Dicas para viagens longas: como otimizar o tempo da melhor forma

Dicas para viagens longas: como otimizar o tempo da melhor forma

Vai passar muitos dias viajando ou fazer rotas com deslocamentos muito extensos? Possivelmente será o tipo de experiência que pode ser bem cansativa se você não souber usar o tempo da melhor maneiraPor isso, vou te contar algumas dicas para que você otimize viagens longas, equilibrando seu bem-estar e as diversas possibilidades de aproveitar os destinos.

Se você é o tipo de viajante que vai se aventurar durante semanas ou está indo para muito longe de casa, confira essas soluções que podem te ajudar a aproveitar mais a experiência sem fazer com que as viagens longas sejam cansativas. 

Viagens longas pela quantidade de dias

Se sua viagem vai durar muitos dias, a melhor forma de otimizá-la é fazendo um planejamento em que você não precise correr e se ocupar todos os dias. Com o passar do tempo, você pode ficar cansado de tantas atividades e talvez nem aproveite a viagem como deveria nos dias finais. Por isso, aqui vão algumas alternativas para aproveitar as viagens longas de acordo com a quantidade de dias de forma mais confortável e menos desgastante.

Múltiplas hospedagens

Uma hospedagem pode ser boa, mas e se tiver a opção de outra melhor? Essa é a primeira dica para quem vai fazer viagens longas e passar muitos dias em um mesmo local ou região. Não se limite a uma única hospedagem.

Várias delas podem ter vantagens e desvantagens e te oferecer mais conforto, custo-benefício e facilidades. Mas você só saberá se experimentá-las. Além de renovar os ares de onde vai dormir e descansar, você pode optar por um lugar mais tranquilo e que oferece mais benefícios para quando você já estiver na reta final da viagem e já estiver mais cansado.

Roteiro inteligente

Dando sequência a possibilidade de múltiplas hospedagens, a dica anterior se encaixa perfeitamente com a montagem de um roteiro inteligente para viagens longas. Sabendo organizar seus destinos, passeios, atividades e lugares que quer conhecer e visitar, você pode planejar onde ficar hospedado de forma a otimizar seus deslocamentos no destino.

Por exemplo: Você pode ter vários interesses em visitar duas regiões da cidade que são muito longes uma da outra.

Nesse caso, monte um roteiro em que, numa determinada quantidade de dias, você ficará hospedado em um lugar. Mas, em outra quantidade de dias, escolha ficar em outra acomodação e tenha um roteiro que esteja mais próximo das atrações desta segunda região da cidade.

Com um roteiro inteligente, você não se cansará com grandes deslocamentos dentro do destino e pode otimizar as experiências que forem de seu interesse. Em longas viagens, isso pode ajudar bastante para que, no fim, ela seja menos cansativa. 

VEJA AQUI COMO MONTAR O SEU ROTEIRO IDEAL

Dias de descanso 

Se você tem muitos dias em um mesmo lugar, possivelmente você não vai precisar sair todos os dias para conseguir ver tudo o que tem interesse no destino. Por isso, reserve também no seu roteiro os dias de descanso.

A cada determinada quantidade de dias saindo para visitar o lugar e fazer passeios, escolha pelo menos um dia no meio da viagem para desacelerar o ritmo.

Inclusive, o ideal é você escolher uma hospedagem que te ofereça a infraestrutura e os benefícios para tirar um dia de folga durante a viagem. Você pode saber mais sobre os melhores tipos de acomodações para cada viagem neste post!

Assim, você terá uma pausa para recarregar as energias durante a própria viagem e, no fim, você não estará tão cansado! 

Viagens longas pela distância até o destino

Se o seu caso de viagens longas são devido a distância do seu destino, outras alternativas também podem te ajudar a otimizar seu tempo e fazer a viagem menos cansativa. Assim, aqui vão as sugestões para viagens que você precisará de paciente para chegar ao local!

Deslocamentos a noite

Se você é o tipo de viajante que dorme durante o trajeto, viajar a noite é o ideal e deve ser uma prioridade nos grandes deslocamentos. Além de economizar o dia – que você pode usar para já começar seu roteiro conhecendo o destino – vai facilitar para que você durma no trajeto e, talvez, chegue menos cansado.

Em viagens que você fará longas conexões em aeroportos, sempre usufrua dos benefícios dos lounges ou salas VIP. Use-os para fazer com que as trocas de voos sejam menos cansativas.

Ademais, para conferir os reviews da equipe EPM de diversos lounges ao redor do mundo, acesse aqui!

Divida o trajeto

Se dentro da sua viagem para muito longe estiver dentro das possibilidades uma quebra de roteiro até o destino final, essa é uma opção para aproveitar o tempo e fazer o deslocamento ser menos cansativo

Dividindo o trajeto de ida, de volta ou os dois, você ainda pode acrescentar uma cidade no meio do caminho e acabar conhecendo um lugar novo.

Uma forma prática e barata de fazer isso, por exemplo, é com o stopover! Basta que na hora de você comprar sua passagem, optar por uma companhia aérea que permita você ficar alguns dias na cidade sede da empresa e, depois, seguir para o destino final. Saiba mais sobre essa estratégia aqui!  

Custo-benefício dos transportes

Se a distância  vai fazer a viagem ser longa, nem sempre optar pelos valores mais baixos para chegar no destino pode ser mais vantajoso. Fazer muitas escalas e conexões de avião ou utilizar transportes que levam mais tempo para completar o deslocamento pode fazer a viagem ser muito cansativa. Dessa forma, pode ser que você já chegue ao destino cansado e sem ânimo para já começar a conhecer o lugar.

Por isso, avalie com cuidado o custo-benefício dos transportes e, se possível, escolha aquele que de dará melhor comodidade e conforto no longo deslocamento. Às vezes, pagar um pouquinho a mais é um investimento e compensa com o nosso nosso bem-estar para aproveitar a viagem. 

Considerações 

Eu, particularmente, gosto bastante de passar muitos dias viajando e, mesmo em deslocamentos longos, tento aproveitar ao máximo o tempo de trajeto até o destino. No entanto, descobri – tendo como exemplo muitos perrengues – que se não soubermos otimizar nosso tempo, as longas viagens acabam sendo cansativas demais. Isso pode prejudicar nossa disposição e não conseguimos aproveitar como gostaríamos.

E você, tem mais dicas de como otimizar viagens longas e fazer com que elas fiquem menos cansativas? Conta para a gente! Afinal, quanto mais dicas para viajarmos mais, melhor!

Enfim, não deixe deixe de acompanhar o site do Estevam Pelo Mundo para continuar recebendo notícias e dicas para suas viagens!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário