Melhor época para viajar para a Argentina – por região

Melhor época para viajar para a Argentina – por região

Ainda que não seja tão extenso quanto o Brasil, a Argentina é um país de grandes dimensões. E, a depender dos destinos que você tem interesse em visitar, cada período do ano pode ser mais ou menos favorável aos passeios. Para te ajudar a programar sua viagem, este post vai te orientar sobre a melhor época para viajar para a Argentina por região natural.

Por ser um país prático de ser visitado pelos brasileiros, geralmente, qualquer período parece ser um bom momento para se aventurar no território vizinho. Mas na verdade, cada época pode ser mais ou menos cômoda, a depender da cidade e dos objetivos da viagem.

Então, antes de embarcar, confira os meses e estações perfeitos para os seus planos!

Melhor época para visitar cada grande região da Argentina

Melhor época para viajar para a Argentina

Pampa

O Pampa é uma região enorme na América do Sul que abrange o leste, litoral e centro da Argentina. Boa parte da área acompanha a foz dos rios Paraná e Uruguai, incluindo das cidades de Buenos Aires, Mar del Plata e Rosário.

Com estações relativamente bem definidas, a primavera é considerada a melhor época para viajar à capital Argentina e cidades da região. As temperaturas amenas, sem sol muito quente e pouca chuvas, são perfeitas para curtir os passeios ao ar livre nas cidades turísticas.

Além disso, elas estarão repletas de flores e com um charme especial para os visitantes.

Um outro destino no outro extremo do Pampa, distante do litoral, mas ainda pertence a região e muito buscado pelos turistas, é Córdoba, segunda maior cidade do país.

Apesar de estar localizada no centro da Argentina, o melhor período de visitar este destino também se assemelha à parte litorânea. De março a maio, principalmente, mas também entre setembro e outubro, o clima em Córdoba não vai estar nem muito quente, nem muito seco e terá poucos dias de chuva.

Patagônia

Uma das mais famosas regiões que abrande a Argentina e o Chile é a Patagônia. Destino para quem quer aproveitar frio, neve e curtir as turísticas cidades de Bariloche, Calafate e Ushuaia, a Patagônia é muito específica sobre o período do ano que é considerada sua alta temporada.

Aliás, é importante destacar que a forma mais prática de ir a esta região é justamente nos meses de maior movimento, pois muitas operações de voos e funcionamento de atrações são sazonais.

Para desfrutar a Patagônia, o período ideal para viajar é, obviamente, o inverno entre junho e início de setembro.

Confira aqui guia completo da melhor época para ir a Bariloche!

Mesopotâmia

O pedacinho da Argentina que faz fronteira com o Brasil é conhecido como a região da Mesopotâmia, por ser uma pequena faixa de terra entre os rios Paraná e Uruguai.

Sem sombra de dúvidas, Puerto Iguaçu é a cidade mais famosa para o turismo desta região e é muito visitada por quem viaja a Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai.

O outono é o período ideal para visitar esta região por uma série de motivos. Um combinação de rios com quedas densas, temperaturas amenas e menor risco de chuva são a combinação que você, possivelmente, vai encontrar em março, abril e início de maio.

Os verões podem ser muito quentes e úmidos e tornar os passeios a pé um pouco incômodos. Já os invernos na região são secos e o volume nas cataratas tende a diminuir, o que deixa o espetáculo menos atrativo. Já a primavera da Mesopotâmia pode ser chuvosa e acabar atrapalhando os passeios pelas belezas naturais da região.

Cuyo

Melhor época para viajar para a Argentina

Se o seu objetivo para viajar à Argentina é para aproveitar vinho e ter a chance de conhecer a Cordilheira dos Andes, planeje ir a região de Cuyo. É aqui que estão as cidades de Mendoza e San Juan, onde ficam as vinícolas mais famosas e desertos belíssimos em meio às montanhas.

Diversos períodos do ano podem fazer uma viagem a Cuyo ser especial, mas isso vai depender dos seus objetivos. O clima ameno é perfeito para passeios a pé, curtir degustações e subir à Cordilheira. Por isso, aproveite principalmente a primavera e o outono para a viagem – de março a maio e de setembro a novembro.

Mas, por estarem localizados em região de certa altitude, as principais cidades da região de Cuyo também são atrativas no inverno. Inclusive, existem estações de esqui próximas de Mendoza que funcionam de dezembro as início de fevereiro. No entanto, passeio para subir às regiões mais altas das montanhas e os passeios às vinícolas podem ser limitados por causa na neve.

O verão nesta área da Argentina pode ser bem quente e seco, então, o clima nem sempre será o mais agradável para os atrativos da região.

Grande Chaco

Cidades históricas, tradições locais e contato com a natureza às margens dos rios são os principais atrativos das cidades argentinas que ficam ao leste do Grande Chaco.

Apesar de menos famosas, Corrientes, Resistência e Formosa são destinos turísticos mais tranquilos para quem tem interesse em explorar a Argentina sob outra perspectiva.

De maio a setembro haverá pouca chuva, o que ajuda muito os visitantes, já que o tempo estável é ideal para visitar e aproveitar a região. Exceto pelos meses de junho a agosto, em que o tempo estará frio, o fim do outono e início da primavera são estratégicos.

Noroeste

Se você gosta de aventura e paisagens exuberantes, a região do Noroeste argentino precisa entrar nos seus planos. Nela estão as famosas cidades de Jujuy, Tucumán e Salta, próximo do Chile e da Bolívia.

Entre os atrativos, estão salares, desertos, montanhas coloridas e águas cristalinas, que fazem a viagem ser memorável e única.

Para muitos turistas, o período mais frio, de junho a agosto, é perfeito para desfrutar as paisagens. Como o inverno é o período de tempo mais estável e sem nuvens, a região fica lotada. Se os termômetros próximos dos 5°C não te incomodarem, este período pode valer a pena.

Mas, entre abril e maio ou entre setembro e outubro o Noroeste estará com climas amenos, poucas chuvas e você também conseguirá aproveitar os destinos e paisagens com tranquilidade e sem tanto frio.

Considerações

Já analisou qual será a melhor época para viajar para a Argentina? Então agora você pode conferir nosso roteiro com algumas dicas dos melhores destinos para encaixar em um roteiro de até dez dias no país!

Lembrando que, para qualquer cidade deste e de outros países, emitir as passagens com milhas aéreas é a melhor forma de economizar. E, para garantir os melhores valores, conte com a ajuda da equipe EPMilhas para encontrar os bilhetes internacionais com o melhor custo-benefício.

Para solicitar um orçamento de passagens com o time, preencha este formulário ou entre em contato com a EPMilhas pelo WhatsApp aqui

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário