Itália cai e Brasil sobe no ranking de passaportes

Itália cai e Brasil sobe no ranking de passaportes

O novo ranking 2022 dos países com os passaportes mais poderosos do mundo traz algumas surpresas, com a subida de alguns, como o Brasil, e a descida de outros, como a Itália. Saiba mais, neste post.

Como funciona o ranking

O ranking visa determinar a posição de um país com relação aos demais, considerando a aceitação de seu passaporte ao redor do mundo sem a necessidade de obtenção prévia de visto pelo seu portador.

A apuração é feita pela Henley & Partners, que elabora o ranking há anos com base nos dados fornecidos pela IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo.

O Henley Passport Index compara o acesso sem visto de 199 passaportes diferentes a 227 destinos de viagem. Se nenhum visto for necessário, uma pontuação com valor = 1 é criada para esse passaporte.

O mesmo se aplica se você puder obter um visto na chegada, uma permissão de visitante ou uma autorização de viagem eletrônica ao entrar no destino.

Quando um visto é exigido, ou quando um portador de passaporte precisa obter um visto eletrônico aprovado pelo governo antes da partida, uma pontuação com valor = 0 é atribuída.

Isso também se aplica se você precisar de aprovação governamental antes da partida para um visto na chegada.

A pontuação total para cada passaporte é igual ao número de destinos para os quais não é necessário visto (valor = 1).

Ter um passaporte de um país bem posicionado no ranking significa ter liberdade para viajar para diversos locais mas, o inverso também é verdadeiro, quem fica na retaguarda do ranking tem dificuldade de acessar a maior parte dos destinos, daí a relevância dessa classificação.

Stephen Klimczuk-Massion, Quondam Fellow da Saïd Business School da Universidade de Oxford, diz que:

“(…) um passaporte é mais do que nunca um cartão de visita, que, dependendo do passaporte que você carrega e para onde está indo, terá um impacto no tipo de acolhimento que você recebe, receberá, onde você pode ir e quão seguro você estará quando chegar lá. Agora, mais do que nunca, é um erro pensar em um passaporte apenas como um documento de viagem que permite ir de A a B. A força ou fraqueza relativa de um passaporte nacional em particular afeta diretamente a qualidade de vida do portador do passaporte e pode mesmo ser uma questão de vida ou morte em algumas circunstâncias.”

Os Top 10 do ranking

Vale esclarecer que a pandemia da covid-19 não influenciou na nova classificação trimestral dos países, tendo em vista que não foram consideradas as restrições decorrentes dessa ocorrência.

Então, vamos conhecer os Top 10 do ranking:

As novidades do novo ranking

Assim como nas últimas versões do ranking, o Japão segue ocupando a primeira posição, mas agora com um recorde – o seu passaporte dá acesso a 193 destinos.

A Espanha subiu uma posição e passou a dividir o terceiro lugar com a Alemanha.

E, quem diria? Reino Unido e Estados Unidos caíram um ponto e estão hoje em 6º e 7º lugar, respectivamente.

Mas, não foram só esses países que caíram, Itália e Luxemburgo desceram para a 4ª posição.

Agora, vamos de notícia boa para o Brasil? O nosso passaporte subiu uma posição na classificação e agora ocupa o 19º lugar, com acesso livre a 170 países no mundo!

Você sabia da relevância da origem do seu passaporte? Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)

Quer mais notícias? É só clicar AQUI!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Juliana Molinari

Deixe um comentário