Guia completo de Porto de Galinhas

Guia completo de Porto de Galinhas

Pensando em viajar ou se programando para conhecer Porto de Galinhas? Pois viemos te ajudar no seu planejamento e programação! Confira esse guia completo sobre o lugar, com os lugares indispensáveis para visitar, o que fazer no destino, onde comer e onde se hospedar neste paraíso pernambucano.

O distrito

Porto de Galinhas
Foto: MTur

Porto de Galinhas é um distrito pertencente à cidade de Ipojuca, no estado de Pernambuco, e tem uma grande procura pelos turistas que querem visitar o litoral do Nordeste.

De acordo com o Ministério do Turismo, em pesquisa realizada em 2021, o destino foi um dos mais requisitados pelos brasileiros interessados em realizar viagens de turismo nacional.

Quando e como ir a Porto de Galinhas

Apesar desta região do Brasil ter sol e calor praticamente o ano inteiro, se você quer aproveitar Porto de Galinhas nos seus melhores dias, opte pelos meses de primavera e verão, sempre conferindo a previsão do tempo antes. Os dias de sol sem nuvens fazem toda a diferença na beleza das praias e na cor do mar, tanto para seu aproveitamento quanto para suas fotos.

Para chegar ao distrito é necessário ir de carro, transfer ou através de pacotes de passeios e utilizar a PE-009. O trajeto mais comum de ser realizado é partindo de Recife, seja chegando à capital do estado de avião ou por via terrestre.

O que fazer

Piscinas Naturais em Porto de Galinhas
Foto: MTur

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

O lugar imprescindível para quem visita Porto de Galinhas são as Piscinas Naturais, que se formam no trecho de praia mais acessível do distrito durante a maré baixa.

Em dias de céu limpo, o lugar fica ainda mais bonito pois a água adquire a coloração entre cristalina e verde e é possível não só desfrutar o mar, como fazer atividades como mergulho e visitações à espécies marinhas.

Por estar mis próximo do centro de Porto de Galinhas, é nas imediações das Piscinas que você também encontrará com mais facilidade atividades relacionadas a esportes aquáticos, restaurantes e hospedagens – que vamos falar um pouco mais na frente.

Pontal do Cupe

A menos de 10 km de Porto de Galinhas está um dos destinos famosos pelos paredões de recifes que dividem o mar durante as marés baixas. A Praia do Cupe é um dos trechos de águas paradas e mornas – principalmente em dias de muito calor – que atrai muitos turistas.

O Pontal do Cupe é o trecho mais ao norte – e um dos mais famosos – da praia e pode ser acessada pela estrada Porto de Galinhas, que acompanha o litoral da região.

Muro Alto 

Um pouco mais ao norte do centro de Porto de Galinhas (3 km depois do Pontal do Cupe), está a praia de Muro Alto, também considerada uma parada obrigatória aos visitantes. Um comprido recife de corais acompanha a extensão da praia e forma uma enorme piscina natural durante a maré baixa, que são os grandes atrativos desta área litorânea.

E o nome Muro Alto deriva do enorme paredão de areia que também acompanha a praia em terra firme, formando as falésias. Os viajantes costumam encontrar acesso para a parte de cima do paredão de quase três metros para admirar a vista fantástica do mar.

Passeio de buggy ponta a ponta

Um passeio clássico para quem visita boa parte das praias do Nordeste é conhecer o litoral de buggy. Em Porto de Galinhas é muito comum realizar o trajeto “de ponta a ponta” com esse transporte.

Atualmente, devido à pandemia, os passeios são feitos em grupos de até quatro pessoas, que estejam viajando juntas. Antigamente, era possível reunir grupos de desconhecidos para completar o limite no carro e realizar o tour.

Entre a faixa de areia da praia e pequenas estradas entre coqueirais, os buggys fazem o percurso da praia de Muro Alto ao sul de Porto de Galinhas, levando ao Pontal de Maracaípe.

Pontal de Maracaípe

O enorme banco de rochas e areia no Pontal de Maracaípe oferece tanto trechos de praia com ondas quanto mais uma opção de águas tranquilas para os visitantes. Por aqui, também é possível fazer passeios de jangada entre a foz do Rio Maracaípe e o mar, outra atividade que é obrigatória a quem visita o destino.

Passeio de jangada em Porto de Galinhas
Foto: Rodrigo Cavalcanti / Secom Ipojuca

Nas proximidades

Outros lugares que podem entrar na programação de quem visita Porto de Galinhas, a depender de quanto tempo irá durar sua viagem, é ir à Praia dos Carneiros, a 50km ao sul do distrito. Este é mais um destino popular entre os turistas que visitam a costa de Pernambuco, pois é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Se quiser se distanciar das praias costeiras e encontrar um pouco mais de tranquilidade, entre Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros está a pequena Ilha de Santo Aleixo. São cerca de 15 minutos de barco até ela e os passeios permitem que você fique uma média de 5 horas no local.

E, se você não tiver pressa e quiser explorar ainda mais o estado de Pernambuco, Recife e Olinda ficam bem próximos de Porto de Galinhas. São cerca de 60 km até a capital do estado e 72 km até Olinda.

Onde comer

Para comer comida tradicional, alguns estabelecimentos são famosos por oferecer os pratos típicos com qualidade e em ambientes aconchegantes.

Os principais e mais famosos restaurantes para quem busca pratos com peixes, frutos do mar e mandioca são:

  • BarCaxeira
  • Munganga Bistrô
  • Beijupirá Restaurante
  • Peixe na Telha

Mas, Porto de Galinhas também reserva opções para quem optar por carnes, massas e pratos para quem possui restrição alimentar.

Onde se hospedar

Em Porto de Galinhas e imediações é possível encontrar acomodações das mais simples, aos resorts mais completos.

As diárias podem ser encontradas a partir de R$ 500,00 para duas pessoas em pousadas e hotéis até três estrelas. Hospedagens com avaliações altas e com maiores benefícios custam a partir de R$ 1.000,00.

Os principais lugares para se acomodar estão no próprio distrito ou na direção da praia de Muro Alto.

Como as distâncias não são longas entre as praias e cidades dos arredores, é possível encontrar transfers, passeios particulares ou utilizar carro particular para se locomover. Todas as opções podem ser recomendadas ou acessadas através da maioria das acomodações, sobretudo as de maior avaliação.

Conteúdo extra sobre Porto de Galinhas

O Estevam já visitou Porto de Galinhas e compartilhou as experiências dele com a gente! Você pode conferir em detalhes sobre a hospedagem que ele ficou e os passeios que ele fez através do vídeo no YouTube do canal Estevam Pelo Mundo ou pelo post aqui do site! Acesse aqui para ler o conteúdo completo.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário