Guia completo de Maceió

Guia completo de Maceió

Maceió tem o encanto de destino paradisíaco mesmo sendo uma capital! Como um destino que junta a vida agitada e as belas praias para relaxar, criamos um guia completo de Maceió para você que tem interesse em visitar esse maravilhoso pedaço do Nordeste!

A cidade

A capital do estado de Alagoas tem uma das orlas marítimas mais bonitas no Brasil. Além das praias, que são frequentadas tanto por moradores quanto por turistas, os calçadões também oferecem estabelecimentos e atrações que mantém a região beira-mar de Maceió movimentada.

Quando ir a Maceió

O período da primavera e verão são os de menor frequência de chuvas e maior probabilidade de dias sem nuvens e bastante calor, que é o período ideal para visitar o Nordeste.

Porém, é importante ressaltar que entre dezembro e fevereiro as praias e lugares turísticos estarão lotados. Então, se quiser evitar os meses de maior movimento e tiver flexibilidade de datas, escolha outro período em que o tempo esteja ameno. Conferir a previsão antes de viajar é sempre bom!

O que fazer

Orla de Maceió
Foto: Marco Ankosqui/MTur

Maceió é o destino de quem busca praticidade para curtir praias, boa comida e atrações culturais. Sem precisar realizar grandes deslocamentos, é possível curtir não só a cidade, como também suas imediações de forma prática. Assim, ela consegue ser um destino tanto para quem tem poucos dias para aproveitar quanto para quem quer fazer viagens longas e curtir de tudo.

Praia de Pajuçara

Um lugar com movimento durante o dia e a noite, bem no centro da cidade.

No período de maré baixa, a Praia de Pajuçara forma piscinas naturais que fazem a areia ficar disputada nos horários de sol. Diversas jangadas também ficam na beira na água e levam os banhistas para espaços mais tranquilos e afastadas.

Ao fim da tarde, Pajuçara ganha mais visitantes no calçadão. Uma grande quantidade de restaurantes, hotéis e atrativos turísticos como o Pavilhão do Artesanato, bem em frete ao mar, ficam nesta região.

Pavilhão do Artesanato 

E já que citamos ele, é importante ressaltar que em praticamente todas as capitais do Nordeste vai haver uma feira ou mercado de produtos e artesanatos locais ,que faz parte da experiência de conhecer um pouco da cultura.

Em Maceió, o Pavilhão do Artesanato é um espaço de dois andares com uma variedade enorme de utensílios, roupas, calçados e objetos, que, em grande maioria, refletem a arte e cultura local.

Mesmo se você não for o tipo de pessoa que goste de comprar lembranças e presentes em viagem, vale a pena dar um passeio pelo lugar e observar os produtos.

Ponta Verde

Seguindo para o norte da Praia de Pajuçara, está Ponta Verde, outra praia urbana famosa de Maceió. O Farol de Ponta Verde e a vista para a orla de Pajuçara são os principais atrativos turísticos, principalmente para fotos.

Algumas das melhores barracas de praia de Maceió estão localizadas nessa região. Então, se você estiver em família ou quiser um lugar com boa infraestrutura para aproveitar as piscinas naturais, Ponta Verde é ideal.

Praia de Ipioca

Se você quer sair das praias do centro da cidade e ir para um lugar mais tranquilo, a Praia de Ipioca está a 20 km da capital alagoana.

A área tem acesso reservado e faz com que a extensa faixa de areia não fique lotada, mesmo nos dias mais movimentados. Assim, é a praia perfeita para admirar a vista dos coqueiros e do mar azul turquesa.

Praia em Maceió
Foto: Marco Ankosqui/MTur

Bairro histórico Jaraguá

A história de Maceió e sua importância no período colonial do Brasil está preservada no bairro do Jaraguá. Foi aqui que surgiu a vila e, posteriormente, a cidade, influenciada pelo comércio do Porto de Jaraguá. Além das próprias ruas, que já são uma atração por si só devido à arquitetura do século 19, é nessa região que estão alguns museus para quem gosta de se aprofundar no passado e na arte.

Nas proximidades

Mas, quem visita Maceió normalmente não se limita a ficar somente nela. A Praia do Francês, por exemplo, fica em Marechal Deodoro, cerca de 20km ao sul da capital alagoana, e é muito famosa, sobretudo para o turismo.

Seguindo na mesma direção, 9 km a frente, está Barra de São Miguel, outro destino conhecido do litoral do estado. Logo em seguida, está a Praia do Gunga, que pertence ao município de Roteiro, e também faz parte dos roteiros de quem visita a região.

Para quem visita o estado do Alagoas com tempo e quer expandir o passeio por mais praias de águas azuis, Maragogi – conhecido como o Caribe brasileiro – está a cerca de 160 km ao norte de Maceió.

Confira guia completo de Maragogi aqui!

Onde comer em Maceió

Ir ao Nordeste e não aproveitar a culinária local nos restaurantes mais recomendados das cidades, é perder a oportunidade de imergir na cultura dessa região. Em Maceió, não deixe de ir nos lugares que são indicados como os melhores para comer pratos típicos do estado e da região.

  • Imperador dos Camarões
  • Bodega do Sertão
  • Janga Praia
  • Parmegianno Pajuçara

Onde se hospedar em Maceió

Hospedar-se em Maceió pode ser muito barato, mesmo nas acomodações com altas avaliações. Hotéis com cinco estrelas podem ser encontrados com diárias a partir de R$ 600 para duas pessoas. Já hospedagens três e quatro estrelas custam a partir de R$ 300 por dia para um casal.

A grande maioria desses hotéis estão localizados na orla da cidade, e, se não estiverem exatamente no centro, estão bem próximas dele, o que facilita deslocamentos, traslados e passeios.

Mais detalhes

Se você tem planos de ir para Maceió e quer mais dicas sobre a cidade, não deixe de assistir o vídeo do Estevam de quando ele visitou a capital alagoana durante o Brasil 60!

Além disso, você também pode conferir o conteúdo do site clicando aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário