Destinos no Maranhão pouco conhecidos para viajar e relaxar

Destinos no Maranhão pouco conhecidos para viajar e relaxar

É inegável que São Luís e os Lençóis Maranhenses são os principais atrativos de quem viaja para o Maranhão. Mas que tal explorar outras belezas naturais deste estado e curtir destinos tranquilos e pouco explorados pelos turistas? O extenso litoral recortado e rico em encontros de rios com o mar fazem com que este pedaço do Nordeste tenha uma infinidade de lugares quase desconhecidos.

Por isso, selecionamos alguns desses locais menos famosos e igualmente bonitos para você visitar durante uma viagem ao Maranhão. Alguns deles, inclusive, podem ser acessados no mesmo roteiro para lugares turísticos devido à proximidade. 

Confira abaixo dicas de destinos pouco conhecidos, como chegar até eles e quais os principais atrativos de cada um.

Lagoa do Cassó

Lagoa do Cassó no Maranhão
Foto: Assembleia Legislativa do Maranhão

A Lagoa do Cassó está ganhando destaque aos poucos no Maranhão. No entanto, o lugar ainda não é famoso ao ponto de lotar de turistas. Por isso, ele é a nossa primeira indicação para quem quer relaxar nos paraísos escondidos deste estado. 

A pequena lagoa possui barracas e redes na beira da água e um pôr do sol com vista para a paisagem natural que impressiona seus visitantes. Então, já recomendamos que a Lagoa do Cassó seja um passeio para todo o dia, assim você aproveita o sol, descansa e desfruta a vista do fim de tarde. 

E sim, é possível passar o dia no local pois existem estruturas de barracas e pousadas nas imediações que facilitam a vida do turista. 

Onde fica e como chegar

A Lagoa do Cassó é um povoado localizado no município de Primeira Cruz, na direção sudeste. No entanto, ela fica tão distante da cidade sede que a forma mais fácil de acessar é pela MA-225 direção sul a partir de Barreirinhas. 

Por ser um destino pouco explorado e que não fica no litoral, a melhor forma de chegar é usando carro particular. 

Se for viajar para o Maranhão e precisar alugar um carro, clique aqui!  

Em qual roteiro pelo Maranhão posso encaixar

Se você já pesquisou ou já conferiu nosso roteiro pelos Lençóis Maranhenses, reconheça que Barreirinhas é a principal cidade para quem quer se acomodar próximo das dunas mais famosas do estado. Por isso, uma viagem para este famoso destino pode ser facilmente integrada com um bate e volta. 

São aproximadamente 65km de Barreirinhas até a Lagoa do Cassó. O trajeto leva cerca de 1h30.   

Confira aqui um roteiro para Barreirinhas e Lençóis Maranhenses! 

Praia do Feijão Bravo

Delta do Parnaíba no Maranhão
Foto: gov.br

Dunas, lagoas e praias praticamente desertas para aproveitar a paisagem, tranquilidade e belezas típicas do litoral maranhense. A Praia do Feijão Bravo é a nossa sugestão para encontrar tudo isso. 

Já próximo da divisa com o Piauí e afastada dos famosos destinos, este trecho quase inexplorado do Maranhão faz com que o destino seja paradisíaco. Vizinha a Ilha dos Poldros, que reserva as mesmas atrações naturais, a Praia do Feijão Bravo é uma opção para quem quer se desconectar. 

No entanto, o lugar é tão pouco movimentado, que dificilmente você encontra muitas opções de estruturas para se hospedar e comer nas proximidades. Mas não se preocupe que vamos te indicar abaixo como acessar e quais os locais próximos que podem entrar no seu roteiro. 

Onde fica e como chegar

A Praia do Feijão Bravo e a Ilha dos Poldros pertencem à cidade de Araioses, extremo leste do Maranhão.

Por ser um lugar restrito e distante do centro da cidade, a melhor forma de chegar até ele é com passeios de barco e quadriculo que saem de Araioses e Parnaíba (cidade no Piauí na divisa com o Maranhão). 

Em qual roteiro pelo Maranhão posso encaixar

Um passeio pelos Pequenos Lençóis Maranhenses pode ser esticado até Araioses e suas belezas naturais. 

São 74km a partir de Tutóia, outro destino turístico para aproveitar as praias maranhenses, que ficam perto do segundo parque de dunas mais visitado do estado. 

Confira aqui atrações para visitar em uma viagem para Tutóia! 

Praia do Outeiro

Cedral no Maranhão
Foto: Prefeitura de Cedral

Águas tranquilas, grandes extensões de areia e muita tranquilidade são os principais atrativos da Praia de Outeiro. Este destino a noroeste de São Luís é ideal para quem busca um trecho paradisíaco do litoral maranhense sem precisar se isolar muito. 

Assim como a Praia do Feijão Bravo, a Praia do Outeiro não possui estruturas para que você passe o dia com comodidade, no entanto é um lugar estratégico para você conhecer outros belos destinos na região, como a Praia do Barreirão, em um povoado vizinho. 

Onde ficar e como chegar

Outeiro é um vilarejo na parte litorânea da cidade de Cedral, próximo da Baía de Cumã, litoral oeste a partir de São Luís.

Por ser um destino em uma cidade pequena e pouco explorada para o turismo, a melhor forma de acessar Outeiro é usando carro particular, atravessando de balsa a partir da capital do estado e seguindo através das estradas municipais. São 230km a partir de São Luís.

Em qual roteiro pelo Maranhão posso encaixar

Se você já vai fazer a travessia de balsa para o lado noroeste de São Luís, aproveite um passeio por Alcântara e sua rica história para depois seguir viagem para Cedral e suas praias reservadas. São 220km a partir da cidade histórica.

Você pode conferir dicas do que visitar em Alcântara aqui! 

Ilha dos Lençóis

Ilha dos Lençóis no Maranhão
Foto: Flickr

Nossa última indicação é o destino mais distante, mas um dos mais bonitos também. A Ilha dos Lençóis, a oeste do litoral maranhense, reproduz as dunas, lagoas e praias que são cartões postais do estado, mas em uma proporção menor e mais reservada. Por isso, o lugar pouco explorado é perfeito para quem quer aproveitar as belezas típicas da região com maior tranquilidade.  

A hospitalidade feita pelos nativos em pousadas e estabelecimentos de comida local e caseira são outro diferencial do destino que encanta quem visita.  

Onde fica e como chegar

Apesar de pertencer a cidade de Cururupu, a Ilha dos Lençóis está mais próxima do continente pelo município de Apicum-Açu. 

A partir deste último local, uma travessia de barco entre 3h30 e 4 horas é feita para chegar até a Ilha dos Lençóis

Em qual roteiro pelo Maranhão posso encaixar

Por ser um destino longe dos principais e mais famosos pontos turísticos do Maranhão, uma viagem para conhecer a Ilha dos Lençóis deve ser acrescentada como uma viagem exclusiva para esta região. 

A depender de quantos dias de viagem você tenha, a Praia de Outeiro, sugerida anteriormente, pode ser uma parada no caminho, já que está localizada na mesma direção do litoral. De São Luís a Apicum-Açu são 305km. 

Considerações

E então, já sabe qual destino paradisíaco e reservado você vai encaixar no seu roteiro pelo Maranhão? Para cada região que você decidir ir, garantimos que opções de lugares fantásticos para você curtir as belezas deste estado com tranquilidade vão existir, basta se aventurar para buscá-los e acessá-los! 

E se antes de ir a um desses destinos você também pretende fazer uma visita a São Luís, não deixe de conferir o roteiro do Estevam pela capital do Maranhão e pegar todas as dicas da cidade! Leia mais aqui ou assista ao vídeo no YouTube do canal!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no  canal do Youtube e no Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Escrito por Milena Lopes

Deixe um comentário