EUA: veja quais são as novas regras para viajar ao destino

EUA: veja quais são as novas regras para viajar ao destino

Após 20 meses, os Estados Unidos (EUA) reabriram ontem (08/11/21) as suas fronteiras para os turistas vacinados, incluindo os brasileiros. Antecipamos a notícia aqui no EPM.

Mas você sabe o que é preciso para viajar para o destino a partir de agora? O governo americano anunciou novos procedimentos e regras para a entrada dos visitantes no país.

Veja regras para viajar para os EUA:

  • Será necessário apresentar certificado de vacinação e um teste de antígeno ou RT-PCR negativo para covid-19 feito, no máximo, 72 horas antes do embarque.
  • Para menores de 18 anos, não é preciso comprovar imunização. No entanto, será exigido um teste de antígeno ou RT-PCR negativo para covid-19 feito, no máximo, 72 horas antes do embarque para menores acompanhados e 24 horas antes para os não acompanhados.
  • Para as pessoas que possuem contraindicação médica para a vacinação contra a covid-19, será necessário apresentar documentos e laudos específicos para a isenção das exigências de entrada no país.
  • Nenhum turista precisará fazer quarentena.
  • A obrigatoriedade de visto para brasileiros está mantida.
  • Os requisitos são válidos tanto para a entrada de turistas por via aérea como por fronteiras terrestres.

Como comprovar a vacinação

Os turistas brasileiros precisam apresentar um comprovante com o esquema de vacinação completo antes mesmo de embarcar. Lembrando que este comprovante pode ser adquirido por meio do aplicativo ou site do Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

No certificado, devem constar:

  • Nome completo e data de nascimento
  • Centro de aplicação da vacina
  • Nome da vacina
  • Doses administradas
  • Datas de aplicação

Vale ressaltar que os Estados Unidos aceitam todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo a CoronaVac.

Além disso, será permitida a entrada de pessoas que tenham tomado as duas doses de imunizantes diferentes.

Visto americano

Como sabido, brasileiros precisam de visto para viajar para os EUA e, diante da notícia da reabertura das fronteiras, os serviços consulares para o fornecimento de vistos de turismo também foram retomados.

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos estão, gradualmente, retomando as entrevistas para obtenção de vistos. No entanto, com a notícia da reabertura das fronteiras, os brasileiros correram para tirar ou renovar seus vistos.

Isso fez que com a fila para o visto dos EUA crescesse de forma exponencial. O resultado é que o calendário de entrevistas está indisponível até dezembro de 2022.

Apesar das entrevistas estarem esgotadas até o final de 2022, fique atento à possibilidade de desistência de algumas pessoas. Assim, podem surgir datas ainda no ano que vem. Visto que ainda não há calendário aberto para marcar entrevistas para 2023.

Se antes da pandemia, a média de espera entre o agendamento e a entrevista era, em média, 15 dias, agora, este prazo pode chegar a mais de um ano de espera.

A exceção são os vistos para os estudantes e para pessoas em situações emergenciais.

Cresce busca de brasileiros para viagens aos EUA

Em entrevista para a CNN Brasil, Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), afirmou que as empresas têm se reunido com os consulados para ter um plano que diminua a retenção.

Ela acredita que os consulados vão facilitar pelo menos o processo de quem busca renovar o visto. “O interesse maior é do destino, para receber consumidores, então acreditamos que eles devem facilitar esse processo para alterar o fluxo”, disse.

O número de brasileiros interessados em viajar ao país cresceu 400%, segundo agências de viagens. “O brasileiro é um consumidor que gasta muito nos Estados Unidos. Para eles, é muito benéfico que esses vistos sejam adiantados”, acrescentou Magda.

De acordo com o relatório do Departamento Nacional de Viagens e Turismo americano, 2,1 milhões de brasileiros foram aos Estados Unidos em 2019.

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Lisia

Deixe um comentário