Fortaleza: o que ver e fazer na maior cidade do Nordeste

Fala, viajante! Tudo bem com vocês? O Brasil 60 está em Fortaleza, capital do Ceará. Vamos juntos ver o que tem pra fazer por aqui, onde comer, onde se hospedar e muito mais.
Lembrando que o Brasil 60 é o meu novo projeto, onde eu vou visitar 60 destinos brasileiros e registrar tudo em vídeo e em posts aqui no blog para vocês acompanharem tudinho. A New Trip está comigo nesta aventura, claro!!
Aliás, aproveita e já dá uma olhada no meu vídeo de Fortaleza (CE):

 

Ceará

Dividido em Leste e Oeste, o litoral cearense tem praias e destinos lindos, de onde se pode ver pôr e o nascer do sol, como Jericoacoara. A capital Fortaleza é a maior cidade do Nordeste e a quinta maior do Brasil. Ou seja, tem muita coisa pra ver e fazer. São 34km de praias só em Fortaleza, mas infelizmente, nem todas são boas para banho.
Anota as boas pra banho de mar:
Praia de Cumbuco
Praia do Porto das Dunas
Águas Belas
Praia de Morro Branco
Além disso, Fortaleza é a cidade mais próxima da Europa, por isso, é um importante ponto de conexão no país, tanto aérea quanto de internet. Isso porque há milhares de km de cabos subaquáticos ligando o Brasil, a partir de Fortaleza, a Europa.

O que fazer

Mercado dos Peixes
Além de poder comprar os peixes e frutos do mar fresquinhos, os visitantes podem optar por comê-los ali mesmo, já que os vendedores também preparam as iguarias para servi-los no local. Eu já garanti logo meus camarões e ainda pedi um acompanhamento. Tudo uma delícia e fresquinho.
Mercado Central
Mercado Central de Fortaleza
Fica na região central da cidade e é imenso, são cinco andares de muitas lojas de artesanato até comidas. São mais de 500 lojas. A dica é pesquisar preços, porque eles mudam muito de uma loja para outra. Pagar em dinheiro também é uma boa dica, já que você consegue um descontinho.
No início do século 19, lá pelos anos de 1809, começaram a vender frutas, verduras e carnes nesta região, mas não onde hoje é o mercado.  Mas, em 1931 foi proibido a venda desses produtos e então as pessoas começaram a vender artesanatos.
Foi então que Fortaleza começou a se destacar como um importante mercado de artesanato local, com rendas, arte, cerâmica, artigos em couro e etc. e somente em 1989 foi construído o mercado que conhecemos hoje.
Catedral Metropolitana de Fortaleza


No centro é tudo muito pertinho. Saindo do Mercado Central, logo ao lado, já está a Catedral. Inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha, demorou 40 anos para ficar pronta e ocupa quase toda a praça Pedro II.
Forte de Nossa Senhora da Assunção
A cidade tem o nome de Fortaleza justamente porque cresceu em volta deste forte. No início era só uma vila, mas com o tempo foi crescendo e hoje se tornou a maior cidade do Nordeste.
Espigão de Iracema, na Praia de Iracema
Estevam em Fortaleza, Ceará
É tipo um píer que foi construído para conter a água do mar. Hoje ele é um espaço de convivência, onde se pode comprar água de coco, ver o pôr do sol, andar de bike e caminhar. E bem em frente fica a Ponte dos Ingleses, nunca finalizada, e que serviria para ajudar as pessoas a embarcarem nos navios. Mas, não deu muito certo não.
Estevam em Fortaleza, Ceará
Estevam em Fortaleza, Ceará
Nesta praia também fica a escultura de Iracema, personagem principal de um famoso livro escrito pelo fortalezense José de Alencar e que dá nome a praia.
Passear pela Orla
A orla foi totalmente revitalizada e é um lugar muito gostoso para passear, seja de dia ou à noite. É um local de lazer para os moradores, bem iluminado e seguro. Aproveita o passeio e dá uma paradinha na sorveteria 50 sabores, que tem mais de 50 sabores e uns bem exóticos.
Centro Cultural Dragão do Mar
Estevam em Fortaleza Estevam em Fortaleza
Estevam em Fortaleza Estevam em Fortaleza
Um dos maiores centros culturais do Brasil, construído em 1999 e tem mais de 30 mil metros quadrados. Tem salas de teatro, de cinema, museu, planetário, além de vários shows de artistas locais, nacionais e internacionais.
Theatro José de Alencar
Estevam em Fortaleza
Teatro construído em 1910 com peças de aço que vieram do Reino Unido. Por dentro tem estilo art nouveau super bonito. Fica numa praça pertinho do centro cultural

Onde comer

Meleslini Gastrobar – indicação dos meus seguidores também e que durante semana tem um menu fechado, com entrada e prato principal por R$42.
Chico do Caranguejo Cumbuco – é o mais famoso da cidade e tem uma estrutura bem boa.
Outras indicações: Terra do Sol; Camarada Camarão – para comer um bom camarão, óbvio; Floresta – muito indicado pelos meus seguidores; Mandir – para quem é vegano.

Onde ficar

Hotel Gran Marquise Fortaleza
Vista do terraço do Hotel Gran Marquise

Hotel Gran Marquise – um dos melhores hotéis de Fortaleza, muito bem localizado – de frente para praia, tem academia e todo conforto que o hóspede pode querer.
Hotel Gran Marquise, Fortaleza Hotel Gran Marquise, Fortaleza
Hotel Gran Marquise, Fortaleza Hotel Gran Marquise, Fortaleza
 
É isso, viajante! Nossa próxima parada aqui no Ceará será Jericoacoara, não perde esse vídeo. Segue lá o meu canal do YouTube e fique por dentro do Projeto Brasil 60!
 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lucas Estevam

Deixe um comentário