilizar o trem para ir de um país a outro e atravessar grandes distâncias, avalie o preço da passagem e o tempo de viagem. A depender do tipo de trem e da empresa operante, pode ser que a viagem tenha muitas paradas ou seja mais cara do que utilizando outros meios de transporte.

Então, considere a distância, o seu orçamento e sua disponibilidade para avaliar se a viagem de trem compensa. E confira também os cuidados que você precisa ter ao utilizar estes transportes!

Uma dica é que as empresas ferroviárias normalmente possuem sites com todos os detalhes sobre suas rotas, horários e valores. Aproveite para utilizá-los como forma de estudar a ligação entre os destinos que te interessam.

Ônibus

Se locomover dentro da Europa de ônibus

Não é só no Brasil que as passagens de ônibus normalmente custam menos que as de avião e interligam praticamente todo um país. As rodovias também são uma das maneiras mais comuns de se locomover dentro da Europa.

Seja viajando dentro de um território ou entre fronteiras, diversas empresas (tanto tradicionais como de baixo custo) operam em trajetos que levam minutos, horas e até dias.

Para quem vai priorizar a economia ou precisa ir a destinos menos famosos no interior dos países, os ônibus são uma boa opção para as viagens. E geralmente ele não são tão desconfortáveis.

Quando os ônibus compensam na Europa?

Além de geralmente compensarem financeiramente para os viajantes que estão vivenciando mochilões e viagens bem econômicas, eles são uma boa maneira de percorrer cidades menores e lugares mais isolados.

A depender do trecho e da empresa que opera os ônibus, eles podem nem ter tantas paradas e compensam pelo tempo de deslocamento.

No entanto, para longas distâncias, como indo de um país a outro (se as fronteiras ou destinos não foram próximos), pode ser cansativo. Para quem tem pouco tempo ou não quer se desgastar tanto, pode não ser a melhor opção.

Carro

Viajar de carro para se locomover dentro da Europa

Por fim, a opção para os viajantes que gostam de roteiros exclusivos, no seu próprio tempo e sem depender de empresas e reservas para se locomover.

Devido às estradas bem sinalizadas e seguras, além da facilidade entre ir de uma fronteira a outra, muitos turistas optam por alugar um carro para conhecer alguns destinos.

Sobretudo para explorar o interior de alguns países, essa pode ser a melhor e mais rápida forma de chegar a determinados lugares.

Quando o carro compensa na Europa?

Se você quer fazer uma viagem com calma, incluindo passeios e roteiros fora do costume turístico, usar o carro é ideal. Além disso, será uma experiência muito especial para conhecer tradições em pequenos lugares e paisagens inusitadas.

Para cidades que possuem outras formas de serem interligadas, talvez o carro não tenha o melhor custo-benefício devido às distâncias e custos (aluguel e combustível).

Mas, para destinos pouco procurados, em que os ônibus são limitados, ou se você tem como prioridade uma viagem independente e com roteiro próprio, compensa investir em um veículo.

Considerações

Viu só quantas opções para explorar este continente? A verdade é que as melhores formas de se locomover dentro da Europa são as que se adaptam ao seu estilo de viagem e prioridades.

E o mesmo acontece quanto vamos escolher hospedagens, onde se alimentar e quais experiências optamos vivenciar em cada lugar.

Para montar a sua viagem à Europa do seu jeito, não deixe de conferir nossas dicas aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Uma resposta para “Melhores formas de se locomover dentro da Europa”

Deixe um comentário