Guia iniciante sobre milhas, pontos, programas e cartões

Guia iniciante sobre milhas, pontos, programas e cartões

Se você quer entender sobre como funciona o mundo das milhas, mas não sabe por onde começar, este post será o seu ponto de partida. Criamos um guia iniciante sobre milhas que vai te explicar cada definição e te orientar para que você comece a usufruir deste benefício.

Quando falamos de milhas, pontos, cartões de crédito, programas de fidelidade e companhias aéreas estamos nos referindo às etapas de um processo de bonificação. Todo mundo é capaz de aproveitar essas vantagens e conseguir viajar pagando bem menos! Basta entender o passo a passo.

Por isso, aqui vai o caminho para entender tudo em detalhes!

Qual a diferença de pontos e milhas?

Antes de tudo, vamos deixar claro que milhas e pontos são considerados uma moeda, ok? Eles possuem valor de mercado, podem ser vendidos, comprados e trocados por produtos, como se fossem dinheiro.

E, de forma geral, eles são praticamente a mesma coisa. A única diferença é o lugar onde eles estão acumulados.

Pontos são a moeda ou bonificação acumulados através de cartões de créditos e compras online em plataformas chamadas programas de recompensas (vamos explicar o que são eles abaixo).

Já as milhas são a moeda ou bonificação acumulados dentro das companhias aéreas através de programas de fidelidade (confira detalhes abaixo).

Programas de pontos ou de recomenpsas

Os programas de pontos ou programas de recompensas são empresas associadas a instituições financeiras (bancos) e empresas emissoras de cartões. Elas funcionam como uma espécie de sistema em que é possível criar uma conta e, conforme você utiliza o cartão ou realiza compras através desta empresa, você recebe pontos como bônus. Esses acúmulos ficam registrados diretamente no seu cadastro dentro do programa.

Os mais comuns aqui no Brasil, são os programas de pontos vinculados aos bancos tradicionais. Logo, sendo cliente de um deles e tendo um cartão de crédito emitido pelo mesmo, você pode criar uma contra no programa de pontos e realizar o acúmulo.

Além disso, alguns bancos digitais também já estão recompensando seus clientes com o mesmo sistema.

Confira aqui os programas de pontos dos principais bancos tradicionais ou clique aqui para conhecer os bancos digitais que também já possuem este benefício!

Na maioria dos casos, criar uma conta em um programa de pontos é grátis e, muitas vezes, não é preciso muito esforço para que os pontos se acumulem. A depender do banco, o cartão já pode estar vinculado automaticamente ou você pode cadastrá-lo manualmente sem muitos problemas.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são empresas vinculadas às companhias aéreas. É com elas que as milhas ficam acumuladas e que os passageiros possuem acesso aos benefícios extras, como possibilidade de ganhar status com a empresa, fazer upgrades de cabine de forma facilitada, embarcar de forma prioritária, despachar bagagens sem pagar, entre outras vantagens.

De forma geral, também não é preciso pagar nada para fazer um cadastro e ter uma conta nos programas de fidelidade das companhias aéreas. Basta utilizar seus dados pessoais no registro.

Nos programas de fidelidade, as milhas podem ser acumuladas de várias maneiras. A mais comum e mais tradicional é voando com a própria empresa. No entanto, para quem não é um viajante frequente e quer juntar o suficiente para trocar por passagens, ganhar milhas unicamente com essa alternativa não compensa.

As milhas podem ser juntadas voando também com companhias aéreas parceiras e pedindo para que o programa de fidelidade compute o bônus na sua conta.

Outra maneira, que interliga as informações deste guia, é enviando os pontos do programa de recompensas para o programa de fidelidade da companhia aérea. Basicamente, a transferência de um para o outro é o que faz “transformar” pontos em milhas.

Como enviar pontos e tranformar em milhas?

guia iniciante sobre milhas e pontos de cartões

Para que os pontos virem milhas, a transação é muito simples. Os programas de pontos dos bancos e cartões de crédito possuem parcerias com os programas de fidelidade. Assim, no site ou aplicativo da empresa onde você acumula os pontos é possível solicitar a transferência para a companhia aérea.

Porém, alguns critérios e compensações estão envolvidos nessas transferências.

A primeira delas é que, normalmente, os programas de pontos exigem uma quantia mínima para fazer o envio ao programa de fidelidade. É comum que a exigência seja de, ao menos, 1.000 pontos. Algumas empresas pedem mais, outras menos e todas, de forma geral, também impõem um limite máximo de envio.

Em segundo, existe uma forma de receber um benefício ainda maior nessa transferência de pontos para milhas que é aguardando promoções de bonificação. De vez em quando, os programas de pontos fazem campanhas com porcentagens de bônus nestas transferências, em que, enviando um valor, você ganha 30%, 50%, 100% (ou mais) em milhas extras.

Por exemplo: transferindo 1.000 pontos durante uma promoção de 100% de bônus, o saldo que você irá receber na sua conta do programa de fidelidade é de 2.000 milhas.

E o melhor de tudo é que essas transações são gratuitas, seja durante promoções de bônus ou não.

Como acumular pontos?

A forma mais comum de acumular pontos é utilizando o cartão de crédito. Cada cartão possui uma conversão de pontos por Real ou pontos por Dólar americano e, de acordo com o valor da sua fatura, você recebe uma quantia de pontos no programa de recompensa.

Mas, quando falamos em pontos por Dólar, não quer dizer que você precisa realizar compras internacionais, ok? O acumulo será em relação aos Reais que você gasta, no entanto, como muitos cartões são internacionais e operados com empresas multinacionais, o Dólar é usado como moeda padrão. Logo, eles farão o cálculo automático de quanto você gastou naquele mês, quanto equivaleria em Dólares e quantos pontos você receberá sobre o valor.

Mas, uma outra maneira de potencializar e acumular mais rápido, é fazendo compras online através dos programas de pontos. Diversas lojas, para todo tipo de segmento e produtos, possuem parcerias com os bancos e programas de recompensas.

Nos sites destes programas, você encontra links que te direcionam para lojas online que vão fazer com que suas compras te bonifiquem com um, dois, três, cinco ou até mais pontos por Real gasto. É comum que hajam promoções que aumentem esses valores para oito, dez ou doze pontos de conversão temporariamente. Então, sempre acompanhe o programa de pontos vinculado ao seu cartão para realizar compras nessas ocasiões.

Alguns programas de recompensas também possuem clubes de pontos, que são pacotes por assinatura em que você recebe uma quantidade de pontos na sua conta todos os meses conforme pagamento de mensalidade.

Como acumular milhas?

Além da transferência de pontos e dos acúmulos voando com a empresa ou companhias aéreas parceiras, também é possível acumular milhas com clubes de milhas.

Eles funcionam de forma semelhante aos clubes de pontos. Pagando uma mensalidade sob um determinado pacote, as milhas cairão automaticamente todos os meses na sua conta com aquela empresa.

Uma outra maneira é que vários programas de fidelidade possuem parceria com empresas de cartões e emitem algumas categorias e bandeiras para os clientes que possuem interesse em acumular milhas diretamente com eles.

Assim, ao invés de juntar pontos com um cartão em um programa de banco e depois transferir para o programa de fidelidade, esse processo é encurtado, e as recompensas pelo uso do cartão já caem como milhas de forma direta, conforme conversão de gastos da fatura.

No entanto, nestes casos, você perde o benefício de ganhar bônus nas transferências do cartão para a companhia aérea, além de limitar a diversidade de empresas para viajar.

Normalmente, um programa de pontos pode fazer envios para diversos programas de fidelidade e você pode escolher em qual companhia quer acumular. Já com os cartões da própria cia. aérea, as milhas ficarão limitadas `a ela.

Diferentemente dos pontos, não é possível enviar milhas entre programas de fidelidade de companhias aéreas.

Confira mais dicas de como acumular milhas aéreas aqui!

Como usar milhas para emitir passagens?

guia iniciante sobre milhas e como emitir passagens

A emissão de passagens com milhas é muito simples. Normalmente, os sites e aplicativos das companhias aéreas oferecem as milhas como forma de pagamento. Então, basicamente, é só selecionar esta opção para efetuar a reserva e fazer a aquisição dos bilhetes!

Mas, se quiser detalhes para consultar quando compensa trocar passagens por milhas ou quiser mais detalhes de como realizar a emissão, confira este post!

Considerações

E então, preparado para começar a dar os primeiros passos para juntar milhas?

Entender o passo a passo é apenas o começo, ok? Aos poucos, para se beneficiar ainda mais, você pode consultar quais os melhores cartões de crédito, os melhores momentos de transferência e assim, montar estratégias completas para viajar pagando pouco!

Não deixe de conferir as dicas que publicamos aqui no site sobre pontos e milhas!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário