Entidades pedem fim das regras de viagem na América Latina

Entidades pedem fim das regras de viagem na América Latina

As restrições relacionadas a Covid-19 entre os países da América do Sul e do Caribe podem estar próximas do seu fim. Autoridades e instituições do setor aéreo fizeram uma solicitação para que as regras de viagem na América Latina – dentro e entre os territórios – sejam suspensas.

Associações e entidades relacionadas ao transporte com aeronaves fizeram um pedido esta semana para que medidas adotadas contra a disseminação do coronavírus sejam revogadas.

Com isso, estão incluídas o fim da necessidade de apresentar teste negativo de contaminação prévios ao embarque ou um certificado de vacinação com calendário, por exemplo. Também estão listados a abolição do preenchimento de formulários de saúde e a obrigatoriedade dos seguros com cobertura para Covid-19.

Ademais, outro item que as autoridades pedem para ser suspenso é o uso obrigatório de máscaras de proteção facial em voos domésticos das nações latino-americanas.

O pedido foi feito em conjunto pelo Conselho Internacional de Aeroportos na América Latina e Caribe (ACI-LAC), Associação Latino-Americana e no Caribe de Transportes Aéreos (Alta), Organização Civil de de Serviços de Navegação Aérea (Canso) e pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata).

Porém, vale ressaltar que a solicitação não obriga ou institui que os países retirem as regras de viagem na América Latina e operações nacionais. Para adotar a suspensão das restrições, cada governo precisa avaliar os riscos junto com suas autoridades de saúde e de transporte e adotar estratégias que garantam a saúde pública.

No Brasil, as últimas flexibilizações relacionadas às viagens com transportes aéreos se referem ao retorno do serviço de bordo em voos domésticos. Latam, GOL e Azul, inclusive, já anunciaram que vão retomar as cortesias em suas operações nacionais. Leia mais!

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou no mesmo comunicado a importância de que as máscaras sejam mantidas como obrigatórias nos voos, exceto nos momentos de alimentação e ingestão de bebidas.

Iata faz mesmo pedido para países da Ásia e Pacífico

Também esta semana, a Iata fez um pedido público através de seu diretor-geral para que os países que integram o continente asiático ou sejam totalmente banhados pelo Oceano Pacífico flexibilizem suas restrições.

Mas, diferentemente da formalização para as nações da América Latina, a entidade apenas indicou que os territórios reavaliem suas regras.

Dentre as sugestões, a Iata pede que os países considerem a possibilidade de remover as restrições para turistas vacinados, testes e isolamentos para não vacinados que venham de países com altos índices de imunização e a não obrigatoriedade de máscaras – caso seja seguro para os passageiros.

“Há demanda de pessoas para viajar é clara. Assim que as medidas são relaxadas, há uma reação positiva imediata dos viajantes. Portanto, é fundamental que todas as partes interessadas, incluindo os governos, estejam bem preparadas para o reinício”, declarou Willie Walsh, diretor-geral da Iata.

Com informações divulgadas pelo Mercado & Eventos.

Considerações

Acha que em breve estaremos com liberdade de voltar a viajar para os países próximos de nós sem as restrições? Está empolgado com a ideia?

Contanto que tudo seja feito de forma segura para todos, não vemos a hora de voltar a explorar destinos com maior praticidade.

Se quiser conferir mais novidades sobre regras de viagem que estão sendo flexibilizadas pelos países, confira as notícias que publicamos aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário