Dicas para quem vai fazer um mochilão pela primeira vez

Dicas para quem vai fazer um mochilão pela primeira vez

Se aventurar em uma sequências de destinos e viver experiências fantásticas pagando pouco exige preparação e organização. Se você nunca viveu esta experiência, os cuidados precisam ser redobrados para evitar perrengues. Por isso, trouxemos dicas para quem vai fazer um mochilão pela primeira vez.

Cada tipo de viagem faz com que a gente viva momentos únicos de formas diferentes, mas viajar com apenas uma mochila, conhecendo realidades distintas numa longa sequência de dias, é ainda mais especial.

E, para que você possa se preparar e evitar imprevistos, siga estas indicações e garanta o melhor mochilão possível!

Sugestões para organizar o mochilão pela primeira vez

Combine horários das hospedagens com os transportes

Hospedagem estratégica para quem vai fazer mochilão pela primeira vez

Uma boa forma de otimizar seu tempo e evitar desgaste é combinando horários. Carregar uma grande mochila em uma sequência de dias é bem cansativo, principalmente se você tiver que levá-la enquanto conhece os pontos turísticos e realiza passeios.

Para evitar isso ao máximo, sempre tente combinar os horários de check-in e check-out nas hospedagens com os horários de chegada e partida em cada cidade.

Por exemplo: opte por viajar no turno da manhã (se o deslocamento for de algumas horas). Assim, você consegue tomar café, fazer seu check-out, se deslocar para pegar o voo, ônibus ou transporte que for utilizar, viajar e chegar no próximo destino com os horários já disponíveis para o novo check-in.

Seguindo essa ordem, você vai evitar ficar rodando com a mochila, consegue otimizar seu tempo e organizar seus roteiros para já aproveitar o restante do dia no novo destino.

Não abra mão do seu conforto

Em mochilões, você já deve imaginar que vai andar muito, usar muitos transportes públicos e fazer longos deslocamentos. Então, uma coisa que você não pode abrir mão é do seu conforto e bem-estar.

Investir em bons calçados, uma mochila reforçada, roupas confortáveis e uma garrafa de água sempre com você são imprescindíveis.

Depois de alguns dias de viagem, é certo que o cansaço começa a bater. Longas experiências com atividades todos os dias, por mais empolgantes que sejam, vão exigindo que a gente reponha nossas energias.

Então, o melhor, é não desperdiçá-la. Invista antecipadamente em bons equipamentos e vestuário que vão te deixar seguro e confortável.

Evite roteiros com tempo apertado

Dicas para mochilão pela primeira vez

Seguindo o conselho anterior, uma outra forma de evitar a exaustão e perrengues na viagem é montando roteiros com folga.

Economizar é bom, mas priorizar pagar menos e deixar os roteiros com muitas atividades em poucos dias não valerá a pena.

Primeiramente, o mais importante em roteiros com tempo apertado é evitar o desgaste. Mas, além disso, se a programação estiver muito lotada, qualquer imprevisto pode atrapalhar a sequência da viagem.

Se um passeio atrasa ou um trajeto demora mais do que o imagina, por exemplo, pode interferir os demais planos e atrapalhar os horários que você não pode controlar, como de hospedagens e transportes.

Ademais, você ainda corre o risco de criar a expectativa de conhecer muitas coisas e, no fim, não conseguir aproveitar tudo que deseja.

Para evitar todos esses possíveis perrengues, é sempre bom montar roteiros com folga, não colocar muitas atividades em um único dia e ter uma estadia suficiente para fazer tudo que deseja.

Estude cada destino com antecedência

Em qualquer viagem, estudar o destino com antecedência é fundamental. Mas, para quem vai fazer um mochilão pela primeira vez, é ainda mais importante. Normalmente, esta etapa dá um pouco de trabalho, mas quanto mais informações você já tiver sobre o destino antes de chegar nele, melhor.

Dentre os aspectos mais importantes de serem estudados, estão: o clima, as formas de se locomover, noção de distâncias para lugares importantes e melhores formas de levar dinheiro.

Arrumar a mochila, por exemplo, depende que você saiba como estarão as temperaturas na estação que você irá viajar; as variações térmicas entre a manhã e à noite e as peças que vão conseguir combinar com tudo.

Também é importante, para otimizar suas experiências, que você já conheça o transporte público local, possibilidades de passeios e defina um roteiro do que é imprescindível de conhecer. Assim, você já chega ao local com seus objetivos e direcionamentos.

Conhecer o mapa local também é fundamental para que a escolha de hospedagens bem localizadas, com transportes próximos e perto de alguns dos locais que você tem interesse. Então, tire um tempinho para das uma olhada nos bairros, distâncias e acessibilidade.

Os hábitos do destino também são importantes de serem pesquisados, principalmente relacionados a utilização da moeda. Existem países em que o uso do dinheiro em espécie é mais comum, em outros o cartão é mais popular e alguns já estão habituados a pagamentos digitais. Por isso, consulte qual a melhor forma de levar suas economias pensando em cada lugar que deseja conhecer.

Confira aqui algumas alternativas de levar dinheiro para viagens internacionais!

Considerações

Para o planejamento do mochilão fique completo, você também precisa pensar em orçamento, roteiros e outros aspectos. E, combinando com as dicas que trouxemos, você conseguirá evitar problemas na viagem e estará preparado para experiência.

Se quiser mais dicas para organizar seu primeiro mochilão, confira este post!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário