Lugares na Paraíba pouco visitados, mas muito curiosos

Lugares na Paraíba pouco visitados, mas muito curiosos

Apesar da Paraíba ser um destino que normalmente atrai os turistas pelas praias e piscinas naturais, o interior desse estado possui lugares curiosos que valem a pena serem explorados. Esses lugares na Paraíba pouco visitados podem entrar no seu roteiro em uma viagem que integre outros destinos. Assim, você poderá conhecer com mais detalhes da arte, cultura e história desse lugar.

Listamos quatro locais que possuem atrativos curiosos e interessantes para você sair do óbvio em uma viagem ao Nordeste e passear por lugares que vão além das belezas naturais do litoral.

Lugares pouco visitados da Paraíba para conhecer

Ingá

Ingá é um dos lugares na Paraíba pouco visitados
Foto: Destino Paraíba / Governo da Paraíba

Gosta de história, escrituras antigas e de aproveitar a natureza? Ingá é uma boa opção para entrar nos seus planos em uma viagem à Paraíba.

Seu principal atrativo é o sítio arqueológico da Pedra de Ingá, com seu museu de história natural, suas rochas lisas impactadas pela erosão e as escrituras rupestres misteriosas.

A Pedra do Ingá ou Itacoatiara (como também é conhecida) foi talhada entre 2.000 e 5.000 anos atrás, mas seus registros nunca foram decodificados. O desconhecimento dos desenhos faz com que a enorme rocha atraia curiosos.

Além dela, é possível visitar fósseis que foram encontrados na região e doados ao museu e ainda caminhar sobre as pedras esculpidas pelo desgaste da correnteza do rio Ingá.

Para visitar o local, consulte dias e horários do parque e adquira o ingresso na entrada.

Onde fica e como encaixar na viagem

A cidade de Ingá fica a 100km da João Pessoa e apenas a 40km de Campina Grande, a segunda maior cidade do estado da Paraíba.

Por isso, a recomendação para encaixar Ingá no roteiro é aproveitar a viagem pela BR-230 da capital até Campina Grande e fazer uma parada no caminho neste destino. Assim, você pode tirar um dia para conhecer o parque arqueológico e depois seguir viagem.

Serra do Catolé

Serra do Catolé é um dos lugares na Paraíba pouco visitados
Foto: Prefeitura de Gurinhém

Gosta de destinos de serra, trilhas, aventura e ainda quer ter a oportunidade de admirar o skyline das duas maiores cidades da Paraíba? Coloque a Serra do Catolé na sua programação.

Além da própria serra, a Pedra da Raposa e a Pedra do Urubu são mais duas atrações que fazem parte do turismo rural no interior do estado. São 420 metros acima do nível do mar para aproveitar o contato com a natureza e conhecer paisagens fantásticas.

As atrações ficam localizadas dentro do Sítio Serra do Catolé, que fica aberto para visitação todos os dias da semana durante boa parte do dia.

Onde fica e como encaixar na viagem

Este destino pertence ao município de Gurinhém e fica a 85km de João Pessoa ou a 60km de Campina Grande.

Assim como Ingá, o acesso a Serra do Catolé é feito pela BR-230 e os municípios ficam bem próximos um do outro. Por isso, se você ficou interessado em conhecer um desses lugares pouco explorados, pode acrescentar o outro no roteiro e fazer duas paradas entre João Pessoa e Campina Grande.

Lajedo do Pai Mateus

Lajedo do Pai Mateus é um dos lugares na Paraíba pouco visitados
Foto: Destino Paraíba / Governo da Paraíba

Se destinos para ficar próximo da natureza e admirar paisagens rochosas fazem parte dos seus gostos, a Paraíba reserva mais um lugar que vale a pena ser visitado.

O Lajedo do Pai Mateus possui diversos pontos com vistas maravilhosas e belezas naturais escondidas em meio a trilhas para quem gosta de se aventurar. A curiosa Pedra do Capacete é uma das principais atrações do local.

Para facilitar a vida de quem quer conhecer a região, o hotel fazenda de mesmo nome é a melhor recomendação de estadia – bem avalizado e estratégico para conhecer a região.

Onde fica e como encaixar na viagem

São cerca de 65km depois de Campina Grande em direção ao interior da Paraíba para chegar ao Lajedo do Pai Mateus. Por isso, uma viagem saindo de João Pessoa se torna um pouco mais distante (193km).

Para conhecer este destino, o ideal é integrá-lo com Campina Grande, mas indo para ficar, ao menos, uma noite no destino e conhecer com calma o lugar.

A depender de quantos dias você tenha para esta viagem, pode integrar os dois destinos acima citados no caminho até Campina Grande e finalizando aqui depois de passar pela segunda maior cidade do estado.

Ou, se preferir, ainda pode fazer um terceiro roteiro, que vamos trazer agora na última indicação de lugares pouco visitados.

Cabaceiras

Cabaceiras é um dos lugares na Paraíba pouco visitados
Foto: Prefeitura de Cabaceiras

Que tal conhecer a cidade onde foi gravada o clássico do cinema nacional O Auto da Compadecida? Aproveite sua viagem à Paraíba e visite a cidade de Cabaceiras, a “Roliúde Nordestina“.

Cenário não só do longa-metragem inspirado na obra de Ariano Suassuna, como também de novelas e outras produções, este destino é ideal para quem gosta de arte e história.

Apesar de ser uma cidade pequena, você encontra ruas e construções que foram cenários e ainda pode vê-los representados no Memorial Cinematográfico de Cabaceiras.

Além disso, você ainda pode tirar uma foto na placa Roliúde Nordestina (uma versão local do famosos letreiro de Los Angeles) e conhecer mais sobre o lugar no Museu Histórico-Cultural dos Cariris Paraibano.

Onde fica e como encaixar na viagem

Após Campinha Grande, são cerca de 70km em direção ao interior da Paraíba para chegar em Cabaceiras. A partir de João Pessoa, são 191km.

Assim como o Lajedo do Pai Mateus, o ideal é conhecer Cabaceiras em um roteiro que já inclua Campina Grande (independente de você fazer paradas ou não entre a capital e esta cidade com as primeiras recomendações deste post).

Essa região da Paraíba é mais acessível quando você tem foco em explorar o interior e, por isso, se quiser montar uma programação e incluir Cabaceiras, tenha como foco Campina Grande e integre também o Lajedo do Pai Mateus (que fica apenas a 19km).

Roteiro saindo de João Pessoa

Se você pretende explorar o interior deste estado e seus lugares pouco visitados, mas vai começar a viagem por João Pessoa, podemos te ajudar com a programação.

Aqui no site, você encontra algumas indicações do que fazer na cidade, as melhores praias para equilibrar seu roteiro com os destinos que indicamos aqui e ainda pode conferir as dicas do Estevam através da última viagem dele para a Paraíba!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário